quarta-feira, 13 de abril de 2011

O CREMEB : Conselho Regional de Medicina da Bahia, ganha um itabunense

Uma história de vida

Herdeiro dos Garcia de Menezes, Abelardo veio ao mundo em 2 de maio de 1954 no hospital SANTA CRUZ, hoje CALIXTO MIDLEJ em Itabuna, teve o orgulho de ter um grande médico, o saudoso Dr. Vitor Marom acompanhado pelas inesquecíves Lurdes Alves e a irmã Adelina. Um nascimento nobre por excelência.

Filho de um avaliador judicial da comarca de Itabuna Bahia, Sr. José Alves de Menezes, conhecido com o apelido de seu Lourinho, e dona Beatriz Souto Garcia de Menezes em saudosas memórias.

A formação do jovem Abelardo até a quarta série nas mãos de tia Rita, uma das educadoras mais eméritas, professora Maria Rita de Almeida Fontes, colégio Nossa senhora da Glória, o famoso Gato de Botas. Daí um passo para outra tradição, o educandário colégio Divina Providência na batuta da saudosa Lindaura Brandão de Oliveira e Mercedes de Oliveira Suzar, dali ele foi até o científico. O vestibular no tradicional cursinho da época KUKA, com Yolo e Lucia Galvão. Teve estágio no Aquários com o professor Nivaldo Batista.

A sua experiência no trabalho jornalístico na Rádio Jornal de Itabuna ao lado de nomes célebres na comunicação como Geraldo Borges Santos Ramiro Aquino e Wily Modesto.

A ida para a capital era uma determinante da juventude daquela época, o início de um caminho vivido com renúncias e sacrifícios. O jovem estudante ingressou na Escola Baiana de Medicina em 73, Universidade Católica de Salvador até dezembro de 79, onde se formou em medicina. Uma maturidade já desenvolvendo na personalidade, na persistência desse jovem cheio de futuro, no ano em que Abelardo perdeu o seu pai.

A busca da estabilidade e segurança ele começou em Ribeirão Preto, SP, no curso de residência na especialidade de Anestesiologia.

Abelardo começou a trabalhar de 82 a 84 em Piracicaba SP, no Hospital dos Plantadores de Cana de Açúcar, um passaporte que o tornou a sua querida Itabuna, trabalhando de 84 a 87 nos hospitais da Santa Casa de Misericórdia, ganhando mais experiência, mais força e segurança para finalmente ir residir na capital já em 88.

Lá o jovem futuro promissor no médico grapiúna trabalhando no Hospital Salvador, na Federação, com dedicação, persistência e firmeza levando-o a Corregedor do Conselho Federal de Medicina da Bahia.

Um caminho célere de ética, bravura, simplicidade, conquista e firmeza determinante, chegando a vice-presidência do CREMEB por três anos. Seus estudos, sua segurança, suas conquistas, um processo continuou de um homem que se preparou para conseguir êxito e que o levou a ser empossado no Conselho Regional de Medicina da Bahia em 31/03/2011.

Dr. Abelardo é casado com outra parceira, à médica Ceuci de Lima Xavier Nunes. Seus quatro filhos, Érica, Andrea, Renata e Vitor.

O HOMEM NO SOCIAL

A importância do homem, seu relevo social tem uma medida fundamental. Vem pela educação, pela família, pela origem e sentimento de fidelidade ao próximo, nos da dimensão engajado para conquistar o mundo construindo formas, valores e ser respeitado por ele.

Aqui se enquadra o nosso Bel, um homem simples com uma dignidade irretocável. Solene, clássico, consciente dos deveres, dedicado a ciência dos médicos, cujo mérito deste profissional é se tornar entre eles o verdadeiro cardial.

