sexta-feira, 28 de março de 2014

Flashs VIP

Quinta-feira, 27, na Catedral de São José, foi um dia muito especial. Padres, monsenhores e diáconos e todo o público católico presente para homenagear o aniversário do Cardeal D. Ceslau Stanula, que está em Itabuna há 17 anos. D. Ceslau adorou essa cidade com um trabalho pastoral esplendoroso. O povo aplaudiu e cantou parabéns, emocionando o pastor de Deus. No flagrante, no altar-mor da Catedral, D. Ceslau Stanula cercado pelo seu clero.

O bolo de aniversário para o nosso Bispo D. Ceslau, tendo ele simbolizado.

Sra. Ana Doria, representando a comunidade, entregou a corbelia de flores ao nosso Bispo.

Adoro crianças, adoro gêmeos. Na Missa da Catedral, uma jovem mãe com seus gêmeos Vítor e Vinicius, iguaizinhos.

A Câmara de Vereadores de Itabuna não deixou passar em branco o Dia da Mulher, uma festa muito bonita na AABB de Itabuna, palco de todos os eventos, que homenageou personalidades femininas coma entrega da comenda OCTACIANA PINTO. Aconteceu com a presença de todos os vereadores, além de convidados. A mesa principal presidida pelo vereador Aldenes Meira, presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna.

Nanda Galvão foi uma das homenageadas da noite, uma mulher que batalha, tendo seu curriculo muito aplaudido. No flagrante recebendo a homenagem das mãos da vereadora Carmem do Posto Médico.

Apresentada pelo vereador César Brandão, a homenageada Meire Kalid, presidente da Associação da Senhoras de Caridade de Itabuna, sendo muito aplaudida. Ao seu lado, a artista plástica Jane Bomfim.

Outra personalidade de destaque apresentada pelo vereador Ruy Machado, também muito aplaudida, a homenageada Miriam Paranhos.

Presença na noite da Miss das misses, Elisandra Curvelo, sempre um encanto de mulher.

A familia Galvão presente na noite de homenagens: dami Glorinha Galvão, a bela Nanda Galvão homenageada e sua nora Raissa Alvim.

Como se estivesse em uma passarela, flagrei a elegantérrima Fátima Cordeiro.

Outra mulher elegante da noite, Cibele Gava, sempre muito gentil, continua bela.

Uma das senhoras mais antigas de Itabuna homenageada pelo vereador Glebão, sendo uma das sensações da noite.

A bela Sylvanna Reis na sua Planeta Casa.

Eu e Marcos Flávio, Marcos Flávio e eu, presidente da OAB de Ilhéus, atuando nessa semana em que Ilhéus recebe uma plêiade de advogados e estudantes para um seminário. O Bar Vesúvio, nas sextas-feiras, tudo acontece.

O prato que Guido serviu para esse almoço da Confraria, acompanhamentos para um assado de se comer rezando.

A mesa do Bar Vesuvio é sempre aconchegante.

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, resolveu visitar a Confraria e tomou um chopp, ja que ninguém é de ferro. No flagrante, ao lado do empresario Luiz Carlos Emery Filho.

Quem também esteve o Vesúvio foi Leonel Cristo Pontes, ex-presidente da OAB de Ilhéus: Sergio Nogueira Reis, candidatíssimo a desembargador; Antonio Carlos Raposo, advogado; e Luis Eduardo Lins, também advogado.

Meu filho Alessandro me ligou para me dizer que serei avô. Proibo ser chamado de avô, o máximo é o que me chamem de tio.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Flashs VIP

"A Ascensão de Jesus", pintura do artista renascentista Giotto, de Florença, Itália, do álbum de pinturas clássicas que eu ganhei de presente. Livros são sempre bons, até mesmo os poderosos clássicos. Nessa semana de Quaresma, as peças do mundo dos artistas nos eternizam.

