terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Charles Henri Jornal Agora [24.01.2009]

Bodas de Janeiro Silvana e Tarcísio
Uma bela noiva, elegante, charmosa, desfilou nas varandas sofisticadas de uma das casas mais tradicionais de Itabuna, antiga morada dos Falcão, numa decoração ambiental de Maria Célia Midlej e o toque sempre artístico de Maria da Paz Cezimbra Alves, e, claro, o maitrê Anfrísio e sua categoria, deram alma e sofisticação à bela tarde-noite de sábado, 17

O engenheiro químico Tarcísio Nunes Cardoso, apresentado pela família, os pais Sandra Luis Tarcísio Cardoso.
A arquiteta Silvana Almeida Cerqueira, apresentada pelos seus pais Ramirez Almeida de Jesus, Milton Silva Cerqueira.
Música da câmara deu emoção ao cerimonial de núpcias. Padrinhos, muita gente elegante em um tema que é sempre clássico, o casamento. Naquela casa bonita no alto do Góes Calmon, tudo ficou mais distinto. Três buffets e equipes de profissionais deram assistência aos convidados daqui e da capital.
O charme do vestido da noiva tinha a assinatura do estilista espanhol Manoel Motta.
Destaque para os Padrinhos Aliucha Cambuci Marcos Barbosa, Ana Paula Latrilha, Júlio César Lima, Efandil Cerqueira e Eduardo Costa, Said Ale e Juliana Neris, Larissa Freitas e João Melo.


O clássico bolo ornamentado, a pedido da noiva, com
personagens representativas. Tarcísio e Silvana, um casal feliz


Taças de prata onde os noivos brindam com champagnhe, já casados


A emoção do empresário e vereador Milton Silva Cerqueira abraçado pelo casal


Bela e encantadora, uma das noivas que abre a temporada de
casamentos no Sul da Bahia: Silvana Almeida Cerqueira em um flash especial


Personalidades marcaram presenças, como o Juiz
Marcos Bandeira e Rosana Bandeira


Vice-prefeito Vieira e Senhora Maria


O Lordão é sempre um presente de casamento


A felicidade dos pais da noiva: Milton Cerqueira, a filha
Silvana e a mama Ramirez Almeida


Quanta saudade, Radija Máximo Jesuíno
Uma das grandes damas de Itabuna, belíssima, de um passado da maior glória social dessa cidade que já foi um expoente de muitas tradições. Radija Máximo Jesuíno era uma estilista por excelência. Administrava com os seus pais no inesquecível comercio da J. J. Seabra e depois Cinqüentenário, e provavelmente agora Centenário, o Lojão de fazendas importadas das Arábias, principalmente, o saudoso casal D. Anita e seu Máximo, pais de um dos grandes médicos nossos, Dr. Oscar Jesuíno. É um pouco da história dessa cidade que vai fazer 100 anos. Radija foi esposa de um dos homens de destaque da época, Panfro Freire, nomes de tradições, filho de um dos prefeitos antigos, Armando Augusto da Silva Freire.
Sempre bela e elegante, teve uma participação ativa nos grandes desfiles de gala do Grapiúna Tênis Clube. Trabalhando em cima dessa fase, e foi minha primeira mestra de fantasias e desfiles, concorrendo na juventude com o saudoso Ildo Barbosa e esse escriba, que hoje faz parte da Beija-Flor de Nilópolis.
A bela Radija teve grandes momentos de glória, de encantamento, principalmente com a sua fantasia da Bela Otero, entre outros personagens internacionais, para o brilho dessa sociedade. Estava reclusa, afastada de tudo, na sua dor, com saudade de seus sonhos. Lembro-me dela com carinho imorredouro. Não tenho mais contato com os seus filhos, que eram meus amigos de infância dos tempos da quadra de tênis da propriedade de minha família, no bairro da Conceição, quando tudo era finitamente clássico, emocional. Um tempo que já se foi. Perdemos Radija, sofremos muito semana passada, e eu nem pude me despedir. Aqui fica um registro de uma época que Itabuna não pode esquecer. Em uma das festas grandiosas, um Bal Masque da Casa de Espetáculos do Lord Hotel de Itabuna. Radija cumprimentada com sua máscara premiada, pela apresentadora e colunista social da época, a escritora Helena Mendes. Ao fundo, Mimide, o mestre da nossa música, quando iniciou o Lordão.
Colhemos informações com seu último marido que a acompanhou por 20 anos, o empresário gaúcho Osvaldo Ramiro Engelke.
Amiga, fica o adeus, a saudade e lembranças que não se pode esquecer.


