sábado, 12 de maio de 2012

Charles Henri Jornal Agora [12.05.2012]

Homenagem especial às mães
Márcia Esquivel Riella e Humbertinho

Fábio Fagundes, Felipe Fagundes e Nice Fagundes

Rouzineire Kloss Knaak de Abreu, Bruno e Vitor

Vó Maria Luzia de Mello, Mônica Torres, Pedro e Artur

Clécia Fontes Cedro e Tiago

Maria Josefina Vervloet Fontes e Tarik Neto

Soraia Gesteira, Felipe e Ana Luisa

Elaine Carletto, João Paulo e Maria Paula

Maria Fernanda Nunes Galvão, Carlitinho e Duda

Leila Portela e todas as suas crianças do Colégio Carrossel


Vera Lúcia Maron Dórea Gomes da Costa, Christiane, Carolina, Luciana, Graice e Ricardo

terça-feira, 8 de maio de 2012

Charles Henri Jornal Agora [28.04.2012]

Hotelaria, a arte da comunicação
Tem que ter talento para se dedicar, acompanhar as mudanças no tempo certo, na vivência do reino da Hotelaria, que é sempre um tema fascinante.
No mundo, a história dos hotéis famosos mereceram capítulos que fazem parte da nossa cultura. Quem não se lembra dos hotéis que a 2ª Guerra notabilizou, em que as invasões tinham como ponto de destaque os grandes hotéis. Paris foi a maior marca.
Ficou na história filmes como “Casablanca”, “A Ponte do Waterloo”. Em Nova Iorque, o Waldorf Astoria. No Rio, o Copacabana Palace. Em Salvador, o Grande Hotel da Bahia, atualmente na 3ª reforma.
A história das cidades, dos países, são contadas nas vivências dos seus hotéis.
Itabuna tem uma história de Hotelaria que iremos reportar em nossa próxima revista que já está em produção.

Em Alta, o Tarik Hotel, em 10 anos de sucesso
Vem aí o novo Tarik, com espaço para heliporto. A ampliação do restaurante todo de vidro, e a permanência dos eventos que marcam época, como as grandes feijoadas, e toda uma vivência empresarial, cultural, como na última quinta-feira chique no 1º Jantar Harmonizado. O Tarik Gourmet Restaurante teve uma presença de personalidades, jornalistas e de Marcelo Bastos, sommelier da Ana Import, de propriedade do cantor Bel, do Chiclete com Banana.
Para degustação de vinhos maravilhosos de reservas acompanhado por um Buffet charmossérrimo. Teremos que divulgar o que foi degustado na noite morna do outono no espaço chique do Tarik.
Welcome com Tapas de Haddock defumado com caviar negro, acompanhado de Prosecco La Castella Doc Superior, Valdobbiadene/Vêneto. Entrada com Salada de folhas verdes com Tartar de Salmão e Camarão, acompanhado de William Cole Columbine, reserva Chardonnay 2010. 1º Prato, Confit de Badejo com Aspargos aute e Risoto de Pera, acompanhado de Columbine, reserva Chardonnay 2010. 2º Prato, Pasta Italiana com Mix de Shitake e Cogumelos Frescos, acompanhado de Olarra Añares Crianza 2007. 3º Prato, Carré de Cordeiro Grelhado regado ao Molho de Hortelá Agridoce guarnecido com Purê de Mandioquinha, acompanhado de Encierra Reserva Premium 2008. Sobremesa, Torta de Chocolate com Farofa de Castanha e Calda de Frutas Vermelhas, acompanhado de Tuniche Llate Harvest 2010. Se deliciava rezando iguarias que a direção promete repetir.

O jovem empresário Tiago Fontes Cedro e a mama elegantérrima Clécia Fontes Cedro, sempre chique.

O brinde das amigas, damis Clécia Fontes Cedro e Maria Josefina Vervloet Fontes, expert em Hotelaria e terminando o Mestrado no Rio de Janeiro.

O casal mais solicitado da noite, o Deputado Federal e futura prefeita de Itabuna, Juçara Feitosa Geraldo Simões, e Sabrina, Livana, Eliane e Lucas.

Amigos se encontram em noite de brilho, Tiago Fontes Cedro e o Deputado Federal Geraldo Simões. A gente não pode de acrescentar no currículo de Geraldo a Universidade de Itabuna.

