sábado, 25 de agosto de 2012

Flashs Vip Itabuna e Ilhéus

Na intimidade dos Gomes
Dami Albertina Maron recebeu, com a felicidade de sempre, o seu filho internacional, o designer de jóias em Paris, Gustavo Maron. Ele passou por aqui, só veio mesmo festejar seu níver com a mama. Essa mesa, esse jantar com pouquíssimas presenças, marcou a noite do artista ilheense que é um sucesso na Europa. No flagrante acima, a família toda abraçando a mama Albertina com seus filhos Lena, Vera, Gustavo e Jorge.

A table de Albertina cura a saudade de Gustavo porque a mama é uma excelente conhecedora de iguarias. O aniversariante Gustavo e a mana Vera Lúcia Dórea Maron Gomes da Costa.

Presentes ao encontro, o candidatíssimo Jabes Ribeiro, o empresário Gerson Couto Filho e o mega Oseias Gomes da Costa.


A Maçã voltou para Duque de Caxias
Uma das mais tradicionais empresárias de Moda, Eliana Cássia, com mais de duas décadas vestindo Itabuna com charme e elegância. Ela foi para o Shopping Jequitibá e retornou com uma loja-boutique na Duque de Caxias, no Centro da Itabuna. No Salão de Klaber Montti, Cássia é uma das cabeças coroadas do coiffer.

Homenagens

Político, deputado por três mandatos
Agora na galeria dos saudosos, Daniel Gomes, um homem de fé, dedicado a política, com uma atenção preciosa. Em seu velório, alguns jornalistas lembraram da sua dinâmica em conseguir atos para o desenvolvimento de Itabuna e região, merecendo um bairro populoso com seu nome. Irmão de políticos, como Fernando Gomes, prefeito várias vezes; o deputado de Vitória, Nilton Baiano; o ex-presidente da Ordem dos Advogados da Bahia, o empresário Dinailton Gomes; o empresário Dinei Gomes e tantos parentes e amigos presentes neste momento que tornou Itabuna enlutada neste sábado. Daniel Gomes era um pai e um avô exemplar, muito dedicado a família.

Nesta foto antiga, Daniel Gomes na ponta direita, na presença do então governador do estado, Waldir Pires, além de outros políticos da época.


Saudade da dama mineira
Senhora Inah Fontes consternou a alta sociedade de Itabuna na última sexta-feira. Uma senhora de tradicional família mineira casada com o grande e saudoso empresário da cultura cacaueira e pecuarista, Tarik Fontes. D. Inah era uma das estrelas da sociedade itabunense nos anos dourados. Guardo muitas recordações de sua elegância, sua altivez e seu gosto por literatura clássica, dos quais eu era fã incondicional. Deixa filhos, netos que sequenciam as tradições da bravura e do dom da liderança. Nosso pesar a Eduardo, Ana Isaura, Cíntia, Maninha (esposa de Eduardo) e Aloísio (esposo de Cíntia), e todos os netos tão queridos dessa grande família. No flagrante, um chá nas tardes grapiúnas com damas da época, algumas também já se foram.

As tardes elegantes no glamour da Casa de Churrascaria do Lord Palace. Na mesa principal, a saudosa Airan Botelho Pinto da Silva, uma mesa nobre com Regina Padilha, a saudosa Marlene Cedar Mascarenha Fontes, damis Inah Fontes, Dalva Cunha, Margarida Setenta, saudosa Sada Hage. Outras de costas no evento dos chás famosos, numa época de muito brilho.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Especial Cultura

