sexta-feira, 2 de maio de 2014

Flashs VIP

O martírio dos anjos. Por que os anjos morrem? Há de ter, a gente sabe, acredito, um espaço reservado por Deus para eles. A vida tirada de nossos convívios em situações dramáticas desses anjos de esperança, como se os fatos nos mostrassem brutalmente a presença de Deus. Não tem outra explicação. A gente acaba amargurado, sofrido. Não tem como sentir tanta tristeza com a impunidade e insensatez da propria vida. Ah, Deus, como reconstruir pedacinhos de céu em nossas almas aflitas, jogadas ao sentido da busca e conquistas para acabar indo a lugar nenhum. Deus, eu te peço perdão.

Os artistas deram preferência ao Morro dos Navegantes, saboreando as delícias da Daniela. Na temporada de sucesso do Aleluia Ilhéus Festival, acontecendo em seu segundo ano. Nos flagrantes, Heloisa Perise, Nando Reis, Tatau (Banda Araketu) e Zelia Duncan, todos ao lado de Daniela.

Domingo no Morro, de novo. Luz e charme, pratos divinos. Um convite para banquete. à esquerda, Carpaccio de polvo com vinagrete de laranja. E à direita, Raviolone negro de aratú ao leve molho de curry.

Claro, ela tinha que estar lá. A poderosa Tânia Agra na ópera de Paris. Uma inveja danada, amiga, no bom sentido.

Bela e elegante como sempre, a dama da Hotelaria, Maria Josefina Vervloet Fontes. Toda uma atenção com seus mestrados e os empreendimentos do marido na Hotelaria. Fotografei o novo Hotel Tarik Express, ainda na metade. São quinze andares em construção, um esforço dos que acreditam no progresso de Itabuna.

Na Catedral de São José, Nossa Senhora pronta para o andor que a levará de volta para a sua igreja no bairro de Fátima nesse mês de Maria.

Detalhes para o Dia das Mães. Bolsas estonteantes e perfumes divinos. Só na Loja Detalhes.

Fotografei um dos nossos escritores grapiúnas, Cyro de Mattos, lendo jornal no Shopping Jequitibá.

Dia 10 de maio Itabuna vai receber, numa produção da poderosa Maria Alice Araújo, a tropa de elite da política baiana, Paulo Souto e ACM Neto. Vamos dar um destaque para ACM Neto, prefeito de Salvador, capital que está linda e divina, o sonho de seu avô.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Flashs VIP

São João Paulo II, obrigado
Obrigado com muito amor, muito amor, carinho fraterno de paixão, a todos vocês, tantos que me dão atenção, uma atenção iluminada, pelo que sou, pelo que faço, o que fiz e estou fazendo. Como atinge a minha responsabilidade imensurável por isso. Vocês estão em meu perfil no facebook e em meu blog. São cinco mil amigos no Facebook e 225 mil acessos em meu blog, administrado por um escritor amigo, o nosso Ulisses Góes, que recentemente lançou seu novo trabalho literário, o romance "Efeito Cacaos", um sucesso, vale a pena conferir. Olhe, não dá para responder e nem posso pensar. Vou usar uma palavra de Deus para agradecer a vocês pelo carinho e atenção. Eu homenageio vocês por tudo o que vocês fazem comigo, dando uma força danada em meus sofrimentos e bullyings da vida. Sofro menos pelas marcas que o mundo me deu. Sei o que faço, pois foi uma forma de amor ao mundo que só alimenta a minha alma, o meu coração. Sei do carinho que vocês me dão, Deus é testemunha. O nosso São João Paulo II, quando esteve no Brasil, falou sobre a palavra obrigado. É mais forte do que pensamos. Estar obrigado a um dever de amor. Somos dedicados por atenção a todos vocês. Amigos, obrigado.

Dia 30 de abril, Dia Nacional da Mulher. De repente montamos uma tropa feminina de elite, um grupo fantástico de mulheres da nossa região. Homenageando todas, é um milhão de mulheres entre nós construindo mundos com seus talentos, sua dedicação e sua arte. Adryana Magalhães Ribeiro, Elaine Carletto, Marcia Esquivel Riella, Soraya Gesteira, Leila Portela, Dolores Correia Vieira.

O novo perfil do grande amigo Fran Sergio, um dos reis da Sapucaí. Já na batalha do grande carnaval da superação.

O presidente da OAB de Ilheus, Marcos Flávio Rhem, numa dinâmica operacional fantástica, ainda muito cumprimentado pelo sucesso em trazer para a região a Dra. Eliana Calmon, ex-presidente do CNJ, ex-ministra do STJ e pré-candidata ao Senado. A futura senadora deu entrevista na TV Itabuna.

Detalhes para o Dia das Mães, e sempre. Mamãe quer jóias e acessórios, e perfumes da Loja Detalhes, no Shopping Jequitibá.

Helder Valiense, o odontólogo número 1 em Tecnologia. Seus trabalhos em implantes sem dor são fantásticos. O professor Helder Valiense é um destaque na região com sua clínica. Aqui neste flagrante ao lado de seu amigo e colega, Marcelo Telles.

