quinta-feira, 6 de maio de 2010

FLASH NA ACADEMIA

O casal com na academia, José Augusto e Neide Silveira.

Ângela dá entrevista para a TV Itabuna, um pouco sua terra.

Vice-prefeito Mário Alexandre, a acadêmica e a Deputada Ângela Souza.

Homenagem com a placa e corbei

A colocação do fardão pela acadêmica Eliane Sabóia

Dami Neide Silveira e o juramente

Academicos Dorival de Freiras e Eliane Sabóia

FOTOS GENTILEZA DE ZÉ CARLINHOS QUE FEZ O PROTOCOLO NA ACADEMIA

FLASH NA RECEPÇÃO


Consuelo Nascimento, Jabes Ribeiro e Katiussa Nascimento


Eduardo e Celeste Chalhoub


Gentil e Júlia Pires


José Augusto e Neide, e o filho


Joza Bezerra de Oliveira e Urânia Oliveira


Marita e Dorival de Freitas


NEIDE NA SALA DE AULA

Neide faz parte dos seres especiais que herdaram a dádiva de preparar os nossos filhos para a vida.
Vamos falar dessa pequena, grande mulher, a moderna especialista do futuro cibernético por todas as execuções acadêmicas e pedagógicas que se apreende o ensino. NEIDE NA SALA DE AULA seus textos tem as doçuras de um beija-flor, é como se colhesse flores nas relvas dos campos e as transformasse em cultura. A doçura de suas aulas nos faz lembrar momentos de deleite, comunicação do mestre ao aluno, uma cumplicidade maternal. NEIDE NA SALA DE AULA, uma estrela no palco, uma diva no cenário da opera, classe, palco, cenário, categorias divinas de uma verdadeira maestrina.
Para homenagear Neide nós esperávamos e me veio na memória o rufar dos TAMBORES à grande dama da cultura Marguerite Yourcenar na Academia Francesa, sua entrada triunfal referenciada pelos TAMBORES. Eu gostaria de tambores para homenagear Neide.
Mulheres acadêmicas neste país, nas cidades no mundo, a gente recorda a saudosa Raquel de Queiroz que a Intentona a trouxe para morar em Itabuna, a personalidade de Zélia Gattai deixaram marcas na Academia Brasileira de Letras. Hoje representada pela Nélida Piñon e Lygia Fagundes Telles. Neide para nós aqui em nosso mundo representa a conquista como os mestres que passaram na alma da gente.
Quem não guarda no recôndito canto do coração uma frase, um mimo de um mestre com carinho professor? Me recordo da minha adorada e inesquecível Valdelice Pinheiro “Este chão sou eu”, sua preocupação com o futuro a chegada da Internet que lhes afastaria o convívio com os alunos. Sócrates deixou Platão e Aristóteles caminhando na sua educação Peri patética. Nas aulas do mundo moderno são bem transcendentais e diferentes. No seu colégio, na sua sala de aula Neide Silveira é reconhecida na história de Ilhéus como o maior nome da nossa cultura presente.
Trabalhando muito, unindo o empresariado no ensino moderno, nos faz levar e conduzir para aplaudir Neide nas salas de aula.
Finalizando o discurso Neide citou poetas famosos mais a frase mais emocionante foi do seu neto o poeta Mirim Lucas Silveira.

NEIDE NA SALA DE AULA

A profissão do amor, da sabedoria, a maior possivelmente de todas as profissões. O homem é preciso reconhecer e igualar como cientistas, O PROFESSOR, desde o modesto ensino das fazendas dos índios na catequese do aprendizado aos colégios e universidades.
Em seu discurso de gratidão em reconhecimento Neide Silveira, citou em seu texto preciosidades, CHARLES CHAPLIN, CORA CORALINA, FERNANDO PESSOA, entre tantos clássicos de seu aprendizado por uma Ilhéus nascendo, cidade escolhida por ela preparando o futuro e cumprir sua missão.
Do seu currículo esplendoroso acrescentamos a ele, quase duas décadas e meia educando um número incontável de seres, criança, adolescentes educadas no SÃO JORGE DAS ESPERANÇAS, outra criação dela para atender sua missão com Deus, parir o ensinamento da educação – um dos maiores colégios – gosto da palavra colégio, Faculdade, Academia do nosso Estado, e quiçá o nosso estado Norte e Nordeste.

A GRANDE DAMA DA CULTURA ILHENSE OVACIONADA NA ACADEMIA

NEIDE SILVEIRA DE SOUZA TOMOU POSSE NA ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS SUCESDENDO O ACADEMICO E SAUDOSO JORGE CALMON
30 DE ABRIL, DIA NACIONAL DA MULHER

Recepcionada pela Presidência da Academia, o professor de história acadêmico Carlos Alberto Arleu Barbosa, revir amigos acadêmicos tão preciosos Eliane Sabóia, Dorival de Freitas, João Higino, Jabes Ribeiro, Ciro Mattos, Hans Schaeppi e tantos outros.
A professora de aulas preciosas de um texto lúcido, exemplar e criterioso, pleno de conhecimentos e cheios de amor.
Neide Silveira faz parte de uma elite de mestres que são verdadeiros alicerces do ensino, da cultura e da educação.

RECEPÇÃO NA VIVENDA DO CASAL NEIDE SILVEIRA JOSÉ AUGUSTO CARVALHO

Uma comemoração com um jantar especial para festejar o brilho e glamour na posse da mais nova acadêmica. Boa Vista do Pacheco, Rua Manoel Fontes Nabuco.