Baile de Gala de Fantasia em 1967 no Grapiúna
Tênis Clube, Radija com sua luxuosíssima Bela Otero



Ricardo só fala em Felipe
A família dos Rosa é uma tradição da medicina regional, o patriarca Wilson Rosas, radiologista. O neto Felipe Matheus e o filho, Ricardo Rosas, o paizão que espera o primogênito para a atualidade desse empreendimento médico de destaque na região. Clínica CAMI, Clínica de Assistência Médica em Imagem (Rua Adolfo Maron, 21, Edf. Tarik, 2º andar, sala 201, telefone: 73.3613.8156 / email: clinicargr@bol.com.br), um dos mais completos módulos de saúde do interior da Bahia.



Henrique Braitt neste início de ano
O professor Dr. Antônio Henrique Braitt foi convidado a ministrar a Aula Inaugural do Curso de Especialização do CBEO - Centro Baiano de Estudos Odontológicos, cujo Coordenador é o Professor Alexandre Vilela. Na foto, Professor Braitt, Professor Vilela e os alunos Cirurgiões Dentista.
Nessa temporada, Gladyvan Braitt, advogada e também Odonto, inaugura seu consultório ao ladinho do marido. Um casal dinâmico que tem tempo para fazer social. Neste final de semana estará recebendo como hóspede o casal Comandante tenente-coronel Aristóteles Leal Borges, que foi daqui de Ilhéus e está em São Paulo. Neste flagrante, Gladyvan e Mônica Borges.


Em Tempo

Nutriz agora é Clínica Metabólica
Um dos destaques na especialidade, Dr. Carlos Fernando da Costa Mattedi e Dr. Luiz Jesuino Oliveira Andrade, e também as nutricionistas Arabella Varjão, Jamile Pereira, Maria Olímpia Moraes, e a enfermeira Maria Del Rosário. Todos de bagagem essa semana rumo às Nações Unidas, 511, Centro, em frente ao IPEPI.
As mudanças visam uma dinâmica da medicina moderna avançada de melhor atendimento à grande clientela e à organização da Clínica que mudou de nome.
Dia 1º, segunda, um café amigo estará recebendo amigos, clientes e imprensa.

Charles Henri Foco Regional [15.01.2009]

Ilhéus vive um Verão esplendoroso
Viu a velha nova ponte, trabalhada, bonita, com um tapete em cima dela? Acabou-se o drama. Bom, tudo bem. Mas a luta para uma nova ponte deve continuar.
O Verão na cidade limpa, trabalhada, com atenção renovada para os turistas mostra que Ilhéus enfrentará um futuro brilhante, investindo no turismo, sem medo de outras fontes da região, dessa Bahia do sul, que saiu na frente e está bombando. Ilhéus prova que não ficará de fora.

Os navios Transatlânticos cumprem a sua missão. Enchem Ilhéus de visitantes apaixonados por esse Brasil daqui tão pouco trabalhado e divulgado ainda. Mas tem muita gente do Brasil e do mundo todo levando um pedacinho de amor e carinho por essa.

As praias da Costa do Cacau tem recebido um tratamento especial com as máquinas nas praias tirando o que os rios da região despejam no oceano. Ninguém é culpado. Faz parte da Natureza. Limpar é preciso.



