sábado, 28 de julho de 2012

Recordando no Dia da Cidade de Itabuna

Recordar é preciso
Está bombando e não chega tempo para responder a todas as solicitações. Beijos, beijos, abraços, abraços, e lá vai as marcas que fizeram história nessa postagem do Dia da Cidade, 28 de julho.

Mona monérrima maravilha Midlej
Grande amiga, grande estrela de primeira grandeza da alta sociedade dos anos dourados. Esposa do saudoso Calixto Midlej, foi presidente da Associação das Senhoras da Caridade de Itabuna, primeira-dama do Rotary e outros títulos. Mona, presença marcante em todas as listas. Essa foto foi de seus regressos ao Líbano, terra natal de seus antepassados.
Amiga, quero contar com você em meu Jubileu. Olha, bem que não queria fazer esse evento. Com você, não gosto de cobranças, não queria cobrar nada do que fiz. As consequências me jogaram na produção do evento a 6 DE SETEMBRO.
Mona, estou tendo muitos apoios, poucas decepções, pouquíssimas. Confesso que não queria testar. Lá se vão cinco décadas de produções de eventos. Só de artistas, ultrapassou a casa dos 300. Os eventos, os desfiles, as produções, com tantas parcerias, fizemos a conta que dá o milésimo gol de Pelé.
Já tive apoio, inclusive com a mega placa que recebi do CDL, que tem quase a minha idade de produções. É uma grande marca na presidência atual do nobre e dinâmico Braga. A Associação Comercial, na presidência de Eduardo Fontes, estou merecendo todo apoio. A Câmara de Itabuna, na presidência de Rui Machado, com moções. Ilhéus também. Lastimei a falta do Sindicato que apóia o comércio de Itabuna. Imagine, amiga, um comércio que não é apenas a Coluna Social. Eu tenho produções, realizações, trabalho efetivo nesse ângulo e em outros, porque atuei também no esporte, como Presidente do Itabuna, na direção do Grapiúna Tênis Clube, nas campanhas decididas. Lembro-me da campanha, após a enchente, com a primeira-dama Maria Helena Mendonça, da qual você participou, e tantas e tantas outras. Amiga, é tão difícil, não queria cobrar. Mas se a maioria se faz presente, sinto-me na obrigação de registrar os poucos que me deram as costas.

A eterna Miss. Olhe, Salete Rebouças, como esquecer você que foi Miss Itabuna, 4º lugar do Missa Bahia no ano de Martha Vasconcelos, que foi Miss Universo, e depois Miss São Paulo Cosmopolita. Salete, que desfilou para Dener, casou em São Paulo com Salem, e aqui, em meus arquivos, com o primogênito Salemzinho. Deve estar rapaz. Mande notícias, beijos.

Uma produção nossa para a Universidade no antigo auditório da Rádio Jornal, na presidência do saudoso Prof. Wilson Rosa da Silva. Foi um trabalho para notas. Gente, é fantástico reviver esse tempo.

Em 1977, no Líder Social de Buerarema. Não era só Itabuna. Todas as cidades brilhavam. Mirton Martinelli, onde está você, aqui nesta foto cercado de tantas pessoas carinhosas, inclusive o saudoso Serafim Reis.

Glamour Girl em 1983, na Boate Cacau 2000. Olhe, Antonieta, Nilsinho, os saudosos Suzane Clear e Serafim Reis.

Ela não é Gabriela, e ele não é Nacib. O casal Sirikiti Dóris Koela. Os atuais donos do Bar Vesúvio e também do Morro de São Paulo, em Pontal, além de outras propriedades. O Vesúvio é administrado pelo casal Vera Guido Paternostro, que também não é nem Gabriela e nem Nacib, mas na intimidade vem pagando micos.

Os grandes bailes das debutantes, o chique do Grapiúna Tênis Clube. neste flagrante, inclusive com a presença de Acácia Pinho, a maioria delas se formaram em Medicina.

