sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Homenagem - Antonio Menezes Filho

Ele lutou muito, a vida toda, pela família, pela profissão, pelos amigos. Um homem dedicado extremado, uma personalidade que orgulhou a nossa geração. Se foi para o encontro de Deus o filho de Dona Bebe e seu Tonho. Antonio Menezes Filho que está na história de Itabuna pelo que fez, pelo que representou por orgulho de um ser humano como deve ser. Dele Itabuna vai gravar em seu livro a história de um homem bravo, um homem destemido, o marido de Margarida Correia Menezes, uma mulher, esposa, mãe, avó lutadora, exemplo de dignidade, exemplo de fé, de sacrifício. Os filhos de Tonho, os netos, as noras, todos tem o orgulho danado de ser amado por esse bravo homem. Itabuna de luto, um luto doloroso, um sentimento de perda que nos faz sentir impotentes, rezar, pedir perdão e desejar ardentemente que Deus cuide desse bom pai, desse filho, desse amigo.

A marca da presença que não se pode esquecer
Aqui, o pai, um dos grandes médicos, empresário, político, uma das grandes personalidades do mundo grapiúna, de uma Itabuna histórica, com um orgulho muito grande, casando seus quatro filhos, todos da área de saúde.
um nome legenda de competência, dedicação, amor a Itabuna. Em toda a sua carreira profissional somou méritos históricos inesquecíveis. Lembramos seu trabalho na cura de um profissional dos tempos de Itabuna no futebol profissional, o saudoso Elcio, um dos maiores centrais brasileiros, que quebrou a perna, foi desenganado para o futebol, e Tonho botou ele para jogar de novo. Sua medicina foi sempre um sacerdócio. Na política, Itabuna só esqueceu de elegê-lo prefeito. Na defesa da cacauicultura, foi um grande dirigente do extinto ICB. Tonho fundou, ao lado de nomes como ACM, a meca da televisão itabunense.
O médico Antonio Menezes Filho, um exemplo de dedicação e amor das grandes famílias brasileiras. Marco Antonio Vinicius Correia Menezes, médico; Gustavo Cassemiro Correia Menezes, odonto; Rodrigo Correia Menezes, médico; e o que estava faltando participar dessa sonata familiar, Casimiro Correia Neto. Nesse flagrante, não está a única herdeira da família, a economista Thais Correia Menezes, já casada, que deu o primeiro neto à família, Beatriz. Nossa homenagem à bravura, firmeza e determinação dos herdeiros Correia Menezes.

Um casal alegre, receptivo, carinhoso, dos mais destacados da nação cacaueira: Margaridinha e Antônio Menezes em pleno anos dourados.

Aqui, o grande médico e empresário Antonio Menezes dançando a valsa com sua filha Tais na noite de gala do Grapiuna Tênis Clube.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Flashs VIP

Dr. Jan Johann Reinel de Castro, um jovem cardiologista de excelente competência. Claro, herdeiro do saudoso médico que marcou história na Cardiologia grapiúna, Alair Castro, um professor, e da dama da Cardiologia, Fanny Castro. Todos os irmãos estão na Medicina. O jovem Jan Johann Reinel é brilhante, dedicado na Reinel Clínica Médica na Av. Aziz Maron, 1117, Centro Médico Artumiro Fontes, salas 701 e 702, fones: 3617.2245, 3211.7673 e 8139.9115. Cuide de seu coração, você está em mãos preciosas.


O médico Dr. José Dantas de Mello Neto, diretor da Lidi Laboratório, mudou seu perfil, tirou a barba, ficou mais jovem e comemora uma conquista de sua área que é um orgulho da nação grapiúna. Em tempo, vamos falar dessa láurea.


Agora é oficial, o novo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região é o desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira, com celebração e posse marcados para terça, dia 05 de novembro. Valtércio é um orgulho da nação grapiúna, de uma grande família que Itabuna acolheu. Uma carreira brilhante desse homem dedicado ao Tribunal. Uma longa história de bravura. Valtércio Ronaldo será homenageado em Itabuna em uma mega produção nossa marcada para sexta-feira, 29 de novembro. No início desse ano, Valtércio, tricolor sacramentado, recebeu o mundo do Tribunal como Corregedor e candidato à presidencia. Fui lá e o entrevistei, encantado com sua simplicidade, devoção, consciência plena do que vai administrar o maior Tribunal do Brasil, que luta pelo trabalhador.

Eu e Valtércio, Valtércio e eu. Aqui em Itabuna, temos recebido parabenizações e comentários pela vitória desse cidadão brasileiro que conquistou a Bahia no Tribunal.