Os anfitriões proprietários do grande Tarik Hotel: Marcelo Bastos, sommelier da Ana Import; o médico e empresário, presidente da Associação Comercial de Itabuna, o empreendedor Eduardo Fontes; dami Maninha Fontes; seu primogênito, o Bacharel em Economista Tarik Fontes; e Bruno Almeida, representante de Ana Import.

O grande empresário da cacauicultura e do cafeicultura, competência e tradição, grapiunidade, Edmar Margoto.

Chiques na noite chique, Maninha para os íntimos, e Juçara.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Charles Henri Jornal Agora [21.04.2012]

A importância é ser cidade
Cidadãos, cultura, progresso, dedicação, amor. Sempre que a mídia nacional abre espaço para Itabuna, menos para Ilhéus bate muito, nós somos na opinião deles, a pior cidade do país, aqui impera o banditismo, a droga, o lixo como se todos os lixos do mundo fosse despejado aqui, a dengue é o pior do mundo, tudo de ruim está em Itabuna.
Se esquecem do outro lado da verdade, das nossas crianças nos colégios, dos desbravadores brigando sempre, de uma população que cresce assustadoramente visando o futuro e o progresso de  uma das cidades em que o boom imobiliário está em alta total. A medicina sempre foi um destaque. Tudo é prazerosamente grandioso para Itabuna. Criamos um Shopping que é o melhor do Norte e Nordeste do país, a sua população briga muito, ama muito, sem se importar que a politicagem local não acompanhe esse progresso, nós não merecemos ser injuriados pelos fatos que socialmente acontece em todo o mundo, em todos os seus espaços. Vamos acreditar em Itabuna, respeitá-la amá-la protegê-la, a mercê de Deus e da vontade dos homens de bem.

Flashs VIP
Eu e Juçara, Juçara e Eu, a sorte grapiúna está lançada, vamos ter uma mulher prefeita. Sábado ela vai estar no programa TVI falando tudo a este jornalista, numa entrevista bombástica, espetacular, sincera, preciosa.

 
A páscoa da grande dama Soraya Gesteira, com os filhos queridos um dos destaques maior do comércio conquistense. A expert em moda e campeã da Arezzo em quatro lojas vitoriosas, lá nas plagas do frio baiano. O primogênito engenheiro Felipe Gesteira Paiva e a futura advogada Ana Luisa Gesteira Paiva.

Os Queiroz na terceira geração. O advogado Bruno que estudou em Londres, o jovem empresário Henrique que esteve em curso na Austrália em sua formatura de administração e o engenheiro Rodrigo, com o casamento marcado para o dia 2 de junho com grande estilo na capital. São os Queiroz de Bezerra, filhos da senhora Ernesto Bezerra e Maristela Queiroz.

Os charmosos e elegantes Márcia Esquivel Urandi Riella recebendo em sua mansão no Jardim das Acácias, Eduardo Anunciação.

Nesse flagrante ao lado de um dos prócer da medicina Silvio Porto, João Otávio de Macêdo que essa semana merecidamente e orgulhosamente foi lembrado como médico jornalista para receber o título de imortal da Academia Regional de Itabuna.

Eles vão merecer a almofada vip com monograma de cem por cento clientes da Estilo XXI, um autorga dos empresários e proprietários. Leilane Barreto Rogério Rocha de Macêdo, claro na Estilo XXI.


Charles Henri Jornal Agora [14.04.2012]

A Páscoa de cada um de nós
É preciso acreditar, respeitar. Os novos caminhos tão áridos nos impulsionam ao signo da intolerância. Estamos agredindo mais sem razão de ser. Consequentemente, sendo agredidos. Buscamos uma paz difícil de ser conquistada. A intolerância tem o tamanho do crédito bancário, do desrespeito, da incredulidade. Os que estão bem pisam nos que não estão, e é por aí. Amar é preciso sempre, mesmo que a gente esqueça, temporariamente, da palavra amor. Afinal, o tempo é o caminho da felicidade. Perdoar é sempre preciso.