Hoje, dia do Cacau, festa do Cacau sem festa. Na história nacional e internacional, o cacau é um fruto de uma árvore milenar, fruto dos deuses, sendo usado como moeda em outras civilizações. Aqui na região, ele foi plantado em Canavieiras por um francês, e deu nome de um produto que foi o primeiro do mundo. Deixou de ser pela incompetência dos que herdaram e foram responsáveis por essa região. No passado, criaram o ICB, o CCPC (depois CNPC) e a desditosa Ceplac. Quando criaram o CCPC, sua sede era um prédio que a gente tinha orgulho. Uma vez por mês, as bandeiras dos municípios eram hasteadas, e chamávamos o prédio do CCPC de "ONU do Cacau". Eles sonharam em construir uma abóbada no prédio, mas o governo prudentemente não deixou fazer. E hoje, apesar dos grandes nomes que representavam a lavoura, como o saudoso Marcelo Gedeon, Humberto Salomão Mafuz, José Haroldo Castro Vieira, Rivadávia Alves de Macedo, Claudomiro e Onaldo Xavier, nomes que honraram essa cacauicultura, o cacau sofre. A primeira e única Festa do Cacau aconteceu em 1970 e foi produzida por Marcelo Gedeon. Com a chegada da Vassoura-de-Bruxa, que historicamente nunca foi explicada, o cacau sofreu. Essa região teve que importar cacau. Mas o produto aí está. Cacau é um fruto de Deus, merece respeito. Voltou a ter esperança, mas não se faz nada pelo cacau. Comemora-se nesse país a festa da melancia, da jaca, do machiche, do mamão, tem até festa de xibungo. Mas o cacau não é reverenciado como merece. A Ceplac, que teve seu reino, passou a ser covil de políticos. Olhe, gente, a juventude precisa saber disso, do que foi e do que é o cacau, para cobrar muito a responsabilidade de quem nos deve.

Muqueca Arretada, uma maravilha do Bar Vesúvio para os ilheenses e os turistas.

Tivemos outras nesse concurso que se tornou nacional. Guardo como lembrança Leda Cezimbra Alves, que foi uma das Rainhas do Cacau.

A elegante e doce Betania Macedo usando um modelo nessa semana de Quaresma. Gostei da blusa.

As criancinhas da Escola Carrossel. Quando vou lá visitar Leila Portela, saio com a câmera fotográfica em cada canto flagrando essa crianças esperando pela atividades escolares e de ginástica, como lindos buquês de Primavera.

Está vindo a festa de aniversário de Duda, Eduardo Britto, do Cerimonial Maison Marie. Uma festa que promete. Será um Baile de Máscaras.

Tânia Agra agora é poderosa, estilista, desenhista, seu ateliê famoso, campeão dos carnavais da Sapucaí. Glória dessa mulher grapiúna que fez tanto pelo ballet. A sua bandeja está entre bordados, na simplicidade. Vou mandar um bolo daqui e uma xícara para você curtir em seus chás da tarde.

Meu sobrinho Brenno Almeida, formado em Jornalismo no mês passado. Gostei muito desse texto abaixo postado por você, Brenno. Nesse flagrante, curtindo o carnaval da Bahia entre amigos. Bravo, sobrinho!

"Kò má ìkú (nada de morte)
Kò má'run (nada de doenças)
Kò má sèjó (nada de problemas)
Kò má s'òfo (nada de perdas)
Kò má èpè (nada de maldades)
Àarín dede wa (entre nós)"

Nessa época do ano, meu pé de Alfazema está magnífico.

terça-feira, 25 de março de 2014

Flashs VIP

Vamos, Brasil! Não se pode, não se deve perder. Alguns brasileiros, para culpar políticos e suas falcatruas, desejam que o Brasil não ganhe a Copa. A Copa tão sonhada, já esteve uma vez no Brasil e perdemos para o Uruguai. O povo brasileiro tem que ter o seu Carnaval, seu São João, o seu 7 de Setembro e aprender a votar. O voto é que é uma lição para eles. Agora, produzir esse grande espetáculo do mundo e desejar que o Brasil perca a Copa é duro de se aceitar. Vamos viver o verde, amarelo, azul e branco do Oiapoque ao Chuí. Dar para essa juventude um exemplo de brasilidade. O momento é lindo. Cruel e medonho são os que ficam para trás nos escaninhos da incompetência nos culpando pelos erros que já foram cometidos. Ainda bem que a mídia sensacional desse povo brasileiro vai ajudar a conquistar o sonho dos nossos sonhos. Que venha a Copa, e o Brasil campeão. Para que maior resposta?

Gostei muito, querida amiga Tania Motta Moniz Barreto, roubei de você a sua ideia fantástica de plantar em Salvador o colorido de nossas florestas, flamboyans, acácias amarelas, brancas, quaresmeira, ipês coloridos, bouganvile, boca de leão, espirradeira, ecsórias, bela Emilia. Você diz que é tão barato, o barato é só curtir a preparação de um trabalho lindo. Aqui em Itabuna, a Beira-Rio bem que poderia saborear essas sementes. A Natureza é dadivosa.

Dr. Lucas Paternostro, de esporte aqui no Bar Vesúvio, de seu paizão. Lucas trabalha no CTI de Ilhéus e atua em Salvador. Gato, solteiríssimo.

Imaginem vocês na Rua Jorge Amado, em Ilhéus, o artista Tati Moreno criou uma peça maravilhosa representando Jorge Amado, um dos maiores escritores brasileiros, grapiúna da gema. Em Itabuna, seria atropelado. E finalmente acharam um local ideal com proteção para colocar a outra estátua de Jorge Amado restaurada. Ela ficará na Universidade Federal do Sul da Bahia, naquele espaço glorioso que foi o grande supermercados Messias.

