terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Charles Henri Jornal Agora [31.12.2008]

Agora 2009, o ano do Rei Sol
Pense, mesmo que o desagrado, o desconforto, a desesperança, as dores do mundo, de todo o mundo, e que todo mundo esteja presente e vigente.
Todavia, o brilho do sol pode ser o conforto e a esperança, afinal, o sol vai brilhar sempre. Esteja com o sol em você.



Mais uma vez a França se rende à região
A Maria Antonieta do século XXI não veio da Casa Real da Áustria como arquiduquesa, e nem o Zarcosi é o rei da França. Os tempos mudaram. A nova Maria Antonieta, a rainha francesa, tem um super currículo moderno. Foi cantora, modelo, e atualmente, como primeira-dama, traz a simpatia e faz a Europa reviver os tempos de Lady Di, e na America, Jaqueline Onassis. Tem simpatia sofisticação. O mundo está deslumbrado. E o Brasil não ficou de fora.
O presidente, que não tem nada de rei e de Degole, o grande estadista que ficou na história por dizer que “o Brasil não é um país sério”, é um jovem talentoso, e aqui no país abriu os braços da França para o Brasil. Mas cuidado com as Copas, porque nas últimas, um certo Zidane estava lá. O casal, depois da oficialidade no Rio e em São Paulo, esnobou a corte brasileira e se hospedou aqui na terras do Cacau, pertinho da gente, e eu creio que muitos não se deram conta da importância que falta à mídia dizer que essas terras são dadivosas. Uma pena. Durante a permanência do casal vip internacional de um dos maiores países em liderança, se ameaçou uma visita do casal aos monumentos históricos de Ilhéus. Lá ficou as autoridades “Esperando Godot”. Tinha até quibes em bandejas no Bar Vesúvio, mas eles não vieram. Preferiram as águas azuis de Itacaré. Aliás, a primeira-dama da França é herdeira de uma das maiores propriedades dali.
Não é a primeira vez que grandes personalidades francesas visitam a região. Em passado não tão remoto, no Restaurante do saudoso Lord Hotel, a convite de Jorge Amado e Zélia Gatai, o grande filósofo Jean Paul Sartre e sua mulher, a escritora Simone de Bovoir, lá pernoitaram, atravessaram a Quintino de Bocaiúva e vieram para o lado de cá, passando no corredor da celebridades. O restaurante ficava na antiga Casa de espetáculos do Lord Hotel, do inesaquecivel e maior hoteleiro desse interior da Bahia, Nelson Muniz de Barreto. Justino, o maitre da época, os serviu sem saber que representação internacional tinha aqueles nomes. É isso aí. A magia dessa região fascinante faz de épocas em épocas, emoções que a gente nem sabe o que o mundo poderia conhecer das terras onde o cacau plantado já foi o melhor do mundo e eles quase deixaram acabar.
O turismo está aqui, depende de nós, das nossas criatividades. Afinal, não é todo dia que o presidente da França e sua primeira-dama, um dos destaques da economia mundial, andam de pés descalços nas areias desse pedaço de Brasil esquecido e deslumbrante.



No espetáculo anual do Ballet
Uma das personalidades femininas de maior destaque durante o ano, a empresária Elaine Reis Carletto, e sua primogênita, já fazendo 10 anos nesse verão, Maria Paula.



A dama do Ballet e Papai Noel
Claudia Dórea com o espetáculo Natal fechou uma etapa social e cultural. Nesse flagrante, ao lado do colaborador dinâmico Eduardo Brito, o Papai Noel tema, e promete já em pauta os 20 anos da Tchu&Cia. Garanto que ela está dividida num grand festival inspirado na Broadway, ou também uma dança representativa de todo o mundo. Mas temos tempo, o ano somente começou.



O presépio da sagrada família
Nos festejos natalinos, a simplicidade, um charme cultural de uma tradição católica é a beleza dos presépios armados em grande parte do mundo. O meu, numa seleção itabunense, foi escolhido como dos mais bonitos. Com peças guardadas de minhas avós, me dá muito orgulho em armar e mostrar a vocês. Quem cultiva essa arte com fé, sabe que só pode desmontá-lo após o dia de Reis, em 6 de janeiro.



A juventude, a esperança
Geraldo e Tiza, os irmãos Veloso Correia, já atuam como estudantes de Medicina e passam férias na nação grapiúna na residência dos pais, o casal Marta Geraldo Correia.



As inesquecíveis Placas Douradas
Foram 24 anos de sua realização. Estou devendo a Itabuna e Ilhéus a sua realização para, propositalmente, lutar bastante e fazermos 25 anos da Placa Profissional Padrão Itabuna Bahia Brasil com a Placa 100 anos, visando o tempo que a gente inicia para o centenário de Itabuna.



A Arte dos Cartões de Natal
Para a Desembargadora Federal do Trabalho, Dolores Correia Vieira, a arte de fazer cartões é uma tradição de elite, de carinho, simplicidade e elegância. Todas as lembranças são muito bonitas e bem recebidas. Mas especialmente para a grande dama, a escolha das mensagens, os cartões, os selos, tudo lembra um prodígio, uma ação cultural que o tempo vai esquecendo. Valeu, bela Dô, mais que tudo, a arte de Natal é mensagear bons e excepcionais períodos representados em detalhes que é um verdadeiro encanto.



Comer bem
O sabor das ceias tanto nessa época de fim de ano como nos períodos das realizações que marcam todo um tempo. Esse buffet de assados, que inclusive tivemos o critério de escolhe-los foram as peças mais cobiçadas nas mesas natalinas no Rio e em São Paulo. Os assados bombaram.



Cabeças coroadas
Sem duvida, o profissional Klaber Carvalho tem o dom de encantar as mulheres da Bahia, daqui e dacolá. Ele faz viagens periódicas e atende em Salvador. Neste flagrante, a maior confeiteira e doceira do Sul da Bahia, Sra. Bernadete, se preparou com Klaber e está aqui na famosa sessão Cabeças Coroadas.



A dama dos grandes buffets
Renuza Grecco Zanon incluida na relação dos destaques femininos do ano. Guardamos para ela este especial que inicia o novo ano. Além do talento de preparar grandes recepções, ela tem um departamento monumental em aluguel de peças para todo o tipo de evento, com um numero faraônico. O conjunto de toalhas, coberturas, capas, cortinas, dão para fazer sucessivamente dez buffets em um só momento, sem contar uma boutique de toalhas fantásticas.
Bandejas, richots maravilhosos, talheres, copos, taças, e todos os arabescos de cristais, em prata e ouro, recém lançados no sul, ela já os trouxe para deslumbrar em momento globais as super recepções. Nada tem igual e nem se come melhor do que no buffet da Sra. Renuza. As trufas estão indo para exportação, as cascatas de chocolate, afinal, quem sabe o que é bom, merece o que é de bom gosto e classe. Além de vários casamentos para esse mês, um bem especial reservado para o dia 30 de janeiro está recebendo uma dedicação magistral.

Nenhum comentário: