sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Especial Colégio Carrossel

O fenômeno Carrossel
Como ensinar, como construir uma personalidade positiva para o futuro. Um lanche em um Natal inesquecível. Natal para crianças menos assistidas no Colégio Carrossel.

Deus é presente na confraternização da esperança, da educação, do conhecimento, da vida, despertando para o futuro. Os alunos do Colégio Carrossel tem marcado no calendário de atividades dessa fantástica casa de ensino um encontro que é uma produção da diva Leila Portela e seus assessores. Há alguns anos, o Carrossel convida creches das escolas públicas para que as crianças venham ao encontro dos meninos do Carrossel. Agora já são quase 15 creches. É um dia de alegria, de felicidade que a gente gostaria que fosse sempre. Ali, as crianças do Carrossel levam presentes para que sejam distribuídos para quem não sabe o que é Natal. Essa fraternidade é um momento de muita alegria, que representa um símbolo na eficiência da educação. Afinal, crianças menos assistidas estarão presentes no colégio dos sonhos. Quando o Natal chegar, a emoção vai para o Carrossel da esperança.

Quando nasceu o Carrossel 
A recém-formada, a professora Leila Portela sonhou em criar um educandário. Tantos nomes vieram na cabeça dessa jovem professora. O Carrossel acabou sendo a preferência. Colégio fundado e inaugurado, um dever de ensinar crianças sem se preocupar com a grandiosidade de uma concorrência dos grandes colégios de Itabuna. Graças a Deus, uma porção deles.
A professora Leila dirigia como símbolo o que significa um Carrossel. Imagino que dando uma partida, o Carrossel de Leila, com tantos simbolismos, direciona uma roldana andando sempre para todos os caminhos. Essa roldana tinha que ser protegida, se tornar mais forte, segura, firme. A contigência da Educação fez com que ela criasse um trabalho mais amplo, crianças conduzidas na educação andando para o futuro, brincando de aprender a caminho do conhecimento. E a professora, direcionando a dar forças na roldana, abrindo caminhos, fortalecendo todos os revés das intempéries.
A máquina era o amor, por isso ultrapassou as barreiras do charcos da vida. O destino desse educandário, sem se preocupar com os que cresciam ou deixavam de andar.
Ela foi sempre construindo, fincando raízes, vencendo obstáculos. Alguns mudaram ou deixaram de existir. Leila cumpria a sua missão, na roldana do Carrossel, construindo o que sempre foi o dever e a vontade de Deus, na educação no conceito mais sólido e eficaz. Educar com amor, e a roldana dessa mulher merece destaque em Itabuna, na Bahia. Há quase quatro décadas, o tempo não parou, as gerações se sucedem. Como dizia um pai, “lá, eu estudei e vou levar meus filhos”. Na roldana do Carrossel, criancinhas se entrelaçam e vão seguindo no colégio modelo que tem todas as exigências no conceito de educar em nosso país. Ali foi criado e recriado as transformações que a ação pedagógica exige. Espaço trabalhado, equipe de mestres, funcionários de categoria, tecnologia a serviço da educação, Informática, preparação de técnicos. O carrossel nosso é uma roldana do futuro que vai andando sempre, levando o ensino por amor, como deve ser.

Na programação, que é o livro didático sempre cumprindo com precisão, eu destaco, além dos fatos científicos, as datas cívicas irmanadas com a educação. A Eucaristia, e finalizando as etapas, o Natal para não se esquecer.
Uma criança falou, preocupada, na última quinta-feira que antecede dezembro de tantos natais, para a Tia Leila, “Como vamos alimentar todos esses meninos? Será que vai dar?”. Imbuídos desse carinho e sentimento, presenciamos um momento mágico. A entrada desse pequeno mundo representado por essas crianças que às vezes o social esquece. Adentrando naquele espaço que, para mim, é um símbolo da Educação.
Os meninos do Carrossel adotam uma criança visitante na festa do Natal preparada por eles. No futuro, quem sabe, um encontro desses personagens da infância desse momento. Saber de um dia pela vida afora nunca se imagina. Só o encontro de um afeto que ficou marcado.
Vindo das periferias, dos bairros distantes da cidade, até da creche do lixão. Eu não sabia que o Lixão tinha creche. Elas chegam curiosas, emocionadas, aturdidas, deslumbradas. Crianças cheias de esperança ao encontro da magia do Natal. Um dia de luz, um dia feliz, um dia de alegria, um dia de confraternização, um dia Carrossel.
Viva o carinho, a emoção. Aqui, até o perdão existe, o sentimento da imagem de Papai Noel é um símbolo de fraternidade. O que fica e o que ficou, o sentimento dessas crianças é inimaginável.
Os pais, os alunos trazem nos braços a merenda da verdadeira ceia. Tudo é uma preparação meticulosa. Refrigerantes, guloseimas, e os brinquedos, essa magia dos brinquedos de Natal não faltou para essas crianças. A gente acredita que isso é Papai Noel.


