sábado, 5 de abril de 2014

Flashs VIP

Considero-me um curto. Fiz faxina nas quatro monstruosas estantes com quilômetros de livros e troféus, mais de 300. Lembro-me de uma amiga que ia decorar um apartamento e falou para o decorador que queria quilômetros de livros na parede para enfeitar o hall dela. Vou citar Sócrates, "Tudo que sei é que nada sei".

Eraldo Farias Realmente! Pesquisei, e trata-se de outro clássico universal. Verdadeiramente, esta Obra de Arte, é denominada Aubusson. "A palavra Aubusson é tão bonita como a cidade de Aubusson, situado a 200 quilômetros de Paris sobre o rio Creuse. As águas límpidas do rio eram usadas para lavar a lã que o povo de Aubusson e as aldeias vizinhas teciam as tapeçarias que fizeram a reputação da região no século 18. Estes tapetes franceses eram produzidos exclusivamente para os palácios do rei e de sua corte. Os desenhos criados pelos artistas da corte incluíam arranjos florais, referências militares, heráldicas e motivos arquitetônicos. O período de maior produção foi entre 1650-1789. A maioria dos tapetes desta época são encontrados apenas nos maiores museus do mundo. Atualmente estes tapetes estão sendo reproduzidas na China."

Vamos começar a pedir paz. Gostei muito do texto do final da novela global. As religiões pedem a paz no mundo. Semana Santa na porta. Todas as reverências, todos os perdões são necessários.

Quando a gente estudou Anchieta e Manoel da Nóbrega, eles eram figuras de destaque em nossas metodologias. O Papa Francisco, que revoluciona o Papado, teve a atitude de santificar o espanhol que veio menino para o Brasil e iniciou a construção católica dessa nação.

Encontrei-me com o patriarca dos Almeida, Walter Ranulfo Teixeira de Almeida, comprando um cartão para a sua amada Gladys Fernandes Almeida. Eles vão comemorar Bodas. Primo amigo, gostaria de saber quanto tempo de casado. Você tem uma grande família. Parabéns, amigo primo.

Na Estilo XXI, testando a poderosa poltrona que vai para o lobby da amiga Betania Macedo. A Estilo XXI está se arrumando para a nova temporada pós-sucesso do festival da Sierra Móveis.

Claudia Doria já está garantindo um camarote para o Festival da Tchu e Cia. Klaber estará lá. A afilhada é um carinho todo especial no ballet.

A diretora geral do Curso ACHIEVE Languages, Sumaya Gomes numa dinâmica competente no maior curso de inglês de Itabuna com sede no Shopping Jequitibá.

Eu e a bela DÔ, a bela Dô e eu, em raro momento de descontração com a Desembargadora Federal Dolores Correia Vieira.

O bispo diocesano, D. Ceslau Stanula, e a Desembargadora Federal Dolores Correia Vieira na homenagem ao Frei Joaquim Cameli, no último dia 1º de abril. Além de construir a maior igreja da região no bairro Maria Pinheiro, Frei Joaquim realizou outras construções onde evangelizou nesse país. Ele também trouxe uma cópia da Pietá de Roma para Itabuna.

Minha amiga Adryana, estou com saudades de você. Neste flagrante, Adryana Ribeiro e Erika Nabuco.

Meu primo Leomar, esse é seu herdeiro?

A grande dama da política, Maria Alice Araújo, em tempo de reflexão.

O charme do gourmet Raphael Sepulveda, já pensando em fazer um curso no exterior.

O jovem Cantor Itabunense, Rafael Carvalho. Atualmente, fazendo sucesso no Rio de Janeiro. Neste flagrante, num programa de TV, com uma sala da SIERRA MÓVEIS.

Salete Salem e sua gatíssima filha.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Flashs VIP

Vamos falar de abril, o mais cruel dos meses. Como dizia um poeta inglês, abril, mês também das flores amarelas, flores amarelas de abril. A vida que tem vida. Quando viajamos para fora, há um sentimento de buscar tudo como ficou. O tempo gira, você sai de casa, e ao voltar, as coisas são diferentes. É o andar da vida no tempo. Havia um outro poeta que brigou com o vento. E o vento varreu as flores do jardim. Ao voltar, o poeta encontrou a relva com um tapete de flores. É que o vento não sabe ler. Passou por cima de uma placa, "É proibido colher as flores desse jardim".
Em ruínas, a mansão Casa Verde da Colina. Criei um projeto, reinei ali durante 10 anos. Sinto que a cidade poderia ter ajudado mais. Os proprietários tiraram-na de mim, e hoje está praticamente oca. Levaram tudo. Fui encontrar flores amarelas nesse endereço tão sofrido. A muda eu levei de um presente do saudoso amigo Nelson Muniz Barreto. A casa já não existe mais.