Flashs VIP
No Restaurante Palace, na atual temporada, os encontros estão se firmando pelo tratamento, pelo espaço, pela elegância dos profissionais e um Buffet inteligente. Nosso flagrante com o único profissional da região com a categoria de Chef formado na Suíça, Eduardo Almeida de Andrade Bittar. Ao seu lado, dois profissionais de tradição em Hotelaria, Bira e Ronaldo.

A bela e elegante empresária das mais dinâmicas de Itabuna, Elaine Carlleto, no santuário em sua mansão em tempo de Páscoa.

 
No Shopping Jequitibá, o lançamento espetacular da nova programação de um dos trabalhos mais inteligentes da televisão atual, BAHIA LIFE. Bombástico, sensacional. A matéria recente que abre a temporada com o artista Osmundinho Teixeira e um tour na Argentina do sócio da empresa, Lucas, brilhante. Em nosso flagrante, o diretor aniversariante do mês da TVI, Barbosa Filho; o criador, publicitário e apresentador, Eraldo Farias; e prestigiando o acontecimento, o diretor superintendente nacional da Ceplac, o inteligentíssimo Juvenal Mainard, que já está dizendo porque chegou.

Festejando o aniversário da super mama, Senhora Margarida Menezes, a filha Thaís e a herdeira Carolina Correia Menezes. No Palace, elas posaram para minha coluna e conversaram muito sobre os 15 anos da neta de Margaridinha e Tonho, e filha de Thaís, que será realizado no segundo semestre com pompas e circunstâncias.

Em almoço de Páscoa no Palace, o casal Francis Mary Oliveira Reginaldo Vital, os filhos Reginaldo Vital Neto fazendo Medicina, e o caçula Breno.

A senhora Magna Oliveira Franco, sua caçula Catarina Franco Rodrigo Mendonça, e o futuro herdeiro Léo, a caminho.

Festejando a presença em Itabuna do primogênito Adson Filho Franco, que estuda nos Estados Unidos, sua namorada Rosângela, e o casal Áurea e Du Franco. Sempre aos sábados no Palace.

Charles Henri Jornal Agora [07.04.2012]

Depois de depois
Agora o ano embala mesmo. Evidências políticas, quem sai na frente. Juçara Feitosa ganha nas pesquisas. Depois das semanas de final de ano, depois do carnaval que não tivemos, depois da Semana Santa, da Páscoa, Abril, o mês das flores amarelas, o ano começa a embalar. Feliz novo ano.

Lançamento do livro “Todos 
os Passos da Prótese sob Implante”
Ilhéus vai receber Prof. Dr. Paulo Vicente Rocha para o lançamento do seu trabalho especial na medicina odontológica. Na agenda para recebê-lo, Dr. Marcelo Teles.

A Águia Branca festejou a imprensa com jantar
Provavelmente a única empresa desse eixo que não se esquece dos profissionais da Comunicação. É uma tradição da Águia Branca há mais de três décadas festejar o Natal, o Dia do Jornalista, O Dia da Imprensa e datas muitos especiais. A diretoria se reúne com os porta-vozes das lideranças na área de comunicação.

Gilmar de Abreu, com sua elegância, conquista o mundo jornalístico da Comunicação. Seus eventos têm sido predominantemente modernos. O Top Ouro já deu uma repaginada e foi o melhor dos últimos anos. A noite dos jornalistas abriu espaço para todos os segmentos da Comunicação, entre jornalistas, blogueiros, marcando mais um êxito. Eu e ele, ele e eu e todos os jornalistas e comunicadores da região.

O novo casal 20 da comunicação dirige o Canal Oxente (www.oxentevirtual.com.br), Carla Priscila Alessandro Dantas. As matérias estão bombando. O que acontece no Canal Oxente é para o mundo todo ver. Acesse.

O jornalista e o músico na noite do jantar. Kokó cantou e como sempre encantou. Paulo Índio que fala, fala e que agora ninguém sabe o que ele cochichou no ouvido do vereador.

Todo homem dinâmico tem uma mulher de importância do seu lado. A Sra. do diretor regional da Águia Branca, Rouzineire Kloss Knaak de Abreu, elegância discreta e simples, ainda festejando a entrada do primogênito Bruno Kloss Knaak de Abreu na Universidade de Medicina.

A elegância e charme da simpaticíssima Ualicsene Santos, Assistente Administrativa da Águia Branca.

