quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Destaques Virtuais de 2012

Flashs VIP Virtual
Destaque virtual aos meus fiéis companheiros de internet e redes sociais, personalidades em evidência no Facebook. Feliz Natal para vocês.

João Armando Machado, você é um destaque virtual 2012. Espero reconhecê-lo como empreendedor nato. Parabéns. Feliz Natal.

Elaine Paulo Carletto, o Casal 20 destaque virtual grapiúna. Esse mês, Paula fez aniversário e ainda continuará a ser comemorado. Eles merecem.

Laura Lima, a bela advogada que está sempre presente como uma das mais elegantes virtuais deste meu conteúdo de sucesso.

Eraldo Farias, gosto de você, seu talento, sem pose. Natural em sua prancheta de trabalho, criando o bom e o bonito. Parabéns, virtual amigo.

Flashs VIP

Bancário determinado
Gerente do Banco do Brasil, Euler Oliveira Paiva, gerente geral na agência Jardins. Em Barreiras, deu início a sua ascendência, e atualmente é um destaque em Itabuna.

Minha Coroa Imperial
Sei que vocês gostaram de minha Coroa de Reis. Meu caqueiro já está muito grande, e depois da temporada, iremos replantá-lo. E viva o Natal.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Destaques Virtuais de 2012

Flashs VIP Virtual
Destaque virtual aos meus fiéis companheiros de internet e redes sociais, personalidades em evidência no Facebook. Feliz Natal para vocês.

Salete Rebouças Salem, a minha eterna Miss.

Ulisses Góes, meu poeta amigo, amei sua poesia juntamente com essa pintura a óleo do artista alemão Caspar David Friedrich. Feliz Natal.

Betânia Macedo, a cara social do ano. Feliz Natal.

Ana Dória, querida prima, ele continuará sempre na sua saudade e em seu coração. Ah, minha doce menina das danças, da cultura e da tradição.

Fernanda Galvão, bela Nanda, o sol e a beleza do universo está sempre presente com você e com seu Dudu.

Marcos Flávio Rhen da Silva, você ainda será muito importante para Ilhéus.

Hortência de Santana, lembro-me dessa noite e de seu vestido, você estava linda. Hortência, gostência, a flor dos jardins.

Conceição Sá. Olhe, amiga, seu pai, o delegado que Itabuna não esquece, Pedro Marques de Sá, amigo de meu avô. É muita saudade. Feliz Natal.

Laureen Argollo, quando te batizei, você era um pouco assim, e agora está lá. Feliz Natal.

Marco Antônio Espírito Santo. Nem me lembrava mais que eu ninava você. Ah, esqueci e lembrei nesse Natal.

Felipe Paiva, lindão em Veneza. Afinal, a mãe é a Rainha de Conquista. E Felipe, engenheiro no eixo Ilhéus Itabuna.

Manu Berbert. Menina, estou ansioso. Quando você voltará? Feliz Natal.

Márcia Esquivel Riella. Sinha, só eu conheço você por esse apelido, e acho que seu pai e sua mãe. Lindona, esperando o Papai Noel? Ele já está aí com você, Uranda e seu filhotão.

Afonso Dantas e meu presente do ano, minha imagem criada a partir do Pocoyo. Amei de paixão.

Cássia Melo. Cassinha querida, amiga do meu face. Ah, como eu me recordo das festas que eu fazia para você.

Margarida Penha-Lopes, minha amiga portuguesa. Não esqueço de vocês. A sua mama que fez recentemente uma festa para vocês me deu de presente um prato inesquecível. Feliz Natal.

Maruse Dantas, Nadando no mundo, a nossa querida Maruse.