A Catedral
Esse postal verdadeiro foi brinde de muitos cartões durante as festas natalinas. Foi escolhido pelo jornalista Valério de Magalhães. É lindo. Ao lado do Vesúvio, é o point de todos os visitantes.


O texto abaixo chamou muito atenção, e recebemos aplausos de nossa coluna no Jornal Agora, e que emprestamos ao nosso espaço na Coluna Foco Regional:



Mais uma vez a França
se rende à região

A Maria Antonieta do século XXI não veio da Casa Real da Áustria como arquiduquesa, e nem o Zarcosi é o rei da França. Os tempos mudaram. A nova Maria Antonieta, a rainha francesa, tem um super currículo moderno. Foi cantora, modelo, e atualmente, como primeira-dama, traz a simpatia e faz a Europa reviver os tempos de Lady Di, e na America, Jaqueline Onassis. Tem simpatia sofisticação. O mundo está deslumbrado. E o Brasil não ficou de fora.
O presidente, que não tem nada de rei e de Degole, o grande estadista que ficou na história por dizer que “o Brasil não é um país sério”, é um jovem talentoso, e aqui no país abriu os braços da França para o Brasil. Mas cuidado com as Copas, porque nas últimas, um certo Zidane estava lá. O casal, depois da oficialidade no Rio e em São Paulo, esnobou a corte brasileira e se hospedou aqui na terras do Cacau, pertinho da gente, e eu creio que muitos não se deram conta da importância que falta à mídia dizer que essas terras são dadivosas. Uma pena. Durante a permanência do casal vip internacional de um dos maiores países em liderança, se ameaçou uma visita do casal aos monumentos históricos de Ilhéus. Lá ficou as autoridades “Esperando Godot”. Tinha até quibes em bandejas no Bar Vesúvio, mas eles não vieram. Preferiram as águas azuis de Itacaré. Aliás, a primeira-dama da França é herdeira de uma das maiores propriedades dali.
Não é a primeira vez que grandes personalidades francesas visitam a região. Em passado não tão remoto, no Restaurante do saudoso Lord Hotel, a convite de Jorge Amado e Zélia Gatai, o grande filósofo Jean Paul Sartre e sua mulher, a escritora Simone de Bovoir, lá pernoitaram, atravessaram a Quintino de Bocaiúva e vieram para o lado de cá, passando no corredor da celebridades. O restaurante ficava na antiga Casa de espetáculos do Lord Hotel, do inesaquecivel e maior hoteleiro desse interior da Bahia, Nelson Muniz de Barreto. Justino, o maitre da época, os serviu sem saber que representação internacional tinha aqueles nomes. É isso aí. A magia dessa região fascinante faz de épocas em épocas, emoções que a gente nem sabe o que o mundo poderia conhecer das terras onde o cacau plantado já foi o melhor do mundo e eles quase deixaram acabar.
O turismo está aqui, depende de nós, das nossas criatividades. Afinal, não é todo dia que o presidente da França e sua primeira-dama, um dos destaques da economia mundial, andam de pés descalços nas areias desse pedaço de Brasil esquecido e deslumbrante.


O Réveillon bonito do
Jardim Atlântico

Mantendo a tradição, Nea e Junior Machado premiaram a sociedade de Itabuna, turistas e alguns amigos de Ilhéus. A noite foi de brilho, emoção no ano que despontou dourado como o Sol. Valeu.


A bela Betânia, colunista de Itabuna, é um encanto
de presença nos acontecimentos sociais.


Os anfitriões elegantes e muito animados, Nea e Junior Machado


Este escriba, o apaixonado por Ilhéus, Edmundo Lemos, presidente da
ABRAJET, e o jornalista Roberto Santana, provando que a paz é atingível.


O que acontece nas
noites glamourosas


Claudia Dórea Espírito Santo, diretora do Ballet Tchu&Cia, e Rosana Bandeira, um destaque no trabalho de jovens carentes.