Os shows famosos. O artista Sérgio Sepúlveda e a deusa da voz clássica Maria da Paz Jambeiro. O painel atrás do artista plástico Renart. A época dos grandes espetáculos.

Saudoso Luis Eduardo Magalhães no lançamento, na época, da candidatura de Fernando Gomes, que foi prefeito e agora é ex. E olhe, eu ouvi o buxixo dos mais buxixeiros. A campanha do atual prefeito à reeleição está balançando por motivos que vocês já sabem, e um expert político avisa que Fernando pode voltar a qualquer momento. Olhe, amigo, aviso, eu já estou vermelho.

Uma foto inesquecível. Quem nunca precisou deles no aeroporto de Ilhéus? Todo mundo da região conheceu 2, 3 e 4. Eram profissionais que atuavam em nossos embarques e desembarques. A responsabilidade era tão grande. Eu mesmo deixava quantias em dinheiro para pagar artistas nas mãos deles. Alguns aposentados, outros já se foram.

Flashs VIP Itabuna

Mais uma empresa para a região
Acompanhados do mega empresário Paulo Ganem, um dos exemplos de dedicação na região, o gerente de expansão do Grupo Dadalto, Wagner Lamônica (email: wagner.lamonica@grupodadalto.com.br), e o bacharel Leopoldo Daher Martins (email: leopoldo@avocati.adv.br).
Fotografados na área histórica do Vesúvio, vem aí mais empresas desse grupo poderoso do Espírito Santo para Ilhéus, Itabuna e mais cidades. A região ainda é acreditada, graças aos empresários. O Grupo Dadalto engloba as empresas Dadalto, DACASA Financeira, D&D Home Center, Promov e FEAD (Federação Educacional Antônio Dadalto).


Beija-Flor 2013
A presidenta falou de escola de samba. Na festa bonita da Copa da Inglaterra, a presidenta Dilma Roussef profetizou que fará maior na Copa do Mundo, inclusive com as escolas de samba, e aqui do meu arquivo, presente, o belo e elegante, um dos profissionais mais queridos do Rio de Janeiro, líder do grupo fantástico da super campeã Beija-Flor de Nilópolis, Fransergio de Oliveira, na prancheta criando o enredo maravilhoso "Amigo Fiel" para 2013.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Festas e Homenagens aos Santos

Semana da cidade, aniversário e
que todos os santos nos protejam

Dia 29 de Julho, São Pedro de casa nova na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com procissão rumo à Igreja no bairro do São Pedro.

São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, com carreata e passeata, muitas homenagens. A classe sofrida dos profissionais foi lembrada.


Sempre recordando tempos inesquecíveis
Vamos viajar em imagens tão tradicionais, tão pedidas e solicitadas. A propósito, nós agradecemos com muito carinho pela atenção.

Um flagrante inesquecível: o jornalista Willy Modesto, meio recluso mas em atividade em um dos maiores programas de rádio da região; Waldeni Andrade, recluso em Ilhéus; o saudoso Irati marques Ramos, diretor nacional da Nestlé e que se tornou amigo de Itabuna, promovendo o encontro dos jornalistas na Nestlé em São Paulo; o grande poeta escritor, saudoso Telmo Padilha; e o saudoso jornalista Nilson Andrade.

Uma foto inesquescível. D. Senhora ao centro, com suas moças, cada uma com uma história da campanha do Cruzeiro, que construiu a atual Catedral de São José. Posto essa foto e desafio vocês a mandarem os nomes. Viva Itabuna.

Um clássico dos grandes bailes de Itabuna. Este promoteur com a debutante Paola, filha do casal Hortência Galvão Filho, Aninha Aquino, deusa da elegância, e a grande dama saudosa, Wanda Queiroz.

Os júris famosos, com nomes famosos, de uma Itabuna inesquecível. Aqui, o cabeleireiro da época, Jeziel; Senhora Fiterman Tedesco; e os convidados famosos da época, o jurista Edvaldo Brito e o grande profissional de televisão, Hermano Henning.