Flashs VIP

Para vocês, a minha Coroa de Reis
Cultivada em meu caqueiro há quase cinco décadas. É uma flor preciosa. Uma vez por ano ela brota da terra, na época do Natal, até o Dia de Reis. Originária de Moçambique, chamada também de Coroa Imperial, Corôa Africana, Coroa de Moçambique. Cultivar pequenas grandes coisas da vida e da Natureza é um primor. Esse ano, ela veio no Natal, indo até o Dia de Reis. Feliz Natal para vocês.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Especial Águia Branca

Águia Branca prorroga a promoção “Viaje Mais” até abril
Mais de 3 mil clientes já pontuaram na promoção Viaje Mais, e 1.107 passagens bônus (gratuitas) para viagens de Salvador para Ilhéus ou Salvador para Itabuna (ou sentidos contrários) foram resgatadas. A promoção dá direito a essa passagem a quem acumular cinco pontos de acordo com o regulamento.
A novidade é que a promoção, que seria finalizada em novembro, foi prorrogada até abril de 2013. O músico Oscar Mauchle viaja com frequência de Ilhéus para Salvador e, quando soube da promoção “Viaje Mais” da Viação Águia Branca, não perdeu tempo. Ele foi um dos primeiros a se cadastrar e retirar sua passagem gratuitamente, de acordo com o regulamento.
“Achei ótima a promoção. Com certeza, pretendo tirar mais passagens num futuro próximo. Pelo que sei, é a primeira vez que a Águia Branca prestigia o assim chamado "passageiro frequente" dessa forma, e eu acho isso muito estimulante”, afirma Oscar.
Ele ressalta que, muitas vezes, os horários dos ônibus são mais interessantes do que os horários dos outros meios de transporte. “Continuem a brindar os clientes fiéis”, deseja o músico.
Participam da promoção os passageiros da linha Salvador x Ilhéus ou Salvador x Itabuna (ambos os sentidos); a cada viagem realizada vale um ponto.

Cadastro 
Para participar, a pessoa deve se cadastrar. O cadastro pode ser feito em uma agência Águia Branca em Salvador, Ilhéus ou Itabuna, ou através do SAC (0800 725 12 11) ou ainda do SAC de atendimento exclusivo ao deficiente auditivo (0800 725 12 12), fornecendo as informações cadastrais necessárias e formalizar o aceite do regulamento,  assinando-o em duas vias em uma das agências da Águia Branca de Salvador, Ilhéus ou Itabuna.
Em seguida, no ato da compra do bilhete, o passageiro terá que solicitar a pontuação em seu nome, a fim de acumular os pontos e, posteriormente, resgatá-los na forma do benefício. Se não registrar a pontuação no ato da compra, o passageiro poderá pontuar após a viagem em até 60 dias após a data de embarque, ligando para o SAC – em horário comercial -  e fornecendo o número do bilhete.
Portanto, ao acumular cinco pontos, ele terá direito a resgatar uma passagem bônus (gratuita) para viagens de Salvador para Ilhéus ou Salvador para Itabuna (ou sentidos contrários) nos Serviços Double Plus, Plus, Executivo ou Convencional.
A viagem com a passagem bônus deverá ser realizada até o dia 30 de abril de 2012 em horário de sua conveniência, de acordo com a disponibilidade de assentos ofertados para essa promoção.
Todo o regulamento da promoção será fornecido no momento da efetivação do cadastro e estará disponível no site www.aguiabranca.com.br . Para adquirir a passagem, o interessado poderá acessar a internet, telefonar para 4004-1010; ou se dirigir à agência mais próxima.

Flashs VIP

Canto de Natal
Fui muito amargo comigo a semana que findou. Vai meu canto de orações, pensamentos determinantes, alvissareiros. Canto de lembranças, canto de perdão, canto dos inocentes, dos destemidos, canto da remissão de tantos pecados. Canto da saudade, da dor dos anjos, eternos anjos. Para você refletir e perdoar. Feliz Natal.





O premiadíssimo Edmundo Lemos
Nem bem regressou de Gramado (RS) onde foi premiado com o Troféu Amigo do Festival do Turismo de Gramado, Edmundo Lemos esteve na última quarta-feira, dia 12, em Itabuna, onde foi agraciado com a Placa Comemorativa do Jubileu Charles Henri durante jantar que acontece todos os anos oferecido pela empresa Águia Branca. E no sexta-feira, dia 14, esteve em Feira de Santana, onde recebeu o Troféu Quem é Quem em 2012, no Palácio Froes da Mota promovido pelo jornalista Antônio José Laranjeira, diretor da sucursal da Tribuna da Bahia daquela cidade.


Destaque natalinos
O destaque natalino vai para as Lojas Detalhes e Zip Náutica. A Loja Detalhes, bom gosto, categoria, charme, um verdadeiro presente para o seu Natal. Zip Náutica, a juventude de todas as idades curte o que veste melhor no homem moderno.