Filho e neto do amigão Silvio Roberto Brito, o Bob, degustando um sábado no Palace, Igor e o primogênito Gabriel Brito.

O Palace voltou a estar na moda. Um dos executivos proprietários Pablo John, Renato Rocha e Igor Brito.

Charles Henri Jornal Agora [31.03.2012]

Águas de março, prenúncio de outono
As estações chegam sempre. A gente é que não se dá tempo de percebê-las. O outono, chamado por um poeta de triste, pode nos trazer alegrias pelo menos das flores dos Flamboyans, dos coloridos Ipês e das flores amarelas de abril em tempo de amizade, de carinho e emoção.

Recepção dos Riella em homenagem a dami Glorinha

O casal hiper da tradição e competência e itabunidade recebeu em sua belíssima mansão no Jardim das Acácias, a bela Márcia Esquivel Urandi Riella no último final de semana. Foi chique e pleno de emoção, tinha amigos e convidados muito especiais para o almoço requintadíssimo, tudo preparado por Márcia e sua equipe. Ela fez questão.

Os casais amigos Marcinha e Urandi Riella e Nanda Eduardo Galvão. Dudu, na sua dinâmica na medicina da área de Angiologia, estudioso sempre, se distribui em atender nos hospitais de Ilhéus e Itabuna.

A felicíssima modelo e empresária, a bela Nanda, mostrando com orgulho o seu futuro neto, um dos herdeiros dos Galvão e Alvim e o primeiro bisneto da dami Glorinha.

Um carinho muito especial da dama tradicional Glorinha Galvão e o super médico, herdeiro dos Riella, Urandi.

Uma pausa em minha poderosa para fotografar a bela Márcia Esquivel Riella em uma tela em que o artista reproduziu toda beleza, todo charme dessa grande mulher.


No Palace, em temporada de movimento, um dos proprietários, Orleans Filho, e o deputado federal Geraldo Simões em marcante atualidade na cidade, em que foi homenageado com a candidata, sua mulher, Juçara Feitosa, na Assembléia do Estado em Itabuna, aplaudidíssimo com direito a medalha e tudo.


Dois dinâmicos na atualidade grapiúna: deputado federal Geraldo Simões, que consolida a vinda da Universidade Federal para Itabuna (aliás, ele é o pai da criança junto com o ex-presidente Lula); e Juvenal Mainard, superintendente geral, inteligentíssimo conhecedor das causas políticas e administrativas da cacauicultura, que está voltando à Ceplac em novos tempos, com um compromisso árduo e com novas metas, voltando à época do “pode e deve”.


Convite especial da mega empresária do turismo da Bahia, uma das mais responsáveis por mexer com Ilhéus, trazendo essa frota de navios que enriquece essa região em todas as temporadas, dami Avani Perez Duran, no flagrante com este escriba e Astrid Dujardin, Guest Relation Manager France do mega transatlântico Costa Fortuna. Esses encontros nos leva a viver, mesmo por um momento, a magia italiana.


A dama na tarde, Marli Fontes Midlej. Ela sempre chega bela e elegante, e distribui charme nas suas duas lojas, a maravilhosa Aroma House e na Avatim - Cheiros da Terra.

Charles Henri Jornal Agora [10.03.2012]

Humberto Salomão Mafuz

Se foi o último dos três maiores realizadores, idealizadores e construtores dos tempos modernos da cacauicultura. Um tripé que era formado por José Haroldo Castro Vieira, secretário geral da Ceplac; Paulo Cardoso Pinto, nas cooperativas do Cacau de Ilhéus; e no CCPC/CNPC, um dos seus maiores presidentes, Humberto Salomão Mafuz.

Esses nomes abriram portas nos ministérios, nas governadorias, fazendo vir reivindicações e respeito para Itabuna e Ilhéus, como nunca nenhum deputado da época conseguiu realizar. Esse respeito e credibilidade ao trabalho desses grandes homens deram uma época de destaque para a vibrante cacauicultura. A CEPLAC, quando foi sempre CEPLAC, na era de JOSÉ HAROLDO. Em Ilhéus, um dos maiores diretores dedicados às cooperativas, e conhecedor de todos os meandros da cacauicultura. Eram chamados para cargos políticos e públicos, mas nunca aceitaram. Eles eram uma espécie de governadores vivos e presentes da região cacaueira. Qualquer um dos três poderia concorrer a governadoria.