Descendo dos ônibus, adentrando no Carrossel.

A recepção das meninas do Ballet do Carrossel.



Estudantes mais adiantados na coordenação.

Eu e Leila, Leila e eu.

Esperando as merendas.

Esse flagrante é especial. A criança é deficiente auditivo ao lado do seu padrinho.

O flagrante da felicidade do aluno com seu afilhado.

Pais e filhos com a satisfação dos presentes.

O anjo nas camisetas das crianças.

A integração das crianças de todas as idades.

A satisfação do dever cumprido dessa grande mulher, diretora Leila Portela.

Os gêmeos chegando para a missão dos presentes.

Perfil das bailarinas.

A alegria dessas meninas.

A aceno de que a festa iria começar.

A satisfação da chegada.

Mais presentes.

Flashs VIP

Dia D da escolha do Secretariado
No Tarik Plaza, em Itabuna, o centro da atenções, a imprensa, curiosos, todo o secretariado do novo prefeito escolhido, membros da campanha, lá numa manhã de quinta-feira que ficou marcado como o dia da esperança verde.

Um papo com um dos políticos mais cotados e de evidência consagrada, o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães.

Na multidão, um destaque para o futuro secretário titular da Agricultura, Lanns Alves de Almeida Filho e o único vereador reeleito e presidente da Câmara, Ruy Machado.

Um flagrante nos homens responsáveis pelo destino de Itabuna, Davidson Magalhães e o presidente da Associação Comercial e diretor do Hotel Tarik Plaza, Eduardo Fontes.

Tive a oportunidade de ser fotografado entre os homens do poder: o vice-prefeito e futuro secretário de Planejamento e Economia, Wenceslau Junior e o prefeito eleito e titular absoluto de todas as lideranças, Claudevane Moreira Leite.

O jovem diretor do Tarik Bussines, Tarik Vervloet Fontes.

Bonita e um destaque entre os jornalistas presentes, Camila Oliveira, da TV Santa Cruz.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Recordando tempos inesquecíveis

Natal em Bariloche, a beleza de Judith, a médica carioca, grapiúna da gema, e a mama advogada e psicóloga, Joana Angélica Félix.

Em Brasília, uma das personalidades que marcou época na economia grapiúna. Quem não se lembra do Ministro Humberto Riella, aqui com o casal Márcia Esquivel Urandi Riella.

Na residência dos Galvão, o médico Eduardo recebe Ruy Machado, o empresário Cervolo Dourado e os saudosos médicos famosos de Itabuna, Ricardo Kauark e Raimundo Freire.

Olhe quem eu encontrei também em meus arquivos a professora universitária e juíza Fernanda Botelho.

A grande dama, saudosa Vanda Queiroz e seu filho, o empresário Marco Antônio Queiroz.

Consciência Negra

Celebrando a Semana da Consciência Negra
Um símbolo para homenagearmos a Semana da Consciência Negra e três personalidades que a gente acredita que não tem pele, só coração e inteligência pura. A 1ª reitora negra do Brasil, Ivete Sacramento; o presidente do STF, maior jurista da atualidade, Joaquim Barbosa, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.


Homenagem

Comunicadora especial, Baraiô Matos
Ela tem uma agenda de comunicação das mais invejáveis. Atua em todos os círculos sociais, afinal, os Matos Silva tem muita tradição. O aniversário de Baraiô é sempre um acontecimento e não desapercebido. Ela deixou sua vivendo no Góes Calmon e recebeu o carinho dos amigos em uma das casas noturnas de Itabuna. Baraiô é uma simpatia estonteante. Clicamos quem foi lá abraçá-la.