Lojas Detalhes



Zip Náutica


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Especial - Crônica


"Esse cara sou eu"
Lá na UESC, agora toda poderosa, que bom, graças a Deus, que possivelmente eu tenha ajudado a fundar, marchando com a camisa produzida pela saudosa deusa Valdelice Pinheiro, uma de suas reais fundadoras. Lá, conto com uma série de cursos universitários diplomados: Filosofia, Pedagogia, Supervisão, Administração, Psicologia, e Direito, com matrícula trancada no 3º ano. Esse cara sou eu.
Meu vestibular eu trouxe na bagagem do Rio, onde estudei no famoso Hélio Alonso, atualmente faculdade. Contudo, não me bastou ser aceito para realizar um doutorado tão sonhado. 
Em meu currículo lá se vão curtidos 30 anos de extensão universitária, cursos de Comunicação, Hotelaria, tudo o que se produziu nesse país para Jornalismo nas últimas décadas, eu participei, eu estava lá. Lembro-me do curso que tive a honra de participar, ministrado por Hans Donner, na TV Globo. Tenho todos esses diplomas. E os internacionais cursos de Jornalismo no eixo Rio-São Paulo. Esse cara sou eu.
Tenho no currículo uma porrada de revistas. Elas atualmente proliferam. Comecei em 1974, com o Bahia Sul, depois com meu saudoso sócio, Luís Wilde, a revista Bahia Atualidade Região Cacaueira do Brasil, com uma brochura sobre a cultura do cacau, publicado em 4 idiomas, uma publicação para o mundo durante 10 anos. Esse cara sou eu.
Ser colunista social me restou da fuga de tantos bullyings, a palavra da moda. Mas antes, era viado mesmo, bichona e tantos outros linguajares chulos da nossa medíocre cultura.
O QUE SOU, QUE COISA FAÇO, ESCREVO, PRODUZO SONHOS. Esse cara sou eu. Ao longo de 50 anos, todos os jornais da região e alguns da capital, inclusive o jornal A TARDE, publicaram minhas matérias. Era um orgulho meu em viagens para o Rio de Janeiro, comprar nas bancas da Avenida Rio Branco o jornal A TARDE e ver minhas colunas.
Coluna social não é uma piada no jornalismo. É um fato que venceu e representa na Comunicação todos os poderes e objetivos.
Falando de minhas revistas, são tantas publicações que ampliamos para a criação do Shopping News, sempre com textos primorosos, uma reunião de contos, reportagens, poesias (por que não me deixaram ser poeta?), crônicas, os prefácios editoriais, com presença de Telmo Padilha, Valdelice Pinheiro, nomes de quem foram meus verdadeiros professores. Reuni todos para uma publicação, juntando com os quatro livros que tenho no prelo.
Mas nunca fui chamado a participar de nenhuma dessas academias que proliferam e abundam na região. Acho que faz parte do bullying. Nunca tive emprego aqui na região. No Rio, quando adolescente, fugi da região para não envergonhar o meu pai, pois era catado pelos seus amigos por interesses obscenos. Lá, eu consegui empregos por concursos, fiz uma carreira, mas não me dá direito a aposentadoria.
Mesmo assim, não me tornei um acadêmico, sou um desempregado, sem plano de saúde. Considero-me sem eira nem beira, um “je vis de béc”, sem casa própria, vivendo de aluguel, com terreno invadido e despejado. Esse cara sou eu.
Ao longo dessa jornada de Itabuna e da Bahia, uma dedicação de um apoio considerável, nas reportagens amplas e muito bonitas. Creio, como promoteur, produzi quase mil eventos. Um currículo que conta as fantásticas festas das debutantes, as deslumbrantes noites de Gala, o êxito e o sucesso dos concursos de Misses e Rainhas, as gincanas de jovens. Shows trazidos para Itabuna, que incluo no listão o Rei Roberto Carlos, além de uma infinidade de estrelas do cenário brasileiro e internacional. Não foram somente artistas populares. Orquestras famosas, peças de teatro, ballet, óperas. Consegui, ao longo de árduas tarefas, produzir eventos que enobreceram a cidade e a região no antigo Itabuna Clube, no Grapiúna Tênis Clube (onde fiz a primeira grande reforma), na Cacau 2000, na Casa de Espetáculos do Lord Hotel, Boate Clube Amaralina e o Baba Caçola na Mangabinha. Uma infinidade de eventos com orquestras, shows, artistas, poetas, escritores. Não sei aquilatar o tamanho dessas megas produções. Afinal, esse cara sou eu.