O passamento de Humberto Salomão Mafuz acaba definitivamente com o sonho nascido na ladeira da Ruffo Galvão, onde funcionava o PLENÁRIO DO CACAU. Depois veio a criação do verdadeiro PALÁCIO DO CACAU, considerada naqueles tempos como a ONU DO CACAU. Suas reuniões enchiam de orgulho o povo das cidades, com seus representantes, presidentes das cidades, as suas bandeiras e pavilhões no prédio, mais respeitado do que os próprios prefeitos. ERA O TEMPO DE OURO DO CACAU RESPEITADO E RECONHECIDO NO EXTERIOR.
Eu fiz uma entrevista, no auge das nossas revistas BAHIA ATUALIDADES, com Salomão Mafuz, o presidente na atualidade. Ele deu uma aula de toda a economia do cacau, que merece estar projetada em livros, porque naturalmente ele deixou para os herdeiros, inclusive guardou um rolo de fita do texto em que ele contava a origem do cacau e o roubo nacional da nossa lavoura. Ele tinha dados em dólares do que essa região já deu para a capital e para todo o Brasil. Humberto era um dos mais batalhadores, de tantos guerreiros que a cacauicultura revelou, como o saudoso Marcelo Gedeon, os irmãos Xavier, entre outros. Mas eu falo desse homem bravo e de bem, de uma honorabilidade ímpar e que o deixou quase pobre. Mas a sua riqueza está nos textos, nos conciliábulos guardados naturalmente no que restou do plenário do cacau que o governo federal nunca nos deu de volta, e que os cacauicultores da atualidade deixaram-no sem função.

Lembro-me que o Módulo do CNPC, em seu projeto, teria uma abóboda para servir a região. O governo federal não autorizou, embora o dinheiro fosse nosso. E o prédio ficou sem portas. Tinha entradas laterais, depois ampliado para um plenário que conta uma história de honras e bandeiras dessa nação cacaueira.
Humberto Salomão Mafuz era uma liderança inconteste. Abriu as portas do CNPC para a cultura com a fundação do PACCE, que ele entregou ao escritor Telmo Padilha. Promoveu cursos bilíngües nos departamentos do prédio. A arte era presente e viva em todos os registros de acontecimentos inesgotáveis. Sua ultima participação foi como convidado de honra na Casa Verde da Colina na posse da desembargadora Dra. Dolores Correia Vieira como presidente do Tribunal. Tem mais fatos profundos que a mídia e os jornalistas podem registrar, aliás, falaram muito durante a semana. Mafuz é um nome que não pode ser esquecido. A cultura estudantil deve saber o que esse homem representou para A SALVAÇÃO DA LAVOURA, em frente aos que tentaram acabar com ela. Hoje o prédio do CNPC está transformado em departamentos porque pertence ao Governo Federal. Não nos pertence mais. A Ceplac, eu ainda não sei como se segura em pé. As cooperativas fecharam as portas. Gente, que gente é essa, que região é essa que não soube guardar as heranças de homens tão nobres? Que país que nós somos que não podemos guardar, aprender, dar continuidade aos homens sérios, aqui os verdadeiros plantadores de cacau?
Fica aqui a mensagem à família dos Mafuz, do rincão do Itajuípe que já nos deu Adonias Filho. Olhe, vocês não vão deixar esquecer o bravo Humberto Salomão Mafuz.


A época dourada do cacau, o famoso CCPC que depois passou para CNPC, ali onde nasceu a construção da famosa ONU do cacau. Por mês às quartas feiras o prédio era engalanado com as bandeiras das cidades produtoras de cacau. Os cacauicultores tinham nome nacional, formavam uma verdadeira governadoria. Hoje o prédio não nos pertence mais e as bandeiras caíram dos mastros. Ali no Plenario na Rua Rulfo Galvão o presidente Onaldo Chavier, ainda entre nos Salomão Mafus, Adelson Benicio dos Santos, Marcelo Gideon, na outra extremidade Lirio Atanazi, todos em saudosas memórias. (matéria de registro em colunas especiais de aniversário da cidade)