sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Flashs VIP

Prima Ju, quem é essa gatinha, menina?

Fran Sergio, que imagens lindas. Sua sensibilidade é fantástica, menino do Rio.

Julia Fernandes com a familia Façanha, internacional: Anne, Daniel e Catarina. Sempre bonitos.

Vone Teixeira e George Pickerell, um flagrante brilhante.

Conceição Portela, brilhante artista.

Tânia Agra com o seu netinho Antônio. Tânia, amiga, filho de quem? Gostei dessa sua foto. O tempo passa, Tânia. Fomos tão amigos e continuamos com todas essas lembranças. Parabéns, grande amiga.

Lojas Detalhes agora também levando seu brilho e elegância para o novo Shopping no Extremo-Sul da Bahia.

A carreata dos guerreiros imperiais. Aécio passou pelas ruas da cidade em bandeiras de esperanças desses políticos tão eméritos: Paulo Souto, Augusto Castro, Geddel, Fernando Gomes, ACM Neto. A sorte foi lançada com emoção.

Bela Claudia, Claudia bela, prima querida, o nosso Festival Glamour & Glacê será um trunfo no calendário das artes em Itabuna.

Quando eu visito Claudia Doria na Tchu e Cia, admiro o painel de fotos que é um sucesso, com peças minhas da Beija-Flor. A bela Claudia como Carmem Miranda, Eduardo Britto e eu. Eu e eles, todos eles e eu.

No Bar Vesúvio, em Ilhéus, os profissionais de elite posam no mais novo monumento a Seu Moreira. Graças a Deus, ele está vivo, curtindo essa homenagem.

Na janela do escritório, Guido Paternostro e sua bela filhota, que veio domingo para votar e comemorar o Dia do Odontólogo.

A Confraria do Vesúvio, essa semana, bombou com todos os comentários políticos das conversas com as personalidades marcantes da sociedade ilheense.

Eu e Marcos Flávio, Marcos Flávio e eu. Eu estou de amarelo e ele chegou do Congresso dos Magistrados da Advocacia Nacional.

O menu da Confraria do Vesúvio foi quiabo com feijão verde e galinha ao molho pardo. As iguarias preparadas por Guido e de se saborear rezando.

O flagrante de personalidades empresariais durante seus encontros no Vesúvio, em Ilhéus.

Na janela onde tudo acontece, flagrei a dama dos rios, Maria Luzia de Mello, cumprimentando Guido Paternostro.

Que abraço generoso, Marcos Flávio e a deusa dos textos jornalíticos, juiza Sônia Maron.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Artigo

Balanço Final

por Sônia Carvalho de Almeida Maron


Seja qual for o resultado do segundo turno, seja qual for o vitorioso, o grande perdedor é o Brasil. O exemplo deplorável de uma campanha suja e sem regras civilizadas marcou o ritmo imposto e costumeiro do partido do governo. Prevaleceu desde o início, o domínio do Código Penal: na parte geral, o instituto da legítima defesa; na parte especial, o capítulo dos crimes contra a honra.
Todo brasileiro lúcido desistiu de acompanhar os debates movidos a MMA para não assistir ao clichê criado pelo ex-presidente Fernando Collor. Lembram do “bateu levou”? Aliás, o culto da mediocridade tem sido a tônica das escolhas do povo brasileiro no presente milênio, embora o bad boy e “mauricinho” Collor tenha surgido no cenário do século passado.
Esclarecendo a alusão ao Código Penal, lembro que o crime de calúnia é praticado quando alguém é acusado de um crime que não cometeu; a difamação ocorre quando é divulgado fato ofensivo à reputação de alguém, salientando que na difamação o fato pode ser verdadeiro; a injúria atinge a dignidade e o decoro, ficando isento de pena o autor quando o ofendido provocou injustamente a injúria. Esse tem sido o dia a dia vivido pelo povo brasileiro, contaminando a mente das crianças e adolescentes e levando adultos e idosos ao desespero pela impotência de impedir que a prática distorcida e deletéria da conduta dos pretendentes aos cargos eletivos no executivo e legislativo, chegue ao conhecimento das gerações do futuro, criando um ciclo vicioso de prática de crimes e impunidade, na luta irracional pela permanência no poder. Nossos adolescentes serão os líderes do amanhã e amadurecerão acreditando que o exercício de cargos aparentemente relevantes está reservado para aqueles que praticam o crime mais perfeito e conseguem escapar às malhas da lei.
A imprensa divulgou fartamente, em jornais, revistas e notícias jornalísticas via internet, a declaração de um político influente afirmando “que faria qualquer coisa, faria o diabo...” para garantir a reeleição presidencial. A depender da afinidade ou preferência, o diabo pode ser invocado à vontade mas não conduzirá a mente do candidato eleito, seja ele quem for. Vamos lembrar que o cancioneiro popular afirma que o “O Brasil é um país tropical, abençoado por DEUS e bonito por natureza”, no verso inspirado de Wilson Simonal. E os baianos sabem cantar o hino de Nosso Senhor do Bonfim: “Nesta colina sagrada/ mansão da misericórdia/ dá-nos a graça divina/ da Justiça e da Concórdia”.
O Brasil é um país predominantemente católico e sua Lei Magna assegura a liberdade de culto e de expressão. Assim, todas as religiões do seu sincretismo abençoado invocam a paz, a união, a justiça e a concórdia. Ateus ou agnósticos, todos desejam que energias positivas comandem o caminho e o destino dos brasileiros, até mesmo dos que não sabem o que fazem.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Flashs VIP

