sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Flashs VIP Rio de Janeiro

Assistindo filmes maravilhosos e candidatos ao Oscar deste ano. No teatro, só vi "Alô, Dolly!", um musical com Marília Pera, fantástica. A maioria dos teatros do Rio foram interditados pelos bombeiros pois estavam funcionando sem condições de segurança. O filme "Os Miseráveis" é eplaudido pela platéia como se o povo estivesse assistindo a uma ópera, um musical com a presença de artistas maravilhosos, baseado num dos clássicos de um dos meus autores preferidos, Victor Hugo, que conta a história trágica de Jean Valjean e Javert . Uma pena que nós não temos salas de cinema em Itabuna.


Altar principal da Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, no Rio de Janeiro.

Eu ao lado da imagem de São José, na Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, no Rio de Janeiro.

Eu no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, para assistir ao musical "Alô, Dolly!"


Eu, Rogéria, Rogéria e eu nas escadarias do Cine Roxy, em Copacabana. Rogeria é um grande artista e fez vários shows para o nosso saudoso Dikas. Foi bom reencontrá-lo.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Flashs VIP

Agradeço e cumprimento todos os meus amigos pelos telefonemas e pelas mensagens carinhosas de aniversário.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Especial Grandes Itabunenses

Jubileu de Prata da Ordenação
Episcopal de Dom Washington Cruz - 1987-2012
Uma brochura muito especial contendo fatos históricos dessa personalidade que honra Itabuna.
No decorrer desses tempos, a mídia nacional vê Itabuna, esse pedaço de rincão, com efeitos sociais negativos em todos os setores. Itabuna é maior nas pragas, nos crimes, observe nas estastísticas, liderando o primeiro lugar na violência e na epidemia da Dengue. Existe um fascpinio em divulgar a negatividade de um padrão de vida que ocorre em todo o mundo. Veja os assassinatos de crianças em cidades americanas. Mas não vamos nos atrelar a esse tema. Nosso objetivo é destacar figuras itabunenses famosas no Brasil e no mundo, mostrando um quadro que orgulha os nossos semelhantes, nos dando coragem até para aceitar os absurdos de uma mídia mal informada.
Vamos começar com Dom Washington Cruz, que ano passado fez seu Jubileu de Prata de Ordenação Episcopal aqui em Itabuna, e poucos itabunenses o conhecem. Um currículo de um homem que escolheu o caminho de Deus, uma vida e ministério pregado por realizações de uma vocação dos homens que seguem a trilha religiosa.
Nasceu em Itabuna, e iniciou a Eucaristia em 1960. Fez seus primeiros votos religiosos na Congregação Passiniosta, seguindo para Roma dar continuidade aos seus estudos. Em 1971 foi ordenado Sacerdote na Catedral de São José, em Itabuna. Regressou posteriormente para Roma. Em seguida foi nomeado para as missões populares em Jequié. Transferido para Salvador como pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem. em 1987, é nomeado Bispo da Diocese de São Luís de Montes Belos, Goiás. Ainda em 87, foi ordenado Bispo da Catedral de Salvador, Bahia. Em 2002, é nomeado Arcebispo para a Arquidiocese de Goiânia. Uma construção de um período de evidências sacerdotais reconhecido por onde passou e onde atua. Sua eminência é um orgulho e destaque para Itabuna e para a Bahia. Sua vivência vai levá-lo ao Cardinalato. Vamos registrar algumas passagens desse itabunense que nos deu muitas glórias e acreditamos que pouca gente conhece.

Agora já são 25 anos de episcopado, dez dos quais em Goiânia. Aqui, tem exercido com zelo e dedicação sua grande missão de ensinar, santificar e reger o Povo de Deus, no seguimento de Jesus Cristo. Na dimensão profética de ensinar, orienta o rebanho com sua homilias e cartas pastorais; com sua atitude pessoal de conduta, oferece-nos um verdadeiro testemunho de fé. Se é necessário corrigir, não se omite e sabe fazê-lo com caridade, orientando-nos a todos, sacerdotes e fiéis, na fidelidade aos ensinamentos de Nosso Senhor.

Em Roma, com o Papa Bento XVI: amor à unidade.

Tragédia em Santa Maria

Diversão transformada em câmara de gás. A gente tem vontade de falar, de se manifestar, depor. É uma sensação humana social. Atenção, senhores promotores de eventos. Cuidados, cuidados não são demais, porque nós lidamos com gente, com almas humanas, e a responsabilidade é inigualável. Na emoção, eu confundi as cidades de Santa Maria Madalena, no Rio de Janeiro, terra da saudosa Dercy Gonçalves, com Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Que ela receba as orações em memória da juventude que se foi prematuramente e as famílias enlutadas. Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira de Santa Maria, rogai pelos gaúchos e pelos brasileiros.