Glamour das senhoras da sociedade quatrocentona, dami Vera Lucia Maron Dórea Gomes da Costa e Silvinha Maciel Amorim


A juventude brilha no Verão Dourado da Costa do Cacau. A itabunense Manuela Netto, candidatissima ao certame jovem a ainda sem nome.


No Morro dos Navegantes, o estudante de Odonto, Frederico Funke de Araujo; Daniel, o diretor presidente de um dos grandes hotéis do bloco de Itacaré, Villas de São José, que tem uma parceria com os proprietários do Morro; o flagrante completa com o medico que contou maravilhas do réveillon, Theovaldo Araujo.



Théo festejando niver
Um dos jovens futuro do jornalismo regional, tem sido um baluarte dinâmico em sua atuação no nosso Foco Regional. Marcelo Araujo tem recebido os cumprimentos do mundo atuante da região, afinal, ele merece.

Em Alta
Um dos trabalhos mais bonitos na Costa do Cacau é realizado na Pousada Morro dos Navegantes, onde se come o melhor da região.

Em Baixa
Necessário se faz a exigência dos bafômetros que no sul do país tem diminuído os excessos. Nós precisamos deles aqui.

Charles Henri Jornal Agora [17.01.2009]

Santa Casa mobiliza Itabuna
O governador aqui

Dr. Renan Moreira é uma referencia na advocacia regional. Uma unanimidade o conduziu à Provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, a escolha absolutamente completa. Renan reestruturou o comportamento de uma das mais importantes provedorias do país, e vem atualizando com um trabalho que destaca a comunidade. O povo ganha e a Medicina aplaude.
A aquisição do antigo Hospital São Lucas, amplia os serviços para a medicina e saúde de uma das maiores provedorias, e novidades ainda irão chegar. Renan tem um trabalho proposto e conquistado com maestria.


Na primeira quinzena de fevereiro, o governador Jacques Wagner estará em Itabuna para a inauguração do novo grande anexo da Santa Casa, o histórico São Lucas, de muitas realizações. Renan, com sua perspicácia, seu cuidado social, cultural, pretende, junto à sua diretoria, resgatar um fato que passou praticamente sem registro. No São Lucas não tem nenhuma referencia ao idealizador e grande construtor, Professor Dr. José Marinho Falcão, um dos nossos orgulhos de Medicina baiana. É possível que um busto, uma marca nos torne, pelo menos, mais gratos.



A educação que acena
Itabuna para o futuro

O Colégio Sistema é, hoje, o maior destaque de Itabuna, e provavelmente do sul da Bahia. Uma grade de trabalhos de uma equipe dedicada e moderna trazendo para a juventude o interesse, a conquista por novos caminhos. Conversando com o mestre Edmundo Dourado e seu filho, Beto Dourado, temos muita coisa que, durante o ano, vai dizer a Itabuna, que se prepara para o centenário, tudo aquilo que o Sistema produz, realiza e faz.
Inclusive o Sistema é o campeão de jovens aprovados no Vestibular.


O centenário de Itabuna
já tem um estudo

A Página amarela das nossas cores, no ano que preconiza os tons dourados. O contista, escritor e jornalista Adelindo Kfoury Silveira nos deu um presente no inicio deste ano. Um esboço do plano para a festa do primeiro centenário da emancipação político-administrativa de Itabuna.
O profissional dá um show de competência, de critérios, não deixando um parágrafo sem complemento. Desde a criação de todo um leque que pontilha um tipo de evento dessa categoria. O bom seria que órgãos municipais distribuíssem nos colégios e universidades esse projeto, porque eu creio que uma boa parte de presidentes de entidades já a recebeu.
Dudu, eu sempre acreditei em seu trabalho, boto fé em você.


O Morro bombando no weekend
No verão da Orla, as noites chiques da melhor pizza da Bahia é um chamariz. Os hóspedes encantados com o paraíso de um espaço dos mais bonitos dessa Costa privilegiada.