Aqui em Itabuna, em Nosso Programa na TV Itabuna será reprisada essa semana a entrevista com Valtércio, onde ele conta toda a sua vida desde a época de estudante, fala sobre sua família, um trabalho vibrante e a sua posse como novo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, que não podíamos divulgar pois ainda não era oficial na época. Agora Itabuna e a Bahia festejam a conquista desse homem simples, dedicado, estudioso.

Brincos em filigrana com turquesa. O brilho, o esplendor, a classe e a elegância do que faz a mulher se tornar deslumbrante. Tudo isso com a assinatura da dami Nice Fagundes na Loja Detalhes.

Marcinha Cristina entre as estrelas do cenário social brasileiro e internacional. Lindo flagrante.

Amei essa foto do fotógrafo Hermes Polycarpo. Ele é daqui mas mora no Rio de Janeiro. Está vendo, Tina? Ele é premiadíssimo. A foto foi tirada na cidade satélite de Águas Claras no Distrito Federal.

Estaremos nesta sexta-feira, claro, no Bar Vesúvio, de Guido Paternostro, que acabou de chegar de suas andanças leonísticas para contar tudo para a gente.

Recordando tempos inesquecíveis
Você me pediu, minha prima Jeanne Brito, que anda atualmente em Portugal, e aqui está a foto. Você fazia um trabalho lindo de edição de imagens. Nesse flagrante do meu saudoso programa "Somos Nós", uma mesa de comemoração tendo ao lado o cantor Marcinho Setenta, e à direita, a grande dama da cultura, a estrela eterna Candinha Dórea, o escritor Cyro de Mattos, ainda entre nós e sendo premiado, e o escritor Telmo Padilha. Matou a saudade, minha priminha?

Recordando festas inesquecíveis para desembargadores presidentes: o grande amigo Dr. Roberto Pessoa, Dr. Paulino Cesar Martins Ribeiro do Couto e desembargadora Dolores Correia Vieira. Dr. Valtércio Oliveira vai entrar para esse naipe de inesquecíveis eventos.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Flashs VIP

Vamos dançar. Itabuna é uma cidade que conserva coisas preciosas, fatos e gentes que na função do seu cotidiano tem uma influência grandiosa na cultura, na educação e que contribui para a divulgação da cidade. A dança em Itabuna vem dos tempos de Tia Rita, em seu Colégio Gato de Botas, com sua professora Celeste. Vem da época das encenações coreográficas de dança. A própria mãe de Claudia Doria, Ana Doria Espirito Santo, teve momentos de danças em suas participações especiais. Lembro-me da professora Filomena Reis, de Tânia Agra e Adelaide Terranova. Foi aí que Claudia cresceu e iniciou seu trabalho. Adágio e La Cherry disputavam grandes momentos nos espetáculos em Itabuna. Mas foi Claudia Doria Espirito Santo Salomão que deu força e determinação para que a sua escola se ampliasse para outras cidades do interior da Bahia. Outros momentos existem, outras escolas participam desse momento cultural. Mas nosso destaque para a dança com maestria internacional é desse nome que se tornou uma marca registrada, Tchu e Cia. As crianças aprendem a andar na alfabetização e aos 3, 4 anos de idade, Claudia começa a contribuir com a educação dessas meninas. E lá se vão 25 anos. Os espetáculos históricos da Tchu e Cia levaram emoção ao Centro de Cultura Adonias Filho, que infelizmente deixou ou perdeu essa hegemonia cultural. Claudia descobriu e se descobriu no espaço nobre em Ilhéus, na Uesc, no grande Teatro Paulo Souto, que apadrinhou esse espetáculo, ganhando formas e contornos do profissionalismo que tem que ser levado à educação da dança como aprimoramento. Essa semana, a  ROYAL ACADEMY OF DANCE está na Tchu e Cia examinando as alunas, e elas tem um futuro, porque Claudia já tem professoras aqui e em outras cidades do sul da Bahia. Dias 29 e 30 de novembro no calendário, grandes noites de arte e cultura de Itabuna, este ano, o Gala 25.

A própria Claudia criou a ideia desse banner. Ela tem uma oficina de costura para fantasias e bordados, toda uma preparação que me lembra verdadeiramente as grandes escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo. O ateliê da Tchu e Cia é outra conquista.

Alunas dançam e se preparam para o evento de comemoração dos 25 anos da Tchu e Cia.