Poemas e poemas. Do passado, o grande Mauro Faustino, que tive o prazer de conhecer pessoalmente, é saudoso.

BRASÃO

Nasce do solo sono uma armadilha
das feras do irreal para as do ser
– Unicórnios investem contra o Rei.

Nasce do solo sono um facho fulvo
transfigurando a rosa e as armas lúcidas
do campo de harmonia que plantei.

Nasce do solo sono um sobressalto.
Nasce o guerreiro. A torre. Os amarelos
corcéis da fuga de ouro que implorei.

E nasce nu do sono um desafio.
Nasce um verso rampante, um brado, um solo
de lira santa e brava – minha lei

até que nasça a luz e tombe o sonho,
o monstro de aventura que eu amei.

Mauro Faustino

Do presente, o nosso Ulisses Góes, em destaque com o recente lançamento de seu livro "Efeito Cacaos". É também poeta.

Luminescência insistente

Esse seu rosto acenando sorrisos para mim
Esse olhar acendendo constelações sem fim
iluminando todas as canções que escuto
cegando meus pensamentos a cada minuto
Contínua vontade incontrolável de escrever
sobre tardes solares e supernovas explosivas
afogar o fogo congelante da solidão corrosiva
pintar de preto todas as placas de sinalização
Desconstruir novamente seu senso de direção
Seu silêncio queimarei com prata e música calma
Minha saudade será morta no calor de sua alma.

Ulisses Góes

terça-feira, 29 de abril de 2014

Flashs VIP

Hoje é dia de Santa Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja, lembrada no mundo inteiro. Em Itabuna tem também um patrimônio dessas irmãs que servem à Deus. Catarina de Siena (25 de Março 1347 - 29 de Abril 1380) foi uma leiga da Ordem Terceira de São Domingos, venerada como Santa Catarina na Igreja Católica. Catarina de Siena foi ainda uma personagem influente no Grande Cisma do Ocidente.

A grosseria de um espanhol, não de todos, atingiu o nosso baiano Daniel Alves, jogador da seleção brasileira de futebol. Um fato inusitado aconteceu. De repente, ao ir cobrar o escanteio, o jogador pegou a banana atirada no gramado e comeu. A mídia se deliciou e todo mundo agora está comendo banana. É um fato gritante. A atitude do jogador mobilizou toda a mídia contra o racismo. Se nós fossemos jogar a banana como simbolo de racismo, seria agredir um fruto saudável, um dos maiores alimentos.

Lembro-me da Bibi Ferreira, a nossa deusa do teatro, que só come banana. Os tabuleiros da Carmem Miranda, a eterna diva inesquecível, tinham bananas. Acho que o espanhol não foi burro. Ele acabou mostrando para o mundo a irresponsabilidade dele e a miséria humana da cabeça dele. Recordo-me de um grande escritor quando perguntaram a ele quem era, e ele simplesmente respondeu: "eu sou da raça humana".

Vamos embarcar também na banana, uma de minhas especiarias, e lembrar para vocês os turbantes de Carmem Miranda, de bananas fantásticas, cantando "South American Way". Burrice é ser racista.

Como se não bastasse, estou fazendo um tacho de doce de banana, um doce fabuloso servido com queijo, é fantástico. E eu saboreando a banana.

O aniversário da mama Vanda Britto do Espírito Santo é sempre um encanto familiar. A bela mama exigiu que só fossem os membros da família na casa nova do mano Marco Antônio. Curtimos muito, afinal, é uma preciosidade festejar o níver da mama, uma grande dama do passado de uma Itabuna de muito vigor e esplendor.

No aniversário da mama, eu e meus irmãos, meus irmãos e eu, Marcelo, Márcia e Marco.

No aniversário da mama, o brinde do vinho que é eterno.

Meu sobrinho que se formou em Jornalismo, Brenno Almeida Espírito Santo. Eu de salto, e ele bem mais alto que eu.

No aniversário da mama, a bela sobrinha Marcela.

No aniversário da mama, amigos em família.

Eu e minhas queridas cunhadas, poderosas, Regina e Aidê.

A neta de minha mãe, Alessandra, os bisnetos de minha mãe e o maridaço de Alessandra.

A mama, que não largou o vinho pois era seu aniversário, sua mana Cremilda e a minha prima Terezinha.

A mama escolheu um bolo de chocolate para lembrar de Itabuna.

Nanda Galvão dando um banho de tempero da Bahia no futuro genro, o médico Edgar Megre Carvalho.

Parabéns, linda e estonteante mulher grapiúna, Kaliana Fontes, pelo seu niver.

Thiagão Dantas, sua filha e neta de Malvaci Cabral já está deste tamanho? E eu ainda não fui apresentado a ela.

Belas na tarde-noite, Andressa Vaz e Jacira Sepulveda.

Em Paris, no coliseu dos teatros, a ópera de Paris. Encontrei esta imagem no perfil da amiga apaixonada por arte, Tânia Agra.