sexta-feira, 19 de abril de 2013

Flashs VIP

Por merecimento, o grapiúna juiz João Augusto de Oliveira Pinto, residente em Salvador, foi nomeado o mais novo Desembargador da Bahia. Uma honra e um orgulho para nossa região. Uma personalidade inteligente com um trabalho exemplar como juiz na comarca de Ibicaraí e em outros municípios. Pai exemplar, de um talento impecável que orgulha a magistratura brasileira. Parabéns. Nesse flagrante, o desembargador e sua senhora Aldérica.

Itabuna e região ganha uma nova universidade, a Ufesba, Universidade Federal do Sul da Bahia. O projeto é do Senador Valter Pinheiro. A reitoria ficará em Itabuna, com campi distribuídos nas cidades de Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Diversos órgãos foram criados. Mais uma vitória, uma conquista. O projeto prevê que a universidade terá, em 2020, cerca de 11 mil alunos em 36 cursos, além de mais de 30 colégios universitários, que serão um dos meios de acesso à graduação da ufesba. No flagrante, os senadores baianos Lídica da Mata e Valter Pinheiro, vitoriosos com essa grande conquista.

Homenagem da amiga Ceres Marylise Rebouças à dama Helena Ettinger, uma amizade dessas que o tempo conversa e dignifica o ser humano. O amor é um pouco muito da nossa compreensão. Cativar momentos indeléveis é um mérito especial. Ceres Marylise, vice-presidente da ALITA - Academia de Letras de Itabuna, Mestre em Linguística e Doutoranda pela Universidade de Quebec e Montreal, tendo uma vivência universitária esplendorosa. Uma personalidade extrema de carinho e de emoções, como o seu poema para a amiga, que celebra também uma preciosidade, o radioamadorismo que precisamos preservar. De Ceres para Helena.

A dor do reencontro

O olhar vazio,
a voz estremecida,
ouvindo a mesma
valsa na vitrola.
O gesto inútil
no vazio da vida,
ausência que traz dor
e desconsola.
A noite chega,
veste a camisola
fingindo a mesma
espera tão antiga,
tentando se lembrar
porque se isola
num mundo
em que a memória
é já perdida.

Ceres Marylise





Entrevista para o Nosso Programa, na TV Itabuna, que vai ao ar a partir desse sábado, às 15 horas, com reprises durante a semana em horários alternativos. Uma honra conversar com a juíza Sônia Carvalho de Almeida Maron e com a Mestre em Linguística e vice-presidente da ALITA, Ceres Marylise Rebouças. Vocês vão adorar o papo nobre e elegante com muita coisa sobre Itabuna e região.

Vamos saudar e homenagear a nova presidente deste trabalho fantástico que representa as academias das cidades brasileiras que seguem o padrão da nossa extraordinária Academia Brasileira de Letras. Temos na capital e aqui em Itabuna, a ALITA, comemorando 2 anos na atual administração da presidente Dra. Juíza escritora Sônia Carvalho de Almeida Maron numa noite de plenilúnio com personalidades da nossa cultura de todo o estado.

Meu gato subiu no telhado, com certeza para contemplar as flores amarelas de abril.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Flashs VIP

Todos os tons do cacau
Uma essa crise ideologicamente preparada pelos interessados, empresários que faturam na região. É bom que se saiba que a região é nossa, cavada e desbravada pelos nossos coronéis, plantadores de cacau, esse fruto fantástico. Não pode ser desprezada por interesses. Sugiro uma fogueira com o cacau importado. A propósito, estamos chegando na época junina. Eu só posso, em meu pensamento até dramático, sugerir esse grito extremado.

Paulo Ganem premiado
Novamente a CDL brilha em Ilhéus. Um destaque de um dos mega empresários da região, Paulo Ganem. Espera-se novamente a excelência de um trabalho dedicado ao comércio ilheense. Aqui nesse flagrante, o casal, a artista plástica Katiana Lima Aquino Ganem e o maridaço Paulo Ganem premiadíssimos em acontecimento recente.

25 anos de Ballet
Cláudia Dórea do Espírito Santo tem no currículo profissional um trabalho excepcional. A criação e a vivência desse trabalho cultural-artístico já atravessou fronteiras e criou raízes. A escola Tchu e Cia cresceu muito e está incluída no contexto de algumas cidades da região cacaueira. Premiada nacionalmente, incluindo o Ballet Internacional, Cláudia dá um registro profissional de criação. Ela começou menina, dançou em algumas escolas de Itabuna, e criou evidência com talento e dedicação da família. Neta da grande dama da cultura itabunense, Candinha Dórea, Cláudia tem toda uma trajetória montada em cima de um tema: arte, beleza e cultura. Em minha sugestão, Cláudia poderia pegar trechos de suas apresentações anteriores nesses 25 anos e montar um espetáculo que Itabuna, Ilhéus e toda a região irão aplaudir.