Esse painel exposto na Tchu e Cia que temos orgulho de participar com duas fantasias da Beija-Flor de Nilópolis, escola campeã do carnaval do Rio. Na foto, já na Uesc eu com Claudia com sua fantasia de Carmem Miranda, e o bailarino, coreógrafo e artista Eduardo Britto, que já tem anos de escola. São momentos que enriquecem os espetáculos das alunas que são as verdadeiras estrelas. Nós somos apenas figurantes.

A preparação para as aulas no encantado reino das bailarinas da Tchu e Cia.

Tudo na Tchu e Cia tem uma delicadeza extrema. Esses biscuits são fantásticos.

Em um espetáculo ao som de Tchaikovsky, a convite da prima, tive a honra de valsar com ela. Me emocionei.

A produção da Tchu e Cia sempre foi e continua sendo fantástica. Ainda no Centro de Cultura, esse elefante conduzia na época a pequena bailarina Maria Paula Carletto, hoje já debutante. Foi soberbo.

Reinaldo Simões Espirito Santo Salomão, futuro médico. Claudia, prima querida, a bela Marina Reis Ganda é candidata a lhe dar um netinho.

No flagrante, Reinaldo Salomão na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, como tenho orgulho desse menino, viu, Salomão e Claudia?

O médico Theovaldo Araújo, bom de bola e de papo, leva a sério a Medicina. Amanhã ele está seguindo para o grande Congresso Internacional de Cardiologia, em Buenos Aires, Argentina, sozinho e solteiro. Será que ele vai arranjar um tempo para dançar um tango?

Hoje é aniversário de Gabriela Grecco Bernardes aqui nos jardins da minha saudosa Casa Verde da Colina, na foto premiada de Geraldo Borges, com o seu maridaço Walmir Bernardes. A amiga do Rio de Janeiro, Tina Romeiro me pediu um grande fotógrafo da Bahia. Eu cito Geraldo Borges, que foi premiado internacionalmente com essa foto.

José Maria Zanon agora em Itabuna dirige o Ateliê da sua grande mulher Renusa Zanon. Mas ele foi um destaque no indústria automobilística de Itabuna, viajando para Linhares para participar dos 50 anos de fundação da Linhaut, da família dos Zanon, uma concessionária de motos, caminhões e veiculos, um mundo de destaque da grande Linhares.

Bela Andressa Vaz, me conte, isso foi um desfile de óculos? Vocês estão maravilhosas.

Encantei-me nesses momentos de preparação e sonhar Primavera. Descobri, através de pesquisas, essas orquídeas negras. Sabia que eles criaram as tulipas que viraram romance. Mas a orquídea foi uma surpresa. Publico para vocês. Viva a Primavera em todos os tons e cores.

Colhi em meus jardins um jarro de flores delicadas de alfazema. Conceição Sá, você me pediu uma muda, já está guardada em um saquinho com um talo cheiroso para você.

Minha gatinha Xuxa tem olhos azuis e está grávida.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Flashs VIP

Tchu e Cia, 25 anos de educação arte, cultura e dança, que inclui ballet, jazz, coreografias. Tudo isso já tem 25 anos. A prima Claudia Dórea, uma baluarte. Depois de Adelaide Terranova, Tânia Agra, o ballet da Tchu e Cia representa o melhor de Itabuna numa ambientação nova da modernidade, mas sempre com o primor da dança. Os espetáculos da Tchu e Cia são esplendores que a nação grapiúna aguarda com destaque, como sempre. Agora, seus espetáculos são realizados no Teatro da Uesc. Novembro, dias 28 e 29, o momento do espetáculo da dança master com o tema Gala 25.

As alunas estão fazendo os exames da ROYAL ACADEMY OF DANCE. A Tchu e Cia é incorporada ao ballet internacional. Temos entrevista marcada com Claudia Dórea em Nosso Programa no dia 17 de setembro, onde ela vai contar toda essa história e um pouco da nossa participação desse momento da arte e cultura da nossa Itabuna.

Parabéns ao grande amigo Arnold Coelho, nesta minha fase nova de jornalista. Você é meu personagem, faz minhas revistas, burila meus textos para ficarem mais bonitos. Arnold é uma referência na cultura regional do design gráfico. Para mim é o melhor. Aqui neste flagrante, ele com sua filha, a minha afilhada Gabriela e com seu amor Fátima.

A emoção da bela Betânia Macedo com essas peças deslumbrantes da nossa Rosemeire Costa. É muito charme. Rosemeire tem o dom de fazer a mulher ficar mais bonita e elegante com suas jóias requintadas e charmosas, jóias de primeiro mundo. Meire Jóias & Acessórios. São peças bonitas de se admirar na arte da criatividade. Atendimento em Itabuna, Ilhéus e região. Contato pelos telefones: 73.9180.9286 (TIM) e 73.9981.0366 (Vivo).