Em Salvador, no primeiro concurso do Miss Bahia, quando fizemos a interiorização desse concurso, a Miss Itabuna foi a saudosa Catarina Moura Teixeira. Na capital, a convite dos associados, acompanhamos também Railda Cabral, representando o Clube 2004 da petrobrás. à esquerda está Elvira Falcão, que foi Miss Bahia de 1964, posando em um canhão no Forte de Salvador.

Nos bailes de debutantes, gloriosas noites do Grapiúna Tênis Clube, uma das estrelas da tradição, da cultura, da sociedade, que merece todo nosso carinho e atenção. Tia Rita, Maria Rita de Almeida Fontes. Esse ano ela foi madrinha das debutantes.

Chegando em Itabuna para ser homenageada no Grapiúna, Thelma Alaíde de Oliveira, que foi Miss Itabuna e Miss Bahia 1971. Essa entrada fantástica, da direita para esquerda: o presidente do Clube, saudoso William Setenta; o grande mestre da Odontologia, diretor social da época, Carlito Galvão; dami Glorinha Galvão; a elegante Mona Midlej; o rostinho de Margarida Setenta; a Miss; a madrinha e diretora da época da Ação Fraternal, Irmã Dalvanir do Rosário; na coluna, Selene Veloso; Dina Fontes; e na frente, Maria Alice Araújo. Era o comitê em homenagem à miss.

Tenho muito orgulho desta foto. Essa festa, realizada no Itabuna Clube, onde hoje é o Banco do Brasil. A foto do saudoso Maxwell. O clube foi todo forrado de cetim com apliques dourados. Os cantores do Rio de Janeiro, Carminha Mascarenhas e Rildo Hora. No palco, a Banda Lafayete. A outra atração da festa foi Ruth Lima, primeira bailarina do Teatro Municipal, com partner Aldo Lotufo. Quando eu lancei a minha primeira revista Bahia Sul, um Gala que teve o muro cortado por uma ponte até o jardim.

Um clássico do Grapiúna, o casal Edna Osmundo Teixeira, ele saudoso; a estrela da sociedade, a saudosa Candinha Dórea; O colunista social, saudoso Serafim Reis; minha saudosa prima querida Julinha Scofield Almeida do Espírito Santo; e na ponta o famoso artista Osmundinho Teixeira.

A eterna lista das elegantes que marcaram época nos anos dourados: Lúcia Midlej, Iris Barroco, saudosa Teresa Briglia, Regina Cravo, Eunice Sansão, Tiquinha Lino, Mona Midlej, Maria Alice Araújo e Glorinha Galvão. Elas, as vivas, maravilhosas, espero que marquem presença no meu Jubileu no dia 06 de setembro. Eu tenho esse direito de cobrar pelo menos a presença.

Itabuna era assim, em festas douradas com o brilho, o fulgor dos fogos de alegria e paixão por essa cidade amada.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Charles Henri Jornal Agora [28.07.2012]

Instituido 28 de Julho o Dia
de São José, o Padroeiro de Itabuna

Cogitado na época da escolha, mas bem que poderia ser Santo Antônio, que não ficou ofendido. Afinal, os santos são generosos.

Parabéns
Aos que tem paixão por essa cidade.
Aos filhos queridos, às vezes ingratos.
Aos que chegaram e amam como sua cidade materna.
E paciência aos que querem tirar dela muito mais do que contribuir.

Sem bolo, sem vela, sem festa, sem inaugurações, sem rainhas da cidade. Contudo, viva Itabuna, viva seu dia máximo, com seus 102 anos de cidadania, que nos afasta da Ilhéus quatrocentona só em decretos. É bom que essa terra também é quatrocentona. Não se pode distanciar Ilhéus, que fez aniversário no ultimo dia 28 de junho, de Itabuna. Cidade mãe com a cidade filha.

Previsão sombria
Não nos cabe mais uma enchente em que o rio nos venha cobrar na Cinquentenário.
O povo paga sempre a conta. Ludibriados, pode favorecer aos salários de R$10 mil aos seus enganadores. Isso tem que mudar. A cara da nossa cidade é outra.