Niver de Eduardo Britto
Dudu, você criou a Maison Marie e comemora seu aniversário entre amigos nesta sexta-feira. O rei da criatividade, dos bolos fabulosos. A Maison Marie também atua em Salvador. Vamos também lhe dar um presente. Viajando pela sua criatividade, faremos um grande bolo para seu aniversário. Esse bolo da Catedral de São José foi na antiga Casa Verde da Colina. Postei em homenagem a você e não sei se é de sua autoria. Todos os outros foram. E tem muito mais, mas o espaço não vai dar.








Mulheres poderosas
Mulher delegada, antigamente, era um fato inusitado. Mas a mulher venceu e atualmente nós temos pelo país o trabalho da mulher inteligente, da mulher criativa, da mulher estudante, da mulher profissional. Na novela "Salve Jorge", da Globo, a personagem feminina que roubou a cena nos capítulos recente e agora é considerada a protagonista, vivida pela grande atriz Giovanna Antonelli, chama a atenção dos brasileiros. Nós aqui, na região, vamos destacar algumas delegadas competentíssimas.

Ana Amélia Falcão.

Sione Porto.

Adriana Paternostro.

De volta à telinha
Nanda bela, bela Nanda voltou às telinhas com um programa especial na TV Itabuna, marcando a presença dessa mulher especial de talento e tradição, esposa do médico Carlos Eduardo Galvão, e vale lembrar que ela é neta do saudoso deputado Paulo Nunes.


Olhe como está a mocinha Maria Antônia Barbosa Araújo, com 6 anos de idade e já ganhando medalhas em apresentações esportivas. Ela é a filhota de Luciane Barbosa e do médico Theovaldo Araújo. O outro flagrante relembra um de seus primeiros aniversários.



Importação de cacau


Em entrevista feita por mim na TV Itabuna com Durval Libânio, presidente do Instituto Cabruca, um dos temas abordados foi a importação de cacau em nossa região. Bravei contra essa prática, sou contra. Esse cacau deveria ser incendiado no porto. O desembarque de cacau estrangeiro é mais uma agressão contra nossa cacauicultura, contra nossos reis plantadores de cacau, toda uma geração agredida. Providências devem ser tomadas, e as empresas não podem trair assim essa região. Esse cacau maldito que eles importam a preços mais baratos é uma ignomínia. Precisamos marchar, temos que tomar providências, pois a região não merece ser agredida dessa maneira. Onde estão nossos representantes políticos e nossas associações numa hora dessas?

terça-feira, 16 de abril de 2013

Flashs VIP


Ligando, ligando, ligando
A Publicidade brasileira é um mar de talentos inesgotáveis. De vez em quando descobrimos preciosidades. A grande deusa Fernanda Montenegro, em uma de suas entrevistas, parabenizou a criatividade e o talento desses profissionais da Publicidade. Vocês concordam comigo que de vez em quando estamos curtindo esses trabalhos de artistas fantásticos. No ar, a propaganda da VIVO. Depois de mostrar um fã que consegue falar com Grazi Massafera após ficar ligando, ligando e ligando, o novo filme da Vivo conta a história que veio antes de o protagonista encontrar o telefone da atriz. Está muito bonito, bem feito, e isso dá uma atenção e carinho em nosso cotidiano.

Fantástica essa orquídea. Fui visitar a amiga Joana Angélica Félix preparando as Bodas de Anna Judith. De repente, eu pensei que era artificial. Deslumbrante essa raridade de orquídea. Joana cuida de suas plantas com muito carinho. Amei.

Aqui, nos jardins do Morro dos Navegantes, sem interferência indesejáveis, o casal da produção do maior restaurante da Costa do Cacau, Façanha e Daniela, eu e eles, todos eles e eu.

Na Loja Detalhes, o detalhe do charme e o encanto no Shopping Jequitibá, em Itabuna, é passar nas vitrinas da Detalhes, e apreciar o acervo precioso de Nice Fagundes para sua clientela.