OS NOSSOS DESTAQUES

É muito bom celebrar o êxito dos grapiúnas itabunenses lá fora. Enche-nos de orgulho, um orgulho danado de ver a nossa cidade nas manchetes dos fatos de nobreza reconhecida, fora da mídia que muito denigre o povo dessa região. Com Abelardo, o ministro Antonio Hage, o artista plástico internacional Osmundo Teixeira e tantos outros, dão credito para essa juventude que não herda somente cacau.

ENTRE A NOBREZA CIENTÍFICA

O itabunense grapiúna filho de seu Lourinho e dona Beatriz, José Abelardo Garcia de Menezes, tem o mérito de dirigir a maior sigla da educação da ciência, que reúne os profissionais de medicina em suas cátedras, em sua ciência do dever e do saber e que Dr. Abelardo tem a responsabilidade de manter esse padrão que é o nosso orgulho maior do norte-nordeste de onde tudo começou aqui na Bahia. O Conselho Regional de Medicina da Bahia é uma das marcas mais sérias da nossa cultura.

Ta lá o nosso líder, o nosso artilheiro, o homem premiado, o homem que soube conquistar a soberania do seu crédito. Itabuna hoje está muito mais feliz por essa conquista de seu filho muito nobre.

A SOLENIDADE

No centro de convenções do Hotel Pestana em Salvador, a composição da mesa pelas autoridades presentes na posse do presidente Dr. Abelardo Garcia de Menezes.

UMA GRANDE HONRA, DEDICAÇÃO AO TAMANHO DA FIDELIDADE E COMPROMETIMENTO COM A VERDADEIRA ABNEGAÇÃO ÉTICA LEVOU DR. ABELARDO GARCIA DE MENEZES À SUA PRESIDÊNCIA.

UM PRÊMIO, UMA CONQUISTA, UMA LÁUREA A QUEM SE DEDICOU COM UMA SIMPLICIDADE DOS HEROIS DETERMINADOS PARA VENCER.

PARTICIPAÇÃO HISTÓRICO

Muito solicito, esse colunista, a apresentadora Nanda Galvão e o ilustre visitante conselheiro médico Itabunense Abelardo.

O CASAL

Ceuci Abelardo e a filha Erika

DE ITABUNA

O casal médico Zina e João Otavio Macedo.

O ABRAÇO DO CHEFE DO GABINETE

Do Governador da Bahia, Dr. Edmon Lucas.

EM TEMPO DE POSSE

Hermila Guedes (2º Secretária), Laura Guedes ( Acadêmica da FMB-UFBa), o presidente Abelardo, Marco Antonio Almeida (Corregedor),Ceuci Nunes (Conselheira Suplente do Conselho federal de Medicina), casal Célia Calil Antonio Mangabeira e Urandi Riella.

O GRANDE AMIGO

Os comprimentos de Urandi Riella a Abelardo.

OS COMPRIMENTOS GRAPIÚNA

Dr. Abelardo recebe o abraço do Dr. Antonio Mangabeira.

Em 2008 durante a inauguração do super hospital da ONCOSUL, Dr. Abelardo esteve presente como conselheiro do órgão, aqui entre Antonio Mangabeira, Urandi Riella e Ramiro Aquino.

Com saudade, seu pai José Menezes, a irmã Licia e sua mãe Beatriz, já falecidos. O querido irmão Moacir que é historiador de Itabuna.

A FAMÍLIA NA POSSE

Os herdeiros, Andrea, Erika, Vitor, Renata, Raquel.

NA MESA SOLENE

Jorge Solla, Secretário de Saúde do Estado da Bahia; Abelardo (Presidente emssopado) e Jorge Cerqueira (Presidente do CREMEB 2008-2011).

Na inauguração do hospital da ONCOSUL, Itabuna aplaudiu a coragem, o investimento e a dedicação na medicina desses baluartes do nosso futuro.

Márcia Urandi Riella e Célia Kalil Antonio Mangabeira, os anfitriões do Corregedor na oportunidade, Abelardo Garcia de Menezes, que inaugurou o evento com um pronunciamento corajoso.