A Nossa Pietá, em Itabuna, foi trazida para nossa cidade por Frei Joaquim Cameli que construiu, no morro do bairro Maria Pinheiro, a Igreja Paróquia Santuário Nossa Senhora da Piedade. É grandiosa. Uma vez, quando prefeito, levei Fernando Gomes, que não conhecia e ficou surpreso. Ela foi construída e ainda falta reparos. É a maior igreja da região cacaueira. Muito itabunense nem conhece. Tem missas diárias e festas para esse povão de Deus. Vale a pena conhecer.

A dinâmica do deputado grapíuna, Coronel Gilberto Santana, fazendo um trabalho excepcionalmente competente. Neste mês de março, nos dias 20 e 21, o deputado estadual Coronel Gilberto Santana esteve nas cidades de Andorinhas, Jaguarari e Uauá, onde foi recebido por lideranças locais e teve a oportunidade de conhecer as necessidades e o potencial de desenvolvimento de cada município.

O jovem Mallony Andrade, sobrinho de Klaber, sentindo muito o passamento de seu pai Wilson. Mallony postou um trecho de uma música famosa para marcar sua sensibilidade e muita saudade.

"Nem sei porque você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus, não pude dar
Você marcou em minha vida
Viveu, morreu na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão, que em minha porta bate"

Olha ela de novo, o encanto da minha afilhada Gabriela, agora fazendo ballet na Tchu e Cia, em Ibicaraí.

A advogada e psicopedagoga Sandra Leal Damasceno, cabeça coroada no salão De Klaber Montti.

Parabéns ao amigo Helder Valiense festejando a chegada de um novo membro da família, sua sobrinha Alice.

Sione Porto, você é magnifica, um charme só da delegada.

Os campeões se reúnem na batuta de Marcos Flávio Rhem da Silva. Quero saber que taças são essas.

Bela, sempre bela, mais que bela, Andressa Vaz.

O Centro de Estética Flor da Pele, de Martinha Dias, fazendo trabalhos de Micropigmentação de Sobrancelhas na Rua Barão do Rio Branco, 170, no Centro. Contato pelo telefone 3613.1668.

Meu companheiro dos momentos de saudades, o super gato chamirrão.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Flashs VIP

Uranda e Sinha, casal competência, casal amigo. Ele, médico, ela, advogada. Em maio completam Bodas de Opala. O ano todo eles irão festejar. Disseram que vão comemorar viajando, o que não aceitamos. Eles podem realizar sua lua-de-mel, eles merecem, mas a gente vai curtir bebericando muito até fazendo serenatas em sua mansão.

Casal Nice Fagundes, um casal vinte do empresariado grapiúna, competência e determinação.

Minha linda afilhada Gabriela agora está fazendo ballet. Filha dos amigos, casal Fátima Arnold Coelho.

Casal Nanda e Dudu. Ele está para chegar. Não pode esquecer essa terra, às vezes inimiga. Mas a gente nunca esquece dela.

A mesa maravilhosa de Salete Salem em Sampa. Gostei do Cusquenho na parede.

Gilmar de Abreu, nosso super gerente geral da Águia Branca, com a equipe durante almoço de reconhecimento aos destaques de janeiro e fevereiro 2014.

Ceres Marylise Rebouças, a divina poetisa. Mais um orgulho para Itabuna pela sua cultura, pelo seu trabalho. Ela foi agraciada como Embaixatriz da ACADÉMIE FRANÇAISE DES ARTS, LETTRES ET CULTURE em cerimônia no Hôtel George V, em Paris. Vejam como alguns itabunenses conseguem fazer nossa cidade ser destaque positivo no mundo. Neste flagrante, a elegância nobre da mulher grapiúna indo para a celebração.

Ceres Marylise Rebouças no triunfo do reconhecimento como Embaixatriz da ACADÉMIE FRANÇAISE DES ARTS, LETTRES ET CULTURE.

Olhe que salão preparado para o Jantar de Gala "Divine Academia des Arts et Culture" no George V, Paris, onde Ceres Marylise Rebouças foi empossada como embaixatriz.

Da enciclopédia de artistas clássicos que ganhei, essa obra, Pietá, escultura em mármore de Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, mais conhecido simplesmente como Michelangelo. Foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.


Os poetas são seres que interpretam as emoções, todos os astros do amor, e nos dão palavras para iluminarmos o cérebro e o coração. Os verdadeiros anjos, mensageiros da eternidade. De poesia, lembro-me do poeta Mauro Faustino. Conheci Mauro quando jovem no Rio de Janeiro. Seus trabalhos são imortais:

Eu vou do espelho ao retrato
(de cabelo repartido)
e do retrato ao espelho
(caco de espelho partido)
Com qual dos dois me assemelho?
Lá fora dançam as árvores
no crepúsculo vermelho...

Dos poetas mais próximos entre nós, vou citar o nosso conhecido Ulisses Góes:

Sentimentoscópio

Meu peito se preencheu
de todos os corações
que inesperadamente amei.
E ainda assim
diante desse oceano 
de amor sem fim
silencioso ausculto 
o vazio oculto
dentro de mim.