sexta-feira, 8 de março de 2013

Flashs VIP


ILHÉUS NÃO GOSTA DE ILHÉUS. ITABUNA NÃO GOSTA DE ITABUNA. SEM CACAU E SEM NAVIO. ILHÉUS ISOLADA DO MUNDO. Quero ver os machos da política (eles estão lá para isso) reverterem esse quadro abominável. Ilhéus perdeu um pedaço da emoção turística para o próximo ano. Esse contato nacional e internacional, até de pessoas que querem ver Nacib e Gabriela, não estará mais na programação ilheense. Já é tão doloroso falar de turismo em Ilhéus, a cidade mais maltratada do Brasil. Assim mesmo, é bom ver os navios chegarem. Ano passado foram cerca de 55. Esse ano caiu mais, creio que para 27. Esses estupendos transatlânticos não virão mais, assim como outros. Ilhéus ficou de fora das rotas que tanto encantavam o comércio, hotéis, restaurantes, boutiques, lojas de artesanatos, transporte. Uma perda inestimável. No próximo ano, não haverá mais navios. Nessa última festa do Baile da côrte, táxis, ônibus e vans foram barrados. É um turismo imbecil. Vamos ver navios apenas de binóculos quando eles passarem pelo mar azul da Costa do Cacau. Reverter esse quadro é a esperança de empresários, enfim, de todo um povo que ainda acredita na região. Na semana da agressão ao cacau, Ilhéus ficou sem ver navios. Essas belezas de navios, a exemplo do Costa Favolosa na foto, assim como outros que singraram os nossos mares, deram tchau.

Na Avatim, em Ilhéus, encontrei-me com a diretora da LR Turismo, Avani Perez Duran. Essa moça denominada dama do turismo reside em Salvador, sendo uma empresária de nível internacional, curte Ilhéus e luta pelo nosso turismo. Ela veio de avião do Rio para resolver os problemas causados pela atracação do Costa Favolosa.

No Vesúvio, Avani Perez Duran e Geraldo de Almeida, Tour Manager. Estivemos almoçando com eles. Nessa sexta-feira que deixará saudades históricas.

Filé ao Domingo, prato predileto do Tour Manager Geraldo de Almeida no Vesúvio, em Ilhéus.


O Vesúvio com seus 100 anos é uma marca registrada internacionalmente. Entrou para a história e ninguém tira. O mundo inteiro quer conhecer o Vesúvio, sempre em festa para atender aos turistas, com música ao vivo e aquele momento que faz a gente sentir que está em contato com o mundo.

Arezzo aconteceu em Vitória da Conquista. Soraya Gesteira recepcionando as elegantes do sudoeste da Bahia.

O look pré quinze anos. Toda beleza da herdeira dos Carlleto, Maria Paula. Aluna do Colégio Carrossel e do Ballet Tchu e Cia.

Elas já estão dançando. A Tchu e Cia embala o ano em uma produção fantástica. Educação, carinho, charme, elegância para a criança que pode não começar a falar, mas tem que dançar. O trabalho de Claudia Dórea Espírito Santo é um destaque em todo sul da Bahia.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Flashs VIP

O acontecimento de maior destaque na Loja Detalhes, no Shopping Jequitibá. Tradicionalmente, Nice Fagundes promove o Lançamento da Coleção Outono-Inverno para a imprensa, amigos e clientes, mostrando as mais belas criatividades em jóias e bijouterias de luxo, a marca registrada da loja-boutique, sempre um destaque. No próximo dia 14 de março, às 17 horas.

O Palace e o maior restaurante da cidade. Evidência empresarial, festejos e um buffet primoroso. Destaque da semana para o Badejo à Portuguesa. Uma delícia.


Pai e filho, amigos sempre, Nilsinho Franco e Samuca.

Aqui o empresário sócio-gerente da Construtora Módulo, Mário Pimentel, com Nilsinho Franco em almoço no Palace Hall.

Eu e Nice, Nice e eu. A estrela da casa de jóias mais linda da cidade nos contando como foi sua estadia no sul do país e falando sobre o lançamento da Coleção Outono-Inverno da Loja Detalhes.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Flashs VIP

O drama do cacau
Recordo-me das lideranças na Praça Adami tocando fogo na produção. Bem jovem, fiquei assombrado. O tempo passou. O cacau nunca foi amado da terra de Jorge Amado. Quando o primeiro navio aportou, não para levar cacau, mas para trazer cacau de fora, foi um pânico. Agora, chegam novamente navios, e os nossos cacauicultores tocam fogo na produção. Enquanto isso, os políticos brigam pelos seus 14º e 15º salários. Na reportagem sobre a manifestação, os herdeiros dos cacauicultores estavam lá.
Um tempo saudoso de Marcelo Gedeon, Adelson Benício, Rivadávia Macedo, Humberto Salomão Mafuz, José Haroldo Castro Vieira. Do ICB, da Ceplac, do CNPC. Eram homens que brigavam pela região, e a região era mais respeitada. Vivemos à mercê dos que chegam, não sabem nada da gente e tiram proveito do que restou. Viva São José.


