quinta-feira, 28 de março de 2013

Semana Santa

Procissão do Senhor Morto
Sexta-Feira da Paixão, um tema para se pensar, pensar muito. Olhar para dentro de si, para o alto, sentir o que somos, o que fazemos, o que deixamos de fazer. Deus nos fez semelhante, vamos olhar mais para os nossos semelhantes.

Vamos meditar com essa preciosidade da Bahia, a Igreja e Convento de São Francisco. Foto de Raphael Sepúlveda.

Flashs VIP

A noite do Instituto Cabruca
Nessa semana onde ainda se falou pouco do cacau, em Ilhéus acontece o Aleluia Ilhéus Festival. Mas o Instituto Cabruca roubou a cena da programação com o seu Seminário Florestas de Chocolate. Temas atualizados, como a abertura do Professor Dr. Geraldo Castelli, da Escola Superior de Hotelaria, com sua palestra mostrando um trabalho fantástico sobre  o Monã, o Centro de Estudos Ambientais. Coisa de se mostrar, de se curtir e se irmanar. Palestra aplaudidíssima. Abertura oficial que aconteceu neste dia 27, com Jantar de Gala no recanto number one da Costa do Cacau, o Morro dos Navegantes. Durval Libânio, presidente do Instituto Cabruca, teve uma semana de bravura e determinação. Realizou o evento de destaque para a Festa do Cacau sem festa. A tônica de todos os palestrantes é que o mundo todo tem cacau, só Ilhéus e região não tem destaque com o seu produto.

Jantar de Gala no Morro dos Navegantes
Daniela se especializou nas iguarias, interpretando a cultura do cacau, fazendo um buffet delicadíssimo. A entrada, uma salada de palmito in natura com vinagrete de romã e brotos. O primeiro prato, Camarão em crosta de coco com purê de banana da terra, farofa de nibs de cacau e coulis de biribiri. O desfile continuou com o segundo prato, Peixe ao Forno ao Molho Thai, com caiviar de quiabo e creme de três tubérculos. A sobremesa, Brownie de Cacau em pedaços com Jaca flambada e sorvete com calda de chocolate 70%. A gourmet ousou e garantiu com técnica um aprimoramento que só é permitido aos grandes chefs, criar e encantar. Dirigido pelo Maitrê Tião, os vinhos eram de acordo com os pratos, todos importados. Brilhou.

Presidida pelo prefeito Jabes Ribeiro, a mesa das personalidades na abertura do Aleluia Ilhéus, com destaque para o Seminário Florestas de Chocolate.

Marcelo Ganem, o cantor da região, mostrou talento e emocionou quando interpretou sua música "Serra do Jequitibá".

Jornalistas presentes, o experiente Maurício Maron e Valério de Magalhães, o mestre de cerimônias, perfeito, e o jornalista Alex Malta.

O palestrante Dr. Geraldo Castelli, Juliana Recuero Ustra, coordenadora da Escola do Chocolate; Daniel Castelli, filho de Dr. Geraldo; e o anfitrião muito saudado, Durval Libânio.

O conjunto que abriu a noite: Marcelo Ganem, a guitarra de Carlinhos Dórea e o percussionista.

A professora, Dra. Maria Josefina Vervloet Fontes marcou presença no Seminário.

A elegância da Sra. Kio Kruschewsy.

Valério de Magalhães e a primogênita do prefeito Jabes Ribeiro, Bárbara Ribeiro.

Fui flagrado no arranjo de chocolates e mais chocolates na noite do Seminário do Instituto Cabruca.

Chegando ao jantar no Morro dos Navegantes, a Dra. Rebeka Sobral, que inaugurou em Itabuna, no mesmo dia, A Clínica Viva! Medicina e Estética.

Leia Lagari, do SEBRAE Nacional, lançando o livro "Chocolate Gourmet", e o idealizador do Seminário Florestas de Chocolate, Durval Libânio.

Valério de Magalhães e a empresária Mari Garrot.

Diretor da BAHIATURSA, Weslem Moreira, encantado com o evento, aqui ciceroneado por Marcos Lessa.

Na table principal, de Ilhéus, prefeito Jabes Ribeiro e vice-prefeito Carlos Machado, e o encanto da primeira-dama, Adriana Magalhães Ribeiro, sempre jovem e elegante, e Lola Passos.

A entrada, uma Salada de Palmito in Natura com Vinagrete de Romã e Brotos.

O primeiro prato, Camarão em Crosta de Coco com Purê de Banana da Terra, Farofa de Nibs de Cacau e Coulis de Biribiri.

o segundo prato, Peixe ao Forno ao Molho Thai, com Caviar de Quiabo e Creme de Três Tubérculos.

A sobremesa, Brownie de Cacau em Pedaços com Jaca Flambada e Sorvete com Calda de Chocolate 70%.

O maitrê Tião comandou.



Bênção dos Santos Óleos
Solene Concelebração Eucarística da Unidade do Presbítero e Bênção dos Santos Óleos, a Catedral de São José vive a emoção nesta quinta-feira, presidida pelo Bispo Dom Ceslau Stanula.



A mesa que gardou os Santos Óleos.



O lindo teto da Catedral de São José, em Itabuna.

terça-feira, 26 de março de 2013

Especial Dia do Cacau

Hoje, Dia do Cacau, nosso produto rei poderia merecer um tratamento rei, um destaque nacional. É uma cultura linda. O cacau nosso é muito maltratado. Esperamos que esse evento organizado pelo Instituto Cabruca, o Primeiro Seminário Florestas de Chocolate no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, que ocorrerá amanhã e quinta em Ilhéus, venha ser um alerta para a situação deplorável da nossa cultura cacaueira. Vamos recordar dos saudosos José Haroldo Castro Vieira, Marcelo Gedeon, Salomão Mafuz e Paulo Cardoso Pinto. Lembranças da Festa Cacau 70, criado por Marcelo Gedeon, uma marca inesquecível. Temos uma cultura extraordinária, só que nos deixamos levar pela política distorcida e pelo descrédito.

Humberto Salomão Mafuz, um dos maiores presidentes do antigo CCPC/CNPC..

Marcelo Gedeon.

José Haroldo Castro Vieira, secretário geral da Ceplac, saudoso governador desde a sua fundação, o maior de todos eles.

domingo, 24 de março de 2013

Flashs VIP

Barbosa Filho, 8 anos de TV Itabuna, dando uma de global, lançando nesta temporada a nova programação. Claro, a bela Nanda está incluída, e eu acabo finalmente retornando de minhas férias compulsórias ao mundo televisivo, agora totalmente em HD. Estamos aí. Esse trabalho de Barbosa merece todo carinho e respeito. Vai completar uma década.

Desfile de lustres de cristais na Estilo XXI, preparando uma nova fase, lançamento de cristais, peças para decoração e aquela ambientação dos móveis famosos.

Retornando com pompas e circunstâncias ao maior e mais moderno jornal do Sul da Bahia, o Jornal Foco, o nosso Saldanha, aqui no flagrante com este escriba.

As águas de março estão aí. Curti a minha descoberta que vocês gostaram muito, flores de cansanção.

No jardim, descobri entre as folhagens essas "papoulas".

Uma de minhas sobremesas prediletas, Pêras ao vinho, do Restaurante Tarik Fontes.