segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Charles Henri Jornal Agora [05.09.2009]

Especial I
Um registro em tempo útil
Prezado Charles, Voce, para mim, está sendo um verdadeiro heroi do Centenário. Como moderno e aguerrido Dom Quixote, arrojando-se contra os moinhos da lerdeza, incapacidade e criminosa desidia que estamos testemunhando até agora por parte de todos nossos conterrâneos (conterrâneos, será que ainda existem?...) Acompanho através sua coluna, os preparativos e sonhos relativos ao BAILE DE ABERTURA DO CENTENÁRIO. Pelo menos, haverá de ter alguma coisa com a qual nossos pósterão haverão de orgulhar-se. Para ser sincero, já ensarilhei as armas, porém ainda tenho alguns "surtos" de centernismo... Atrevo-me, até, sugerir que nele seja escolhida, por antecipação, a RAINHA DO 1º CENTENÁRIO, pois que servirá para divulgação e presença em eventos durante todo o ano de 2010 (se houverem...) Permito-me, também, enviar um memorial com as 100 datas mais importantes de nossa História, que organizei (nem sei bem, mesmo para quê...) Um abraço e votos que não esmoreça.

--
Adelindo Kfoury (Grapiúna itabunense, sim senhor)

Dudu, o povo tem que saber. Já estava em minha pauta um encontro com você, requisitando os seguintes textos: a verdadeira história das pontes de Itabuna, e também o caso da bandeira, você sabe, mataram a nossa bandeira, que repetirei tudinho no Shopping News do Centenário, que estamos produzindo e temos certeza que estará sendo distribuído agora na Primavera.
Esse material das 100 datas mais históricas de Itabuna vai lhe merecer duas páginas, com fotos que já colhi das mãos de Newton Ramos, e solicitei para Ulisses, que está colaborando conosco para a produção da mega revista. Nesse super jornal-revista, teremos, além das atualidades, do que acontece na Itabuna dos sonhos, uma boa parte de nosso passado.
Em nossa pauta tem essa revista, a 30ª publicação nossa, e estamos também efetivando as placas Profissional Padrão Itabuna/Bahia, a Placa do Centenário, e o réveillon, que é um pedido e exigência do nosso Adervan. A sugestão da Rainha do 1º Centenário gostaria de promovê-lo ainda este ano, se possível, com direito que tenho de ser o realizador dos maiores concursos da história de Itabuna, entre rainhas, misses e tantos e tantos e tantos. Estou lutando, amigo, para que tudo o que eu possa fazer seja realizado ainda esse ano. Nada programado para 2010. Isso não nos pertence. Assim querem.


Especial II
O mega réveillon do Centenário
Olha, gente, a cidade de Itabuna, a sua cidade, não somente minha, é bom lembrar, é de todos nós, os daqui e os que chegaram para aqui, e os que estão atuando aqui, estes até com uma bravura que empalidece os nativos.
Não se pode deixar de festejar, comemorar, sacramentar um evento que marcou época nas tradições grapiúnas.
Minha mãe me conta que os reveillons, quando não tinha clube, eram realizados ou na Maçonaria, ou no Hotel Itabuna, do saudoso Hiberto, onde hoje é o Módulo Center, ou no prédio escolar Lúcia Oliveira. Vamos pesquisar essa história. Depois criaram o Itabuna Clube, onde hoje é o Banco do Brasil. E depois veio o Grapiúna Tênis Clube, o glamour de uma época historicamente inesquecível.
Isso sem falar de reveillons históricos em residências, os de Glorinha Carlito Galvão, os de Maria Alice Lauro Astolfo Novaes de Araújo, nos anos dourados.
Produzi belos e encantadores reveillons. Vicente e sua orquestra, o saudoso Vicente era tão disputado quanto a Orquestra de Salvador, do grande maestro Lacerda que ficou na história. Também no Grapiúna tocaram orquestras de nomes nacionais, Rui Rei, Marimba Alma Latina. Se formos buscar, é tradição a não perder mais. Nós não podemos deixar de fazer o réveillon do Centenário e simplesmente rodar os sarys nas praias e nas areias.
A cidade exige a presença social da sua sociedade. São quase 300 mil habitantes, eu acredito, com personalidade própria, um império moderno vivendo o boom da construção, a magnitude da juventude nas suas faculdades. É uma cidade nova, apesar de lamentos políticos. Todavia, é mister merecer esse congraçamento. As iniciativas particulares, com inaugurações, congressos médicos, fábricas que se renovam, lojas que reabrem, enfim, essa múltipla criatividade não deixa de ser um festejo.
A AABB de Itabuna se prepara para uma noite a rigor glamourosa, com tudo o que podemos fazer, com o talento de profissionais de altíssima competência, como Bob, da Gávea, Eraldo, da Usina de Idéias, Missinho dos sons e iluminações, e até possivelmente climatização. Um décor de uma pureza e criatividade extraordinárias, buffets monumentais. Tudo o que se sabe, gosta, aprendemos e contamos com amigos. O diretor desse jornal deixou um espaço e vive conosco um tema único, produzir o réveillon histórico do centenário de Itabuna.