Esse prêmio ele divide com a bela mulher, a juíza federal Karine da Silva. Marcos Flávio Rhem, o homem que está revolucionando o conceito moderno no tratamento ao advogado na sua presidência da OAB subseção Ilhéus, que vive um momento de reencontro com o advogado com destaque e reconhecimento em congressos e palestras. Nunca a Advocacia ilheense teve um destaque tão relevante. Esse prêmio, um reconhecimento da Revista Folha da Praia, uma das mais tradicionais da região, do nosso amigo Roberto Santana.

A aniversariante Antonieta tem recepção amanhã no Buffet de Renusa Zanon. Ela merece, a primeira-dama do colunismo social grapiúna. Tem história, uma história de dedicação, bravura, contestação. Lembro-me de quando fomos "noivos" e inventamos esse embalo para ganhar presentes, e ela saiu com Diogo recebendo todos os presentes e não deu nenhum para mim. Era um tempo encantador. É bom registrar essa personalidade.

Dudu, a torcida é grande. Neste flagrante, você e sua preciosidade, o seu netinho João Paulo. Deus vai colocar você em nosso convívio novamente.

Leila Portela, diretora do Colégio Carrossel, também é festeira. Claro, vai reunir todos os pais de seus alunos para um evento dia 08 de novembro na AABB de Itabuna. Depois que as crianças sairem, Eduardo Britto estará lá desfilando as fantasias da Beija-Flor para apimentar a noitada. Aqui, neste flagrante, Eduardo com gente animada das noites baianas.

A Odontologia regional é um orgulho nosso. Em novembro acontecerá o Congresso Internacional de Odontologia do Sul da Bahia, realizado pela ABO Ilhéus-Itabuna, nas presidências de Antonio Henrique Braitt, de Itabuna, e Helder Valiense, de Ilhéus. Será o acontecimento médico-científico da temporada.

Ser Governador do Lions é eterno. Outra pessoa pode assumir o lugar, mas os encargos leonísticos são exigentes e constantes. Guido Paternostro esteve nesse evento, a Reunião do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LA de Lions Internacional, e ele assumiu com categoria uma coisa que ele gosta e é seu hobby: ser Leão.

Poucos tem essa honra, mas o Vesúvio, em Ilhéus, com seu bar e sua tradição, tem destaque merecido na mídia internacional, e é uma referência, sendo recomendado e indicado na Tripadvisor, o maior site de viagens do mundo. Parabéns, Guido, por tornar Ilhéus um centro turístico de reconhecimento.

Domingo no Morro dos Navegantes, de repente apreciando o delicioso vinho servido pelo amigo maitrê Tião Moreira.

Um lançamento que saboreei no Morro dos Navegantes, bolinho de bacalhau português com sabor da Noruega.

No Morro dos Navegantes, essa massa com molho especial acompanhado de lagostas, mexilhões e camarões. Segredos de Daniela, que não quer ser chamada de Chef, apesar de estar periodicamente na paulicéia se especializando com os maiores mestres da culinária internacional. Ela se afirma cozinheira.

Essa sobremesa divina do Morro dos Navegantes é um pudim de tapioca com féculas e laranjas carameladas. Deslumbrante.

Olhe quem eu encontrei no Morro dos Navegantes. O empresário simpatia Gustavo Mello, que eu chamo de Gugu, acompanhado de seu filho Vitor Serafim e sua esposa, a bela simpatia Daniela Alves Serafim.

Amigos curtindo o Morro: Márcia Azenha de Holanda Cavalcanti, Kátia Cristina Santos Barra Cavalcanti, Francisco Cavalcanti da Silveira Junior e Deyck Ferreira de Holanda Cavalcanti. Deyck é empresário de tradição itapetinguense, e Francisco é empresário da Construção Civil.

Olhe, essa casa de marimbondos é um primor da natureza. Eles fazem a casinha, depositam os ovos e cada buraquinho desses é como um mini apartamento, de onde saem os pequenos marimbondos.

A Primavera chegou em branco e rosa nas flores simples da noite, campânulas.

Fugido da mata, esse guriatã é uma orquestra, imitando todos os pássaros, colorido de amarelo, azul e preto.

Recordando tempos inesquecíveis
Vivendo tempos de amor e saudade. Nuza e Ze Maria Zanon, eu, Simone Neto e o empresário Ernesto Bezerra. Olhe que resenha.