Essa semana teremos dias preciosos. Tem a missão dos brasileiros no dia do voto. Gostaria que o Brasil estivesse mais unido. Eu sou ferrenho defensor da Monarquia. É uma forma de governo menos corrupta. Amanhã, o dia dos santos São João de Capistrano, Vero e João Bondoso, Dia da Aviação Brasileira e Dia do Aviador. Sexta-feira, 24, dias dos santos Antonio Maria Claret, Evergílio e Marglório, inicio da Semana do Desarmamento, Dia das Nações Unidas e Dia do Desenvolvimento. Na sexta-feira, uma das escolas premiadas pela Educação, o Colégio Carrossel terá sua Eucaristia na Igreja Nossa Senhora de Fátima. Sábado, 25, é dia dos santos Baltazar de Chiavari, Crispin, Crispiniano e Frei Galvão, Dia da Saúde Dentária, do Cirurgião Dentista, do Sapateiro, da Democracia e Dia Mundial do Macarrão. Domingo da eleição, 26, dia dos santos Boaventura de Potenza, Damião de Finaro e Flório, Dia Nacional da Juventude e Dia Mundial de Oração pela Paz, dia em que o Brasil começará a contar uma nova história. Tive um presente da bela Dô, desembargadores Dolores Correia Vieira, quando fui conhecer com ela a Igreja do Frei Galvão. Que todos os santos nos protejam.

Eu e bela Dô, a bela Dô e eu, durante a grande viagem inesquecível para conhecer a Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Desembargadora Dolores Correia Vieira, a eterna dama do Tribunal.

Gustavão, do Bradesco, curtindo com sua Ana Liz, uma fofura de menina.

A médica de destaque no eixo Itabuna-Ilhéus, Dra. Rebeka Sobral Mello, esperando um novo herdeiro. Encontrei-me com ela e o maridaço, Durval Libânio Netto Mello, domingo no Morro dos Navegantes. Sempre linda.

Amiga Zenaide Magalhães, há muito tempo que não a vejo. Lembro de você com aquele salto 15 nas paradas de 7 de setembro. Continua linda. A filha teve a quem puxar.

Por onde você anda, amigo Márlon Viana? Que telas bonitas.

A Loja Detalhes é um desfile. Agora com o sucesso da novela global, o brilho está mais incandescente. Uma clutch e uma pulseira perfeitas. Para suas orelhas, essas jóias fantásticas. Viva a dama Nice Fagundes, que sabe como cuidar de sua clientes.

Alan Manoel Caldas fez aniversário. Foi curtido na internet. Está magérrimo, estudando muito. Sonhar, amigo, é sempre preciso. Quando o coração não aquece outro coração, é bom sonhar.

Claudia Doria Salomão, minha prima querida, no dinamismo telúrico. O Festival de Dança está próximo. Vamos lá conversar com ela para mostrar todos os detalhes.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Flashs VIP

Precisei recorrer a São Miguel Arcanjo, o grande anjo de Deus, na seleção de santos que nos protegem. Semana brava de outubro. A data maior de Miguel é sempre comemorada em 29 de setembro. É bom pensar nos santos e nos anjos com grande fé.

Onde foi esse casamento, Arlette? Você não me convidou. Você lembra de seu casamento em Salvador, onde você só chorou muito quando eu cheguei? Parabéns.

Uma foto tão linda eu não posso deixar de publicar. O gato Thiago Habib.