Pequena história
Com o nome feminino, mulher, mãe, Itabuna novamente esperançosa que, pela segunda vez, pode ter uma prefeita. Eu era menino, boy na prefeitura municipal de Itabuna, onde meu pai era chefe de obras. Ali na Beira-Rio, hoje Prédio destinado a Justiça Eleitoral. Ficou na história quando uma vaca, debandada da beira do rio em direção ao matadouro, o povo colocava sal grosso no fogo para espantar a boiada. A vaca subiu a ladeirinha e tirou do escritório na parte térrea, a mesa do saudoso tesoureiro Eribaldo Dantas, levando-a no chifre. O furdúncio levou épocas.
Em um mandato tampão, a saudosa Namir Oliveira Mangabeira, substituindo o grande e também saudoso Alberto Coelho Meceder, secretário geral do prefeito Ferreirão. Namir, substituta, recebeu outorga de prefeita, nada mais que merecido. Era uma mulher talentosa. Quando eu levava os processos para ela, eu brincava porque ela assinava Namir O. Mangabeira. Aí eu falava em minha peraltice, “tem processo hoje, Ó Mangabeira?” Se a cidade tiver juízo e acreditar nos santos padroeiros e protetores, caminharemos para ter uma mulher prefeita.

Meu Jubileu agora é da Primavera
Comecei no Dia da Cidade, num baile famoso no Grapiúna Tênis Clube, que não existe mais, lançando a primeira lista de mulheres elegantes. Isso me marcou. Não posso festejar o Jubileu nesta semana, mas vou comemorar no dia 06 de setembro na AABB de Itabuna, com todas as pompas e circunstâncias que a data me merece e nos merece. Parabéns, Itabuna.

Olhe, essa foto histórica ainda resiste na fachada do prédio de uma das grandes famílias tradicionais, a família Freire, vizinho do poeta Firmino Rocha, que brincava comigo. Ele ficou famoso porque tem na sede da ONU o seu poema “E Deram Um Fuzil ao Menino”. O castelinho foi arrancado na calada da noite, por dentro, e depois sopraram o que restou no chão, e fizeram um condomínio de escritórios. Na outra esquina, essa igreja de Santo Antonio, o pedestal era tão grande que caiu, e ela foi transferida para a J.J.Seabra, hoje Cinquentenário.

Itabuna agora é assim, caminhando para o alto, cheia de esperanças. E que essa esperança seja respeitada.
Em meu Jubileu, vou resgatar, com 9 meninas lindas de Itabuna, todos os títulos e faixas que a cidade merece.

Olhe, Juçara, bonita, cheia de trabalho, fulgor. Mãe, avó, com uma caminhada espetacular, inclusive recebida pela presidenta, a brasileira mulher, uma das três mais reconhecidas no mundo atualmente, Dilma Rousseff. Aqui, neste flagrante, no Santuário de Bom Jesus da Cana Verde. Você tem essa obrigação de caminhar conosco para os sonhos de uma cidadania mais produtiva, de cara nova, de sonhos novos, de esperanças novas.

Flashs VIP Itabuna

Presente para Itabuna
O esperado mega projeto do Grupo Tarik Fontes a ser lançado, o hotel Tarik Business, ali em frente ao Shopping, ao lado do novo grande empreendimento dos Carletto, tendo à frente o já antigo Artumiro Fontes e o Hotel Tarik Plaza. Esse conglomerado de construções, hotéis, bancos, inclusive com heliporto no Tarik Business, com a Beira-Rio tendo espaço para uma nova ponte de acesso. É a Itabuna do futuro, como sempre sonhamos.

No Palace, a tradição presente
O casal Celeste Fernando Menezes, a carioca Mariuche Menezes Migliari e o sobrinho, o empresário Lula Menezes.