A médica bonita Anna Judith Costa Felix dos Santos vai acrescentar mais um sobrenome, Menezes Russio. Bodas de maio, o casamento do ano, na Ação Fraternal de Itabuna no dia 31. Recepção na vivenda no Góes Calmon.

O professor acadêmico Ruy Póvoas, poeta, escritor, um dos fundadores do terreiro de Candomblé ILÊ AXÉ IJEXÁ ORIXÁ OLUFON, da Nação Ijexá, lançando nesta quarta-feira, 17 de abril, às 9h30min, no auditório do 5º andar do edifício José Haroldo Castro Vieira, mais uma preciosidade de seu talento, o livro "Mejigã e o contexto da escravidão", publicado pela Editus - Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz. Todo o mundo cultural estará presente. Neste flagrante, o encantador das emoções, Baba lorixá Ruy Póvoas e a mãe dos rios, a dinâmica Maria Luzia de Melo.

Dami Glorinha Galvão e seu filho, o médico Carlos Eduardo Galvão.

A bela Talita Malaguti, um charme e um encanto no Morro dos Navegantes.

Fui buscar nos arquivos antigos esse canto de uma Itabuna que, infelizmente, não foi preservada. A igreja caiu, é onde hoje funciona a Emasa. Ao lado, o Castelinho, que tem uma história preciosa. Só que o itabunense deixou derrubarem. A casa antiga da família das mais tradicionais de Itabuna, Corbiniano Freire, ainda está lá. Infelizmente não preservamos os nossos monumentos. Semana passada postei a foto do casarão de Comendador Tertuliano Guedes, um dos últimos acervos históricos de Itabuna, e foi destaque.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Flashs VIP


O passamento da matriarca dos Severo e Burgos
A dama Dilma Severo Burgos, uma verdadeira matriarca. As duas famílias sempre mereciam a sua atenção e dedicação. Filha, esposa, amiga, mãe e avó de uma personalidade extremamente dedicada. Empresária discreta em seu trabalho artesanal como um hobby. Itabuna perdeu essa personalidade marcante. A família enlutada prefere transferir a Missa de Sétimo Dia para lembrar seu aniversário que aconteceria daqui a 30 dias. Esse flagrante recente foi tirado durante as Bodas de Ouro ao lado do seu marido Carlos Burgos.

Fran Sergio de Oliveira, um dos principais carnavalescos da Beija-Flor de Nilópolis, premiado com o "Prêmio Plumas e Paetês Cultural" pelo seu talento e dedicação por tanto brilho nos carnavais do Rio de Janeiro. Parabéns, amigão.

Tour pela Europa
Eles estão em tour comemorando a formatura de Raphael Sepúlveda. Uma viagem de extremo bom gosto, guardando no coração esse mundo maravilhoso. Visitaram o Palácio de Versalhes e seus afrescos famosos. Em Turim, estão seguindo agora pela Itália curtindo o que eles merecem. Raphael tem fotografado tudo, como se estivesse pós-graduando em sua formatura de Gastronomia. Não abro mão de comemorar sua chegada aqui.





Profissionais de Destaque na Odontologia
Os médicos Odontos de destaque na região: Dr. Marcelo Teles, em recente congresso na Paulicéia, teve seu texto incluído nos anais de uma publicação científica muito importante; e Dra. Patrícia Monteiro, finalizando seu Doutorado. A Clínica mudou de endereço, e agora está na Paulino Vieira, no centro de Itabuna.

Zé Inácio, amigão, você está bem? Graças a Deus. Recentemente, eu postei uma foto do time Juvenil do Itabuna, olha como o tempo passa. Não me lembro de você como jogador, mas está lá marcado no grande Juju. Alguém contestou que aquele Juvenil não era campeão, mas todos eram campeões, inclusive você. Depois, você se tornou um juiz famoso. Foi fundador do Clube Grapiúna de Futebol. Uma pena que não tenham ajudado. Criador de eventos ao lado do nosso saudoso Dikas, com um trabalho lindíssimo na USEMI, onde eu fiz uma grande noite e você me ajudou. Você é o cara.

domingo, 14 de abril de 2013

Passamento

Mais uma perda irreparável para a sociedade grapiúna. É com pesar que informamos o falecimento de Dilma Burgos, esposa do advogado Carlos Burgos, na manhã deste sábado, 14. Dilma estava na capital fazendo tratamento de saúde e recentemente havia comemorado as Bodas de Ouro de seu casamento com Carlos. O enterro aconteceu no início da tarde de hoje. Nossos sentimentos para toda a família Burgos.