No mês das crianças, é sempre prazeroso curtir as poses deles. Maria Fernanda e Gustavinho, netos de Margaridinha e Tonho.

A côrte da Gastronomia em altos momentos com a nossa Daniela Façanha presente em jantar beneficente para o Hospital Pequeno Principe.

Busquei essa foto antiga no perfil da amiga Ceres Marylise. Ela conta que os meninos pirraçavam ela. Lembrei-me de um texto do escritor Antoine de Saint-Exupéry falando das brincadeiras de crianças.

Eu conheço esse jardim, Carol. Você está bela.

No dia do poeta, eu reservei esse espaço para um dos jovens e belos escritores, Antonio Nahud.

Fran Sergio, o menino do Rio, da Beija-Flor de Nilópolis, um encanto de personalidade. Grande carnavalesco.

Mês das crianças, não sei se você é menina, mocinha, ou modelo, a minha afilhada de Ibicaraí, Gaby Coelho, sofisticadíssima.

Um flagrante do amigo médico, Carlos Eduardo Galvão, e sua filha, também médica e que casou recentemente, Maria Eduarda. Felicidades para os dois.

Você enriquece o nosso espaço, belíssima Andressa Vaz.

Arlette Andrade Sales, você lembra a sua mama Marli. Está muito elegante, uma família tradicional da grande Itabuna.

Dia do Médico, essa tropa de elite, o pai, o médico Salomão, e seus filhos, também seguindo a carreira de Medicina, os novos Espírito Santo Doria Salomão, Reinaldo e Rafael.

Que linda foto do amigo com seus filhotes, a família de Alexandre Landi Viana.

Um prêmio é sempre bom na carreira do grande odonto, Dr. Helder Valiense, no flagrante recebendo o 3º Prêmio Qualidade Profissional.

Vitor Habib foi para Gramado, na serra gaúcha, e não me disse. Claro, foi com sua gata.

Outra netinha linda de Margarida Menezes, Maria Isabel.

O médico do ano, sempre atento à Medicina, Urandi Riella, em Orlando, Estados Unidos, no Congresso Internacional de Mastologia.

O casal VIP Marcia e Urandi. Ela sempre acompanha o maridaço em suas jornadas nos congressos de Medicina.

Loja Detalhes é o detalhe. Está chegando dezembro, e Natal é com esses presentes que encantam as mulheres. O azul saphire é um raro detalhe no trabalho de design clássico. Lindos de se usar. Use-as.

Claudia, prima, e seu filhão, que fez aniversário nessa temporada.

Carla e Silvano me acompanham desde os tempos da Casa Verde da Colina. Aviso aos senhores queridos para reservar a data de apresentação do Jantar da Águia Branca para os profissionais de imprensa, evento tão tradicional com mais de 30 anos. Será dia 9 de dezembro. Considerem-se contratados.

No Morro dos Navegantes, o jornalista Vila Nova avec num domingo festejadíssimo. Ela estava lindíssima.

Fotografado pelo meu maitrê favorito, Tião, domingo no Morro.

Tião, no Morro dos Navegantes, com seus vinhos de primeira selecionados.

Mattedi e suas musas, mulher e filha. lindas que parecem irmãs. Um desfile de óculos modernérrimos. O acontecimento é sempre no Morro.

Quem apareceu lá no Morro foram personalidades da cultura grapiúna, personagens famosas das Universidades de Itabuna e Ilhéus.

Quem foi abraçar Daniela no sufoco de sua la cuizine famosa foi o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, e sua deusa, Adryana Ribeiro.

Sempre que eles podem, desfilam sorrisos no Morro, mas na sua mesa, ninguém vai incomodá-los. Personalidades também carecem de privacidade.

Marluce, Gerente Geral da Caixa Econômica no Extremo-Sul da Bahia, sempre que pode, é uma cabeça coroada no Salão de Klaber Monti.

Agora ela é paulistana, a bela Maria Eugênia Andrade Manolo, sobrinha da dama Glorinha Galvão. Em Ilhéus para o casamento de Duda, Maria Eugênia escolheu Klaber Monti para entregar seus cabelos. Para mim, foi o penteado mais lindo da noite do casamento.

Klaber com sua afilhada Amelinha Silveira, filha de Valtinho e Leandra.

Dra. Cintia é uma tradicional cabeça coroada no salão de Klaber Monti.

Parabéns, bela Jacqueline Costa Lino, uma das estrelas soteropolitanas.