O futuro Odonto Frederico Funke de Araujo no 4º semestre de Odontologia da UNIME com destaque, festejando com o pai, um dos cardiologistas famosos do sul da Bahia, Theovaldo Araujo. Fred já vai participar este ano do 1º Congresso de Odonto, em São Paulo. Começar cedo é preciso.


Sempre bela, Leda Cezimbra Alvez, que mora em Nova Iorque, mas não deixa de curtir as suas terras, ela que nasceu em Uruçuca e foi, nos tempos áureos, Rainha do Cacau do Brasil


Final da tarde no Morro, Daniela, Façanha e Daniel, proprietário do Villas de São José, de um dos belos hotéis panorâmicos de Itacaré, saboream um barquinho especial de madeira carregando as preciosidades da cozinha japonesa, sushi e sashimi. Claro, é bom trocar de sabor por alguns momentos.



A juventude que encanta o Verão
Daqui, eles se mandam para as praias, para a noite, afinal, estão de férias e merecem. Fotografei essa turma drinkando no espaço tradicional do Célio Sales, o famoso Parlamento. Manuela Netto, Sérgio Lima, Ricardo Cordeiro, Rodrigo Neto, Taiana Fontes, Yasmine Luna, Leo Mangabeira, Téo César e Eduardo Carvalho. Eles são uma festa e fazem uma festa.




Belas do Verão
Estamos selecionando para uma página especial a juventude bonita e dourada do Sul da Bahia. Manuela Netto é a quarta geração de uma grande família. A sua bisa foi a primeira Miss Itabuna.



No Parlamento de Célio
Ele recebe grupos tradicionais, tem uma cozinha impossível de ser copiada. Seus temperos e suas receitas são guardadas em segredo. Aqui, nesse flagrante, abraçado pela filha Cláudia, técnica em Enfermagem.


Bodas Marcelle e Emerson
No dia 30 de janeiro, as famílias Gildelina Reis Marcelo Silva Nascimento e Sindra Feitosa José Eduardo Souza Oliveira mais unidas para o enlace dos filhos, que acontecerá na Catedral São Sebastião, em Ilhéus, com recepção no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães.


Ricardo Rosas, dinâmico profissional
da medicina atualizada

No projeto da Clínica mais preparada da região, para receber um novo equipamento ultramoderno, a CAMI, Clínica Assistência Médica em Imagem, ultra-sonografia geral. Rua Adolfo Maron, 21, Edifício Tarik, 2º andar, sala 201, Itabuna. Telefone: 73.3613.8156. Ricardo Rosas mostra sua eficiência e competência. Grande amigo dos jovens médicos que ele acolhe em suas clinicas.


Meta 30 anos
Estamos produzindo uma super reportagem para festejar uma das maiores empresas de nossa atualidade, que completou 3 décadas de grandes serviços prestados a Itabuna e região.
A poderosa Sydnai Messias, diretora presidente, nos acompanhará nas entrevistas.



Profissionalismo com destaque
O Odonto Fernando Pessoa atua nas aréas de Cirurgia, Estética Dental, Clareamento a Laser, Ortodontia e Patologia Bucal. Sua clínica fica na Rua Adolfo Maron, 117, sala 101, Centro, Itabuna. Telefone: 73.3215.0090 email: facceortodontia@hotmail.com

Charles Henri Jornal Agora [10.01.2009]

O Cinco Estrelas Jardim Atlântico
no Réveillon da cor de todos os mares

Lindo, espetacular, dedicado, culto e definitivo. Uma produção de muita atenção e muito carinho aos freqüentadores habitues do Brasil e da região.
O momento de congraçamento, de alegria, de charme e de gente alegre e animada, na expectativa da entrada do novo ano. E eles reinaram numa noite plena e fantástica. Anfitriões Néa e Junior Machado. Fabinho, do site NaZoera, premiou nosso trabalho na Semana do Fotográfo.