Colégio Galileu e o tributo 
ao Centenário de Jorge Amado
O Galileu é o maior. Na Rui Barbosa, antiga rua do Quartel Velho, o famosíssimo Colégio Galileu, uma das forças da Educação em Itabuna, não deixou passar o Centenário de Jorge Amado. Na tarde desta quinta-feira, 23 de agosto, os familiares, professores e a comunidade foram surpreendidos com a demonstração e dramatização de "Gabriela", um dos romances mais queridos de Jorge Amado. A procissão, presente em um dos trechos do romance com os coronéis, a sociedade da época, as meninas do Bataclan e os santos, São Jorge e Nossa Senhora da Vitória, emocionou a rua. No interior do colégio, distribuidos em salas, cada curso tinha um dramatização perfeita. Eu já trabalhei com gincanas de jovens, e sei que quando eles caracterizam, fica melhor do que com atores profissionais. Fica uma beleza de se curtir os painéis, cartazes, fotos, personagens, toda uma cultura que vai do cacau aos bares com comida típica. Uma riqueza de detalhes que a gente imagina. Essa juventude é que vai nos salvar dos engodos políticos. Quando eles celebram um romance de um dos escritores mais queridos do Brasil, está lembrando que a cultura é uma passagem para os triunfos das conquistas. Uma situação com jovens caracterizando Jorge Amado com suas criações é de uma perfeição transcendental. Professores e pais apaixonados. Ali não era uma brincadeira. Tinha arte, cultura e aprendizado. Parabéns aos diretores e a todo o corpo dicente por essa educação dos alunos responsáveis em suas atitudes, com demonstração de sinceridade e compromisso com a cultura.


















Recordando tempos inesquecíveis

Um postal para minha amicíssima, queridíssima e linda amiga que chamo de Elizabeth Taylor do Cacau, dami Kariza Nabuco. Na foto, eu e a Loli também, e uma de suas filhas.

O tapete da Casa Verde. Como era bonita a chegada dessa escadaria que dava acesso a saudosa Casa de Eventos Verde da Colina. Aqui no flagrante, Zé Carlinhos subindo as escadas com Maria das Graças Barreto Messiano Savastano.

No Salão da Casa Verde, os casais ilheenses Maria das Graças Barreto Messiano Savastano e Vera Lúcia Maron Dórea Ozeias Gomes da Costa.

No Bal Masqué de Osmundinho, uma noite de glamour. No flagrante, a bela senhora Celeste Chaloub com sua filhota e o maridaço.

Flashs VIP Itabuna

VII Congresso Internacional de
Artroplastia e Reconstrução Musculoesquelético

O nosso médico itabunense Dr. José Felix dos Santos Neto, especialista em Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia do Trauma Ortopédico, Cirurgia do Quadril e Cirurgia do Joelho.
Coordenador de sala, com o pai Dr. José Felix, foram os únicos participantes nesse congresso internacional, um dos grandes destaques da Medicina Ortopédica, que aconteceu no Rio de Janeiro de 12 a 14 de Julho.
A clínica ANORF de Itabuna, na Ruffo Galvão, se prepara para receber uma ampla reforma em seus atuantes departamentos. No terreno ao lado vai estar à disposição uma piscina para tratamento adequado a esse método. O lançamento do Pilates em Itabuna aconteceu na ANORF e é um retumbante sucesso.

Na Câmara de Itabuna
Mesmo em campanha, os vereadores mais dinâmicos mantêm a casa viva. O presidente Rui Machado, que moralizou a Câmara e está construindo uma nova, vamos atentar para isso, e Vane do Renascer, com uma campanha bonita, familiar e bem recebida.

As Binow Cruz, cabeças coroadas
A bela Sr. Ana Helena Binow Cruz, o coiffer Klaber Montti e a fisioterapeuta com força no comércio, atualmente na Cristal Motos de sua família, Lorena Binow Cruz.

Dra. Sônia na ALITA
Uma atenção para a Dra. Juíza Sônia Carvalho de Almeida Maron produzindo a homenagem para o Centenário de Jorge Amado na ALITA, da qual ela faz parte.

Pêra ao vinho
Você só pode saborear essa sobremesa, claro, no Tarik Plaza Hotel. É divina.