Flashs VIP
Rui vai, Rui vem, um vencedor

Ele hoje está na paulicéia. Vai a Curitiba e Brasília. Rui Machado, um dos vereadores de maior destaque da Câmara de Itabuna tem uma programação especial dele para sugerir e efetivar realizações que poderão ser construídas para uma Itabuna que a gente merece. Em Brasília, Rui será ciceroneado pelo amigo Itazil Benício dos Santos. Rui promete, ao regressar, uma coletiva, pois de todos os políticos, quem tem mais para contar é ele mesmo, afinal ele tem cadeira cativa na côrte.

O charme da juventude
Daniela e Caio, ele é Cabral, universitário e vive um tempo acompanhando a mama nos congressos da empresa que tanto promove Ilhéus, a Cheiro de Maria.



Homenagem à Diva
Dami Vera Lúcia Maron Dórea Gomes da Costa, aniversariando sexta-feira, dia 4, num grande encontro das senhoras do Cacau da Costa, em Ilhéus. Amiga da região, amiga de Itabuna, hostess number one. Os parabéns da nossa coluna em flagrantes de registros excepcionais.


Com o maridaço, o super empresário Ozéias Gomes da Costa. Nessa homenagem é bom relembrar que o casal reservou o camarote number one do Réveillon do Centenário de Itabuna.



No Santuário do triplex na Soares Lopes. Foto 04 Com as filhas queridas, uma elegância irretocável. Dami Sra. Vera Lúcia Maron Dórea Gomes da Costa, Luciana, Cristiane, Caroline e Grace

A Psicologia na moda
As novelas globais evidenciaram um tratamento tão histórico e tão tradicional e evidente. Em Itabuna, a psicóloga Vitória Augusta Cabral Martins é de um gabarito excepcional. Email para contatos: vitoriapsi@gmail.com



Poucas & Boas
Saúde dos pés

A Clini-Pé é a sensação do tratamento, cuidado e beleza dos pés. A podóloga Flávia de Andrade, uma carioca que veio trazer para a gente do Sul da Bahia toda uma experiência só encontrada nos tradicionais Dr. Shoes.
Em sua clínica na Avenida Duque de Caxias, 456, com fones 73.3215-5660 / 88175355 / 99464262 funciona também a Massoterapia, com opções que completam o tratamento que beneficia a saúde do corpo.



Em tempo
Érika e Lissandro

A Primavera chegou com os casamentos. No dia 12 de setembro, na Capela da Ação Fraternal de Itabuna, as famílias Magna Cristina Oliveira Franco Nilson Soares Franco Filho e Maria Aparecida de Andrade Fonseca Edvaldo Reis Fonseca. Nossa coluna parabeniza as famílias e os jovens Érika e Lissandro.

Saudades dos Anos Dourados
Estávamos devendo esse registro, uma homenagem de um dos casais de maior prestígio, tradição e relevância social. O médico José Pinto da Silva, um dos baluartes da medicina itabunense, membro da Santa Casa de Misericórdia, um nome que honrou Itabuna. Ano passado, ele se foi. Aqui, com as netas Airanzinha e Patrícia, a nora Eleonor e o filho Jairo. Ao centro desse flagrante Airan Botelho Pinto da Silva. Mês passado, na capital do estado, ela se foi. Quando se fizer um registro do histórico de Itabuna, não se pode esqauecer de sua primeira grande dama da sociedade itabunense, benemértita por Excelência, hostess, incentivadora das artes na presidência das Senhoras do Lion, vivendo o maior momento de dedicação ao leonismo interiorano. Dami Airan Pinto é uma diva da nossa história, ao lado de outras grandes damas inesquecíveis, como Amélia Amado, Otaciana Pinto, Laura Conceição, Alicinha de Abreu Barreto, hoje residindo em Ilhéus com seus familiares. Airan, professora de Artes, dirigia todos os departamentos femininos de uma Itabuna de construção social verdadeiramente plainada para o futuro. Uma saudade que a gente não pode esquecer.



Baile de Gala do Réveillon do Itabuna Clube
Uma grande noite de Gala, com o show de Lafayete, do Rio de Janeiro, a cantora de maior sucesso na época, Carlinha Mascarenhas, e o maior violinista do Brasil, Rildo Hora, atualmente como jurado do Programa Caldeirão do Huck. Essa festa eu gosto de lembrar. O clube foi todo forrado de cetim, o que está hoje em moda. E ainda tivemos a primeira bailarina do Teatro Municipal, Ruth Lima, e seu partner, Aldo Lotufo. Como não relembrar esses momento para um réveillon do centenário? Flagrante do saudoso Maxwell Foto.


Outro Baile de Gala no Grapiúna Tênis Clube, a Noite das Debutantes. Esse colunista, promoteur, sem barba na época, conduzindo a bela e esplendorosa debutante num rigor de tuli francês, saia godet, pelerini bordada e rebordada em nacarados paetês, vidrilhos franceses pela mão inesquecíveis da saudosa estilista Sônia Jesuíno. Temos história, é só revivê-la.