Deputado Coronel Gilberto Santana esteve no movimento da Cacaiucultura. Está sempre presente no panorama político com empreendedorismo, conhecimento e participação. É o deputado da atualidade de maior destaque. O Deputado Coronel Gilberto Santana foi nomeado pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, para o cargo de Procurador Parlamentar da casa. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do dia 05 de marco de 2013.


Dia da Mulher
08 de Março foi escolhido para marcar uma data especialmente para a Mulher. O símbolo da vida, da perpetuação está plasmado no sentido físico mulher. Todos os dias, todas as horas, a gente que compartilha aqui no bendito universo virtual lembramos a extraordinária mulher baiana, grapiúna, mãe cacau, mãe semente, senhora dos sonhos e das esperanças. Mulher é o sentido físico, psiquíco, profundamente humano, sensitivo e especial para todos nós, viventes. Vamos escolher um símbolo para saudar essas deusas do nosso dia. Todas elas, bisa, avó, mãe, irmã, companheira, amiga. Você, mulher, te rendo homenagens.



Podologia é uma arte do tratamento dos pés. Poucos dão valor a uma parte das mais importantes, os pés que carregam todo o corpo. Eles merecem conforto, tratamento e dedicação. Em Salvador, Rogério, da antiga Dr. Scholls, atualmente Sanopé, é um verdadeiro expert da Podologia. Na Avenida Sete, 822, no Centro. Telefone: 71.8231.0750

terça-feira, 5 de março de 2013

Flashs VIP Salvador

De um motorista de táxi abordado por mim, a respeito do metrô, nessa semana: "O metrô não liga nada a canto nenhum". Achei o máximo. Do mesmo táxi fotogrei o novo estádio monumental de Salvador, a Arena Fonte Nova, que está pronta, com retoques, mas os acessos estão em ritmo de Brasília. Enquanto nós, aqui, deixamos a Amélia Amado do jeito que está, uma obra daquelas já completa 4 anos. O que há de se fazer? Enquanto isso, políticos defendem a permanência de seus 14º salários.

No Tribunal, em Salvador, o que realmente funciona é o TRT. Visitamos um nome que representa Itabuna e a região, numa evidência que nos dá orgulho: o desembargador Valtércio Oliveira, que da uma ênfase total em sua passagem pela Corregedoria Regional. Ele é um destaque, e fomos abraçá-lo. É gente que Itabuna aplaude. Talento, cultura e muito trabalho pelo trabalho.

Eu e ele, ele e eu. Na estante, está lá a bandeira do Fluminense. Não deixei de lembrar ao desembargador da vitória do nosso Vasquinho, que não está com nada, mas que conseguiu chegar à final. Tomei um cafezinho entre o movimento de juízes. O desembargador já estava indo para Brasília.

Dr. Fabiano de Aragão Veiga, Juiz do Trabalho substituto, e a encantadora Diretora da Secretaria da Corregedoria Regional, Luciana Pinto Aguiar. Ela é, nada mais nada menos, que filha do saudoso Paulo Cardoso Pinto. Eu sempre me refiro a esse grande homem lembrando de uma época em que a região tinha uma vice-governadoria. Era ele nas cooperativas, Zé Haroldo Castro Vieira na Ceplac e Humberto Salomão Mafuz no CCPC. Por uma época, esses homens fizeram a nossa região ser respeitada, lembrando os tempos do também saudoso Gileno Amado. Nada é igual, é só saudade.

Saindo do Gabinete do desembargador, a Dra. Juíza Cristiane Borges Peixinho, também de Itabuna, bonita e elegante.

Passar pelo Tribunal  é sempre lembrar de um dos um grandes méritos da cultura baiana, Carlos Coqueijo Costa. Lá ainda tem, merecidamente, um busto em bronze dedicado a ele e um painel que nos orgulha muito. O homem, o jurista, o artista, uma celebridade de nossa história.

Bahia de sempre, de todas as igrejas. Este flagrante é o monumento histórico de uma Bahia que precisa ser mais amada, mais cuidada. Não tive tempo, nessa rápida estadia em Salvador, de visitar outros pontos turísticos, mas acredito que ACM Neto dará um banho de recuperação em nossas peças, principalmente as sacras.

Arezzo em Vitória da Conquista terá um evento especial. Soraya Gesteira, com suas lojas, dá destaque na imprensa conquistense, e eu estarei presente. Os sapatos mais belos do mundo estão na Arezzo em Conquista.

A debutante do ano, Carollina Correia Menezes, nesse porta-retrato que é um encanto e que ela divulga em seu facebook para familiares e amigos. Contarei tudo em uma matéria muito especial em minha próxima revista Shopping News. Tonho e Margaridinha ainda celebram o sucesso do evento.