Joseph, o neto
Lindíssimo, minha querida amiga Valeria Maria Xavier e Silva Couto, esse verdadeiro postal que você intitula de seus homens: o maridaço Gersinho, o primogênito e o netinho Joseph. Lindo ato de amor.


Especial
Mudar, mudar e mudar

Está no coração do itabunense, eclodindo aos poucos na garganta o que vem do coração, a cidade dos cem anos quer mudança. É a fé do nosso povo na esperança de construir uma verdadeira e nova Itabuna. A sorte está lançada nestas eleições.

A mudança da bandeira
Não se muda símbolos, eles são criados e cai na paixão do povo, ficam eternos, pode se construir uma nova bandeira, um novo símbolo mais aquele que foi feito é guardado com respeito. A bandeira de Itabuna é um caso isolado, foi mudada por um desvario irresponsável sem propósitos, sem consultas. A antiga, como eles diziam, foi um estudo de um frei franciscano eraldista famoso, reconhecido internacionalmente. O campo da bandeira de Itabuna é amarelo ouro velho e as três figuras símbolos geométricas centradas matematicamente dentro de uma pirâmide invisível.
Alguns incautos diziam com a bandeira virada de cabeça para baixo parecia dois olhos e uma boca. Mudaram tudo e não mudou nada, essa ação tem que ser revista. Uma pirâmide é um símbolo egípcio de eternidade da humanidade, é uma coisa para ser reavaliada porque de cabeça para baixo são todos os azares que estão por aí. Atenção para as Academias de Letras de Itabuna (soube que era para ser criada uma e surgiram três). A ALITA homenageia o centenário de Jorge Amado de 27 de agosto a 5 de setembro, com palestras de gente muito boa. É a cultura que está chegando a todos nós. Estão chamando de penhor ao reconhecimento do Jorge Amado tão esquecido, como quando roubaram seu busto em Ferradas. Esquecido como quando quiseram mudar o nome da Avenida Cinquentenário para Avenida Jorge Amado, e quando transformaram a Praça Camacã. Lembro-me que no centro dela tinha um monumento em formato de livro, e fiz até uma reportagem quando trabalhava na TV Santa Cruz. Era para ser gravado ali as obras de Jorge Amado. Arrancaram tudo porque os vereadores da época diziam que Jorge Amado era comunista. Graças a Deus, Ilhéus engoliu tudo, e hoje o ilustre itabunense esquecido é a cultura do mundo, e Ilhéus sabe festejar.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Recordando tempos inesquecíveis

Vivendo nesse Jubileu, com carinho e emoção, as marcas que celebraram minha vivência social. Aqui, nas bodas douradas, uma das mais famosas da região, Elaine e Paulo Carletto. Estou com meu filho Alessandro, e Renuza Zanon, que nos ajudou a construir um dos casamentos mais bonitos de todos os anos.

Antiga Casa Verde da Colina, onde produzi eventos fantásticos durante 10 anos. Neste flagrante, irmã fantástica da cultura religiosa, Dalvani do Rosário, e dami Gisélia Monteiro de Carvalho, uma referência da elegância regional.

Ainda na Casa Verde da Colina, onde produzi eventos maravilhosos, eu, Giselia Monteiro de Carvalho e Glorinha Galvão, a grande hostess de Itabuna.

Viajando nos arquivos, o grande empresário hoteleiro, Paulo Queiroz, e a saudosa diva da música popular brasileira quando vinha para Itabuna se hospedar no Principe Hotel, Emilinha Borba.

Nem me lembrava que foi um dos casamentos da Casa Verde da Colina. Ticiana Grecco Zanon e Daniel Santana de Moura.

Na festa que Osmundinho preparou para a sua sobrinha Juliana, o saudoso Clodovil Hernandes e Gildelina Nascimento, professora ilheense, dami Salma Carmel e o artista plástico Osmundinho Teixeira, no Canabrava Hotel.

Os amigos, quando moravam em Itabuna, no jantar de nossa intimidade, Renan Chieppe e Margareth da Matta, no antigo Baby Beef que já não existe, onde tudo acontecia. Ele dirigia a Águia Branca em Itabuna. Atualmente, Renan Chieppe é o presidente da holding em Vitória.