O casal anfitrião Nea e Junior e o charme e a
simpatia do casal Graça Renan Moreira


Os Galvão felizes: Eduardo, Maria Eduarda e Nanda


A animação dos Oliveira: a promotora federal Maria Isabel,
seu maridaço Leonardo e Dr. Moacir e Edehilda Oliveira


O casal Graça Ribeiro Mandarino


A imprensa presente: este escriba, Edmundo Lemos,
presidente da ABRAJET; e o jornalista Roberto Santana


Um grupo animado com destaque para Baraiô e Diogo


O anfitrião Junior Machado e um dos destaques do ano,
o super gerente geral do Bradesco de Itabuna, Rui Néri


Entre amigos e os anfitriões, a elegância
simpática e bonita da Sra. Lia Chaves

As belas da noite

Betânia Macedo


Renuza Grecco Zanon


Nanda Galvão


Clécia Fontes Cedro e Nea Machado


Escola Carrossel
Com 30 anos de amor à cultura, arte, educação, na criação de Leila Portela, uma personalidade feminina do ano e que já começa e nem parou, porque o Carrossel é o maior centro de cultura do interior da Bahia. Site: www.escolacarrossel.com.br / email: carrossel@escolacarrossel.com.br



A expectativa comprovada:
Morro dos Navegantes bombando

Façanha e Daniela a ponto de esgotamento, pela atenção, dedicação e carinho com os hospedes que lotaram a pousada do ano, no Morro do Cururupe e que o Brasil descobriu como o Morro dos Navegantes, assegurando uma lotação que vai além de março.
Eles inauguraram uma piscina nova, iluminada, azul da cor do céu. Os jardins e a reforma nos apartamentos, tudo na maior tranqüilidade, sem falar da melhor cozinha que é bicampeã, de onde se come melhor na Costa do Cacau. O chato é a invasão de farofeiros e suas marmitinhas, que entram disfarçados para usarem a piscina. A casa colocou segurança. Os turistas e os hospedes naturais do eixo Ilhéus-Itabuna não merecem. No mais, é melhor reservar porque os domingos tem fila de carro até na rodovia.



Pronto para a batalha
A batalha de quem faz da profissão a arte de amor, energia e disposição. E isso ele tem, e na planilha de 2009 agendado, o que começa na especialidade do médico do ano, o onco-mastologista Urandi Riella.



Dinâmica profissional da
medicina atualizada

No projeto da Clínica mais preparada da região, para receber um novo equipamento ultramoderno, a CAMI, Clínica Assistência Médica em Imagem, ultra-sonografia geral. Rua Adolfo Maron, 21, Edifício Tarik, 2º andar, sala 201, Itabuna. Telefone: 73.3613.8156. Ricardo Rosas mostra sua eficiência e competência. Grande amigo dos jovens médicos que ele acolhe em suas clinicas.



O chique e novo do
escritório da Doutora

Márcia Esquivel Riella, uma das mais dinâmicas profissionais da Advocacia Trabalhista. Nem parou as férias, e já está na ativa. Ela foi um dos destaques femininos do ano.



O especialista Pedro Bezerra
Cirurgião especialista em cirurgia videolaparoscópica, cirurgia geral e proctologia. Atua na Polimed e tem especialidade na Medicina do Trabalho. Neste ano marcou ingresso nos States.



E agora a comemoração
Ele finaliza o Mestrado, tem datas especiais e promete comemorar com amigos. Eu falo de Antonio Henrique Braitt, um dos grandes profissionais da Odontologia moderna.



Minha poderosa clicou, indo para Ilhéus, um dos destaques femininos de 2008, Luciane Alves Barbosa Araujo, dinâmica administradora da Clínica Facce, e a filhota Maria Antonia. Claro, Dr. Theovaldo estava ao volante.



No Morro, o super provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Renan Moreira, curte com o neto José Renan Oliveira Moreira Neto.



O Prêmio Águia Branca, uma das ultimas homenagens na despedida do governo, o prefeito Fernando Gomes recebeu das mãos do gerente regional André Cerqueira.



Sempre bonita aos domingos no Morro, Marta Veloso e o maridaço Geraldo Correia.