Baraiô na mesa com a prima famosa dos buffets, Tatiana Briglia, e a discreta elegância de Jacira Sepúlveda.

Os primos queridos, Ju e seu filhotão, um gato.

a aniversariante feliz da vida, Baraiô Matos, ao lado do empresário mais dinâmico do governo que passou, o empreendedor e engenheiro Dr. José Alberto Alencar.

Eu e Aninha, Aninha e eu.

Uma das maiores amigas de Baraiô que não poderia faltar, Sra. Help Socorrinho Barreto de Araújo.

Diogo Caldas comandando essa mesa com personalidades amigas, entre elas Maria Luzia, Raimunda Crispim, Meire Kalid, presidente da Associação, Marinalva Midlej e Aninha.

O charme e elegância de Nice Detalhes Fagundes.

Eu e Betânia, Betânia e eu. Olhe os adereços chegados na Loja Detalhes e que já estão nos dando mais elegância.

Que foto. Nice Fagundes, Acácia Pinho Mattedi e a colunista Tonet.

As famosas Matos Silva: Marlene, a aniversariante Baraiô e Fátima.

Um brinde dos aficcionados pelos vinhos, eu e Alencar, Alencar e eu.

O casal da elegância e tradição, a bela Nanda Eduardo Galvão e a aniversariante Baraiô Matos.

Eu e Baraiô, Baraiô e eu, amigos incomparáveis.

Flashs VIP

Elegante dama
Dami Leda Baracat, a bela senhora, proprietária do espaço mais cobiçado da região, o Espora de Ouro. Tudo ali é com muito sucesso. Leda administra com muito carinho e dá atenção aos jovens. Essa semana ela foi cumprimentada pelo seu niver. A gente abraça a bela Baracat, que já foi inclusive finalista de um Miss Bahia dos tempos de ouro.

Ruy Machado, o político herói
Ele afrontou com galhardia todas as mazelas da inveja e da rejeição. Ruy Machado provou e vem provando a sua competência, dedicação, o amor incondicional à Itabuna. Seus dois mandatos deram-lhe a alcunha de um vereador deputado. O atual presidente da Câmara de Vereadores varreu as intempéries, os desajustes, equilibrou a casa. Tangeu os malfeitores assim como Jesus tangeu dos templos a chibatadas os fariseus. Ruy é o presidente de fato e de direito, e a cidade aclama para que ele se torne o presidente da continuidade, para que possa terminar o projeto já em andamento da nova Câmara de Itabuna. A cidade quer, o povo quer. Essa semana, dia 24, o seu aniversário, e neste espaço damos os parabéns a esse grande itabunense. Mesmo convalescendo dos olhos, ele não se esqueceu de olhar para o futuro de Itabuna. Na foto, Ruy e Senhora Alba Regina Machado.

Recebendo o Título XXV Profissional Padrão. Na Foto: Presidente do Democratas da Bahia, Aleluia, Jornalista Charles Henry, Ex-Governador Paulo Souto, Deputado Federal ACM Neto, hoje prefeito eleito de Salvador e o vereador reeleito Ruy Machado.

Aqui, na Câmara de Itabuna, ao lado do grande amigo jornalista, Adervan Oliveira, o prefeito eleito, Vane do Renascer, e o vice-prefeito Wenceslau Junior.

Medicina em evidência
É agora a Jornada de Mastologia Master, em São Paulo, de 22 a 24 de novembro. O médico do ano, Urandi Riella, acompanhado pela sua Márcia Esquivel Riella, estará lá. Membro participante da 8ª Jornada de Mastologia de São Paulo. O evento vai reunir algumas personalidades internacionais, referências da Mastologia mundial. Alguns, amigos do médico itabunense de longas jornadas. A especialidade é tratada com a evidência que o mundo científico da Medicina merece. Nosso representante é um destaque importante.

Casamento de Bruno e Isabella
Uma caravana de Itabuna está se preparando para o casamento dos jovens Bruno e Isabella. As ligações com Itabuna são os Queiroz Bezerra, e a noiva, que é sobrinha de nosso diretor do Jornal Agora, o casal Ivone Adervan Oliveira. Já sei que Adervan vai premiar a sobrinha com uma página colorida com itabunenses, alagoinhenses e os soteropolitanos, onde a noiva reside com sua família. É matéria especial. O casamento da temporada de Natal.