Na grande valsa que tive a honra de presidir com a debutante Juliana Teixeira, sobrinha de Osmundinho Teixeira, num bal masqué de gala no Canabrava.

Ainda no bal masqué de Osmundinho para sua sobrinha, o destaque da presença do saudoso costureiro Clodovil, que trouxe na mala uma de suas criações para Juliana.

Na vivenda de Eduardo Maison Marie, a Noite Espanhola. Em seu aniversário famoso, a bela Nanda Galvão e a colunista promoteur Betânia Macedo.

Os 15 anos de Izadora, ao lado do mano Bruno, filha do casal Regina Lino Antônio Vieira foi um acontecimento. A mesa, um trabalho de decor da dami Diquinha de Almeida Costa Lino, a avó da aniversariante.

Essa peça artística está no ateliê do artista Osmundinho Teixeira. São José que reinava na Catedral de Itabuna, uma obra de arte que já esteve envolvida em polêmica histórica e que não pode e nem deve ficar guardada em um depósito. O artista promete envia-la para o Museu da Arte Sacra, em Salvador.

Flashs VIP

Bodas do ano em Vitória
Quando uma Chieppe casa, o acontecimento é um destaque maior da alta sociedade de Vitória, no Espírito Santo. Essa cidade linda, olha, eu gostaria de morar ou no Rio ou em Vitória.
Gabriela da Matta Chieppe e João Claudio G. Leal, momentos lindos, encantadores, verdadeiros poemas na arte de construir um casamento. Gabi, você não se lembra do amigo de seus pais. Eu acho até que você nasceu em Itabuna e estudou no Colégio Carrossel, assim como sua prima, filha do tio Wagner. Encontrei-me com você e seu pai, o grande Renan, no casamento de Fabinho Souto. Você era uma adolescente. Hoje, você é advogada da mega empresa da família Chieppe. Você é uma noiva de alta classe, uma verdadeira princesa. Amo vestidos de noiva sem decotes profundos. Os detalhes são fantásticos, e você está linda com sua renda comportada nos ombros e um buquê fantástico, uma classe de rainha. A irmãzinha Jessica, também elegante, e sua mama Margareth, chiquerérrima como sempre. Como promoteur, eu gosto muito de detalhes para as bodas que devem ser inesquecíveis. Amei tudo. Lindo, lindo, de se curtir e guardar. Dá um abraço em seu pai e sua mãe e em seu maridaço. Acesse meu facebook, pois estou fazendo meu Jubileu e contando a história social da região, e na sessão retrô tem seus pais quando moravam aqui, em jantar no Baby Beef Restaurante, que não existe mais. Nós somos um pedaço da Bahia na Águia Branca. Olhe, menina linda, eu trabalho com vocês, sou meio relações públicas, desde que a empresa veio para Itabuna, eu era um jovem jornalista adolescente. Beijos.




A evidência do Carrossel
Dami Leila Portela Assis, da cultura e do ensino. Falar do Carrossel é voltar ao passado de Itabuna plantando Educação. São quase quatro décadas onde a cultura e o ensino começam no maternal. O Palácio do Carrossel é o mais perfeito do Norte-Nordeste. Toda modernidade da educação infanto-juvenil, preparando nossas crianças para a universidade. O trabalho dessa mulher é histórico. Aqui ela é abraçada pela Dra. Altina Balsante, que esta semana está colando grau como Advogada na turma da UNIME. Ela é uma das secretárias mais atenciosas e dinâmicas da equipe do Carrossel. Esse abraço na madrinha Leila nos emocionou.


O reconhecimento sai de Itabuna. Leila e o maridaço receberam o Troféu 100 Anos Jorge Amado na noite de gala do Transamérica Hotel. Durante este mês, festejando o centenário de um dos maiores escritores do Brasil.