O super médico especialista em Implantodontia, Dr. Helder Valiense, me recebeu em seu consultório, ele que me acompanha num trabalho sensacional. Valeu, amigão. Eu e ele, ele e eu.

Na equipe de Dr. Helder Valiense, a simpatia de Dr. Marcelo Ramos.

Sensacional desfile de Outono das peças magníficas de Nice Fagundes, da Loja Detalhes. Olhe, é de se ver e carregar para casa. Perfeição. O colar mais lindo da temporada. Fantástico.

Uma cliente delicadamente atendida na Loja Detalhes, no Shopping Jequitibá.

Encontrei na Achieve Languages Itabuna a bela Kaleandra Viana, uma atendente personalizada. Loura linda, foge à tipologia grapiuna, mas o pai é de Itabuna e a mãe é de Ilhéus. Ela é mana do artista plástico, nosso amigo Marlon Viana.

Quem parou no Bar Vesúvio foi a poetisa Ana Virgínia Santiago, minha amiga, e Tuca Sá Barreto Paraíso, esperando naturalmente os quibes.

A grande matriarca Margaridinha Correia Menezes e a prole simpaticíssima dessa família que é orgulho de Itabuna.

O sorriso da grande dama Celeste Chalhoub, que foi muito cumprimentada em seu aniversário, puxada para a piscina pelo seu super filho Ramon. Elegância até nas águas de março.

E tudo recomeça docemente no encanto da Tchu e Cia. Claudia Doria prepara uma fase nova na sua grande Escola de Ballet.

A empresária Andressa Vaz, diretora da TVCABO, a um passo de ser maneca. Beleza e charme não lhe faltam.

Estilo XXI, o palácio dos móveis em Itabuna, prepara a temporada nova dos Móveis Sierra com lançamentos espetaculares após o sucesso da recente campanha promocional.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Flashs VIP

O Outono é triste, a brisa dos ventos elísios nos trazem saudades tantas. Andamos a passos lentos, ora é chuva, ora é escuridão. Sentimos um aperto no coração, Nem tudo é alegria, nem tudo é conforto. Orar no encontro com as anjos, nos sentimentos humanos. Os que são insensíveis não sabem que o amor nos conforta.
Viver momentos de sonhos que nos formam sonhando de peças guardadas, almas esquecidas, figuras e fatos de pessoas que passam em nossas vidas, indesejáveis e desejáveis. São recordados de repente nos sonhos que nos surpreendem de personagens que se foram, reconhecimentos, sentimentos além da imaginação. Nós estamos aqui e acolá. Os sonhos medonhos que sufocam as madrugadas e se tornam pesadelos. Deliciosos sonhos de amor, encontros furtivos de anjos que passaram por nossas vidas.

Na Confraria das sextas-feiras no Bar Vesúvio, em Ilhéus, o Presidente da OAB de Ilhéus e presidente da Confraria, o elegante Marcos Flávio Rhem da Silva. Eu e ele, ele e eu.

Na reunião da Confraria do Vesúvio, esperando para comemorar o aniversário do Major Marcelo Barreto.

O major Marcelo Barreto recebendo presente do super Guido Paternostro Saback.

Na oportunidade, Guido abraçando o jovem deputado Pedro Tavares, que não estava na Confraria mas passou pelo Bar Vesúvio na última sexta-feira.

O bolo preparado por essa casa de sonhos da mídia internacional, o Bar Vesúvio, para o aniversário do major Marcelo Barreto.

Um abraço no amigo aniversariante, major Marcelo Barreto.

Os homens também cantam parabéns. Sexta-feira no Vesúvio é sempre um acontecimento.

No Bar Vesúvio, as hortências dos jardins da senhora Vera Paternostro.

Quando Alan Manoel Caldas me trouxe, no ultimo final de semana, um bolo, eu reuni as xícaras importadas da coleção para me lembrar de Salete e Tânia Agra, que curtem os bolos de Itabuna. São iguarias da Sra. Lindalva Arruda. Contatos: 3215.4022 / 8842.8148.

A bela e sempre elegante Tania Motta Moniz Barreto.

Gostei muito da nova foto pós-debutante de Maria Paula Carletto, agora em Salvador.

Maria Eduarda Galvão já é médica. Parece que foi ontem que eu fui ao seu batizado. Gente, o tempo passa. É uma das médicas dessa família que tem o maior número de médicos no Brasil. Seu bisavô foi um dos diretores da Santa Casa de Misericórdia. Parabéns para a familia Nunes e Galvão.

Olhe, a revista Bahia Mag é a melhor publicação da Bahia atualmente, está sensacional. Bravo, Eraldo e Lucas.