Sou dessa cidade sem compaixão, já dizia o saudoso Alberto Galvão. Não me deram direito e a dignidade de participar de nenhum clube de serviços, embora tenha ajudado alguns. Lojas maçônicas, Rotarys, GAAC, Lions Club, qualquer entidade que congrega, acredito, personalidades. Nem os Homens do Terço eu mereci ser lembrado. Os amigos da Santa Casa, eu não tenho nenhum convívio com essas clássicas entidades sociais, beneméritas e seja lá o que for.
Lembro-me que durante as procissões, quando menino, eu perguntava ao meu avô, “Que homens de capa são esses?”, e ele respondia, “São homens probo, de dignidade intocável”. Pensei muito em dar continuidade a esse diálogo com meu saudoso avô, pois guardo na lembrança indesejável a amargura de ter sido bulinado por alguns deles. Eu creio que seja bullying. Por falar em bullying, me lembro de alguns deles. Um, quando um grupo de jovens de minha faixa tentaram me currar. Vestiram-me de menina, pintaram-me porque eles tinham que trepar com uma mulher. Como não era a mãe ou irmã deles, me vestiram com a roupa de empregada, que foi o que me salvou com os meus gritos, só para não rasgarem a roupa dela. O outro bullying foi quando saí do Divina Providência, vindo de um internato em Salvador, o saudoso Carneiro Ribeiro, e fui para um Colégio noturno, onde tentei fazer a parada de 7 de Setembro, que eram tão bonitas. Organizei tudo, já era um dom que nascia desde garoto, e nem os saudosos amigos e professores Nestor Passos e Plínio de Almeida, diretores do colégio, conseguiram que eu desfilasse com a bandeira do Brasil. Colegas rasgaram-me e disseram que viado não carregava bandeira. Teve outro bullying, são tantos. A Ceplac montou um curso da Adesg para diploma da Escola Superior de Guerra. Fui barrado. Nem Tia Rita, que me defendeu sempre, conseguiu me inscrever. Essa mágoa de levar a bandeira foi curada pela saudosa Candinha Dórea, grande dama e amiga que produziu a Marcha Com Deus pela Liberdade, e eu desfilei com a bandeira em um carro pela cidade. Esse cara sou eu.
Fora da região, no Rio de Janeiro, por indicação de uma das estrelas de meus shows, Eliana Pytman, eu comecei a desfilar na Beija-Flor. Lá se vão 25 anos. E lá do alto dos carros, eu sou um dos destaques, sou importante, e do alto eu só vejo itabunenses lá embaixo, na Sapucaí dos sonhos. Mas sempre volto à minha “Peyton Place”. Esse cara sou eu.
Perguntaram-me porque não me dediquei ao esporte. Se esqueceram que, pelo esporte, inaugurei o estádio de Itabuna, como presidente do Itabuna Esporte Clube por quase 4 anos, salvando o time da degola e dando um estádio para a cidade e ganhando o campeonato juvenil contra o Bahia, jogando na capital.
Lamento ter que buscar essas referências que o tempo marcou, e marca muito ainda. Sou amigo, quero crer, de uma sociedade rica, afinal, eu sou um pobre amigo dos ricos. A cara da riqueza. Esse cara sou eu.
Na televisão, levado pelo saudoso Manoel de Sousa Chaves (foi ele, sim!), emprestei um talento conseguido há duas décadas de promoções, e fundamos o Somos Nós, 10 anos no ar com a maior liderança de audiência na TV Santa Cruz, tirado do ar sem qualquer explicação até hoje. Querem maior bulliyng do que esse? Esse cara sou eu.
Vou utilizar nesse desabafo um presente do amigo Afonso Dantas, que caracteriza o que sou e o que sinto. Faltou somente uma pequena cruz na lapela.

Texto de minha autoria publicado em minha 
Coluna no Jornal Agora em 15 dezembro 2012.