Festejando o novo advogado
Em mesa no Palace Restaurante, o dinâmico e empreendedor, jornalista do ano, Vercil Rodrigues, diretor executivo de sucesso da Direitos - Jurídica, Cidadania e Variedade (email: vercil@jornaldireitos.com.br / vercil5@hotmail.com).
A história deste rapaz orgulha a Comunicação. Eu, por exemplo, comemorando meu Jubileu, não poderia deixar de esquecê-lo. Em sua simplicidade, ele ainda entrega o seu jornal, além da revista, é acadêmico de Ilhéus e Itabuna. Grande marido da sua Angélica, que o ajuda muito e, além de tudo, formou-se em Direito e ganhou de presente o que estava festejando neste, a sua entrada na OAB. Ele terá Placa Dourada em meu Jubileu. Vercil está crescendo muito. No flagrante, o casal Angélica Dr. Vercil Rodrigues, advogados Anselmo Junior, Marcon Maciel, o empresário e futuro advogado Pedro Arnaldo, e a educadora Inatiane Martins. Todos os frequentadores no restaurante foram cumprimentá-lo. Esse dinamismo merece atenção e respeito.

A Inspiração da talentosa artista
Linda, Cláudia Dórea chegou, encantada com Dubai e China, se inspirando para um mega festival da Tchu&Cia.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

26 de Julho, Dia dos Avós


Parabenizamos todos os avôs e avós pela data festiva a ser comemorada no próximo dia 26 de Julho, Dia dos Avós. Para homenagear essas pessoas sempre queridas em todas as famílias, estamos publicando uma crônica de nossa saudosa artista cultural Valdelice Soares Pinheiro com o título de "Os Velhos", que será uma das páginas do próximo Shopping News que já está em produção adiantada. Aguardem, vocês ficarão encantados.

Os Velhos
Ah, meus velhinhos do Brasil, como é triste vê-los pelas ruas de minha cidade, abrigando-se sob as marquises porque não têm sequer uma folha de zinco para cobrir-lhes o corpo estropiado, a alma dolorida! Quantas vezes os encontramos nas alas indigentes dos hospitais, os bracinhos finos de doença, e tempo, e fome, as mãos trêmulas, soltas no ar, desamparadas, pedindo socorro, na pior de todas as misérias do viver humano que é a SOZINHEZ no mundo! Não, não falo de solidão, que a solidão é relativa, falo de sozinhes mesmo, este olhar para um lado, olhar para o outro e ninguém que sequer lhes diga bom dia!
Ah, esta dor ocidental, nascida de uma sociedade além de indiferente, desamorada, sociedade burra que faz questão de jogar fora, de sepultar antes da hora, o cabedal de afeto, de saber, de conhecimento, de amor, de sal, mas também de luz e de mel que vocês guardam nessas mãos medrosas, assustadas, tantas vezes fugidas para a esclerose como um modo de esquecer o presente, uma forma de, na memória do passado, achar um menino, um brinquedo, a própria inocência!
Enquanto outras civilizações preservam seus velhos com o maior zelo, como uma fonte de experiência fundamental, que é a própria experiência de viver, fazendo deles uma espécie de livro de consulta da sabedoria, do saber fazer tanta coisa que a gente não sabe mais porque a sociedade de consumo nos induz a esquecer, nós os consideramos inúteis, ridículos, trapos incômodos de quem procuramos nos livrar e os anulamos no esquecimento, no desamor, ou, mesmo por amor, por enganosos cuidados, fazemos com que se recolham à sua fragilidade física, os condenamos à imobilidade, acelerando, assim, a morte às vezes prematura de suas células, a esclerose, a caduquice.
Que pena! Que esperdício do ouro fino de sua madureza doce, de sua semente preciosa de onde poderiam nascer inclusive, árvores mais consistentes, plantinhas mais cheirosas, mais amorosas, menos violentas!
Perder o carinho, a paciência, a indulgência, o convívio dos velhos é uma coisa assim como que matar essa conivência entre a flor nascida e a árvore geradora, essa herança infinita que se guarda entre o fruto e a semente.