terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Charles Henri Foco Regional [15.01.2009]

Ilhéus vive um Verão esplendoroso
Viu a velha nova ponte, trabalhada, bonita, com um tapete em cima dela? Acabou-se o drama. Bom, tudo bem. Mas a luta para uma nova ponte deve continuar.
O Verão na cidade limpa, trabalhada, com atenção renovada para os turistas mostra que Ilhéus enfrentará um futuro brilhante, investindo no turismo, sem medo de outras fontes da região, dessa Bahia do sul, que saiu na frente e está bombando. Ilhéus prova que não ficará de fora.

Os navios Transatlânticos cumprem a sua missão. Enchem Ilhéus de visitantes apaixonados por esse Brasil daqui tão pouco trabalhado e divulgado ainda. Mas tem muita gente do Brasil e do mundo todo levando um pedacinho de amor e carinho por essa.

As praias da Costa do Cacau tem recebido um tratamento especial com as máquinas nas praias tirando o que os rios da região despejam no oceano. Ninguém é culpado. Faz parte da Natureza. Limpar é preciso.



A Catedral
Esse postal verdadeiro foi brinde de muitos cartões durante as festas natalinas. Foi escolhido pelo jornalista Valério de Magalhães. É lindo. Ao lado do Vesúvio, é o point de todos os visitantes.


O texto abaixo chamou muito atenção, e recebemos aplausos de nossa coluna no Jornal Agora, e que emprestamos ao nosso espaço na Coluna Foco Regional:



Mais uma vez a França
se rende à região

A Maria Antonieta do século XXI não veio da Casa Real da Áustria como arquiduquesa, e nem o Zarcosi é o rei da França. Os tempos mudaram. A nova Maria Antonieta, a rainha francesa, tem um super currículo moderno. Foi cantora, modelo, e atualmente, como primeira-dama, traz a simpatia e faz a Europa reviver os tempos de Lady Di, e na America, Jaqueline Onassis. Tem simpatia sofisticação. O mundo está deslumbrado. E o Brasil não ficou de fora.
O presidente, que não tem nada de rei e de Degole, o grande estadista que ficou na história por dizer que “o Brasil não é um país sério”, é um jovem talentoso, e aqui no país abriu os braços da França para o Brasil. Mas cuidado com as Copas, porque nas últimas, um certo Zidane estava lá. O casal, depois da oficialidade no Rio e em São Paulo, esnobou a corte brasileira e se hospedou aqui na terras do Cacau, pertinho da gente, e eu creio que muitos não se deram conta da importância que falta à mídia dizer que essas terras são dadivosas. Uma pena. Durante a permanência do casal vip internacional de um dos maiores países em liderança, se ameaçou uma visita do casal aos monumentos históricos de Ilhéus. Lá ficou as autoridades “Esperando Godot”. Tinha até quibes em bandejas no Bar Vesúvio, mas eles não vieram. Preferiram as águas azuis de Itacaré. Aliás, a primeira-dama da França é herdeira de uma das maiores propriedades dali.
Não é a primeira vez que grandes personalidades francesas visitam a região. Em passado não tão remoto, no Restaurante do saudoso Lord Hotel, a convite de Jorge Amado e Zélia Gatai, o grande filósofo Jean Paul Sartre e sua mulher, a escritora Simone de Bovoir, lá pernoitaram, atravessaram a Quintino de Bocaiúva e vieram para o lado de cá, passando no corredor da celebridades. O restaurante ficava na antiga Casa de espetáculos do Lord Hotel, do inesaquecivel e maior hoteleiro desse interior da Bahia, Nelson Muniz de Barreto. Justino, o maitre da época, os serviu sem saber que representação internacional tinha aqueles nomes. É isso aí. A magia dessa região fascinante faz de épocas em épocas, emoções que a gente nem sabe o que o mundo poderia conhecer das terras onde o cacau plantado já foi o melhor do mundo e eles quase deixaram acabar.
O turismo está aqui, depende de nós, das nossas criatividades. Afinal, não é todo dia que o presidente da França e sua primeira-dama, um dos destaques da economia mundial, andam de pés descalços nas areias desse pedaço de Brasil esquecido e deslumbrante.


O Réveillon bonito do
Jardim Atlântico

Mantendo a tradição, Nea e Junior Machado premiaram a sociedade de Itabuna, turistas e alguns amigos de Ilhéus. A noite foi de brilho, emoção no ano que despontou dourado como o Sol. Valeu.


A bela Betânia, colunista de Itabuna, é um encanto
de presença nos acontecimentos sociais.


Os anfitriões elegantes e muito animados, Nea e Junior Machado


Este escriba, o apaixonado por Ilhéus, Edmundo Lemos, presidente da
ABRAJET, e o jornalista Roberto Santana, provando que a paz é atingível.


O que acontece nas
noites glamourosas


Claudia Dórea Espírito Santo, diretora do Ballet Tchu&Cia, e Rosana Bandeira, um destaque no trabalho de jovens carentes.


Glamour das senhoras da sociedade quatrocentona, dami Vera Lucia Maron Dórea Gomes da Costa e Silvinha Maciel Amorim


A juventude brilha no Verão Dourado da Costa do Cacau. A itabunense Manuela Netto, candidatissima ao certame jovem a ainda sem nome.


No Morro dos Navegantes, o estudante de Odonto, Frederico Funke de Araujo; Daniel, o diretor presidente de um dos grandes hotéis do bloco de Itacaré, Villas de São José, que tem uma parceria com os proprietários do Morro; o flagrante completa com o medico que contou maravilhas do réveillon, Theovaldo Araujo.



Théo festejando niver
Um dos jovens futuro do jornalismo regional, tem sido um baluarte dinâmico em sua atuação no nosso Foco Regional. Marcelo Araujo tem recebido os cumprimentos do mundo atuante da região, afinal, ele merece.

Em Alta
Um dos trabalhos mais bonitos na Costa do Cacau é realizado na Pousada Morro dos Navegantes, onde se come o melhor da região.

Em Baixa
Necessário se faz a exigência dos bafômetros que no sul do país tem diminuído os excessos. Nós precisamos deles aqui.

Nenhum comentário: