sábado, 6 de agosto de 2011

UMA HISTÓRIA PARA SE CONTAR SEMPRE

NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE ITABUNA 28 DE JULHO, A CENTENÁRIA ITABUNA QUATROCENTONA DE HISTÓRIAS, TORNAMOS DESTAQUE UM CAMINHO PELO RETROCESSO DE UM TEMPO DE UMA ITABUNIDADE VIGOROSA E FOI DELA QUE NASCEU O JORNAL AGORA A 30 ANOS.

ESSE ESPAÇO DEDICAMOS AS FAMÍLIAS, AOS GUERREIROS E AOS VERDADEIROS BANDEIRANTES DE UMA SOCIEDADE PLENA E VIBRANTE.

TANTOS FALGRANTES E MAIS TANTOS, E FALTOU E FALTARÁ SEMPRE.

A GRANDE DAMA DA CULTURA, AMÉLIA TAVARES AMADO

Um nome, uma tradição, um verdadeiro fundamento histórico educacional dessa ilheense que se tornou itabunense, casada com GILENO AMADO E DONA AMÉLIA foi a construtora ao lado de outros batalhadores o inicio da verdadeira cultura de Itabuna.

Professoras primárias de uma época faziam a cultura dos alunos com suas atuações empenho de um ensinamento da maior seriedade.

Itabuna mereceu a fundação do educandário São Vicente de Paulo com o COLÉGIO DIVINA PROVIDÊNCIA que recentemente deixaram derrubar.

Nesse espaço a gente homenageia o nome que fundou a AÇÃO FRATERNAL DE ITABUNA, a FACULDADE DE FILOSOFIA, deu aos estudantes itabunenses um teatro, o TEI, que hoje eles transformaram numa oficina de ferro velho. Um legado na cultura com tudo que se fez o Brasil na educação ela trouxe para Itabuna, mestres, embaixadas de cultura, religiosidade com a fundação da sua sagrada FACE ao lado do marido Dr. Gileno, O MAIOR LÍDER POLÍTICO DE TODOS OS TEMPOS DAS TERRAS CACAUEIRAS.

Dona Amélia tem uma avenida com seu nome e a Ação fraternal reconhecida nacionalmente merecendo reportagens em revistas da época que é um orgulho, um brilho de todos os registros. ALI PLANTADO O EMBRIÃO QUE É HOJE A UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ.

Seu nome precisa ser mais lembrado, mais trabalhado e mais vivido, a juventude precisa saber quem foi a grande dama da cultura e da maior tradição nossa, Dami Amélia Tavares Amado.

Semana passada foi reinaugurado o seu museu no colégio da AÇÃO FRATERNAL, um legado vitorioso.


Dona Amélia presente em todo movimento cultural estudantil dessa cidade, historicamente indo para inauguração de um colégio na cidade de Coaraçi e no outro premiando estudantes formandos acompanhada da professora amiga Regina Veloso.

MEU CANTINHO – OTONI SILVA

Ele esta sendo atendido na Santa Casa de Misericórdia Hospital Calisto Midlej que ele ajudou a construir. Otoni marido de dona Eva é um casal referencia das nossas tradições culturais e empresariais. Falar dele eu me rendo e confesso que sou o que sou no jornalismo por ele ter me dado a mão quando estudante ginasial. Fui em busca do mestre nos seus escritórios, na janela do prédio onde funcionava o Banco Rural de Itabuna.

Na sua carteira com seus livrões, ele um livreiro no seu oficio de tabelião era um dos membros de todos os órgãos estabelecidos na cidade, Maçonaria, LYONS, irmão da Santa Casa, diretor e presidente de todos eles, UM EMPREENDEDOR DA CULTURA JORNALISTA DESSA CIDADE DE BRAVURAS.

Otoni é um bravo soldado reconhecido e respeitado, dedicado e amado, o nome que representa um dos últimos baluartes entusiasta no panorama social da nação grapiuna.

Como diretor do antigo Diário de Itabuna ele praticamente colocou em minhas mãos as canetas para que eu pudesse datilografar os meus textos que ele corrigia e mandava para os linotipos, uma fase muito bonita até que eu pude chegar as revistas, um padrão mais evoluído que ele abraçava e me aconselhava.

Otoni é uma vida vivida de uma Itabuna tão querida e respeitada. A gente torce, reza para a sua saúde, o homem é o que é, foi e será sempre o que construiu o que se dedicou e o que amou.

Otoni Silva é um dos jornalistas mais ativos de todos os tempos, suas crônicas, seu jornalismo e o histórico MEU CANTINHO vale um livro.

O Prefeito Fernando Gomes da época homenageia na antiga Casa Verde da Colina o mestre jornalista Otoni Silva.

Nas grandes festas Profissional Padrão Itabuna - Bahia - Brasil, a entrega das placas douradas, Otoni Silva sempre foi presente, aqui ele homenageia a saudosa dami Gildete Muniz Barreto entregando o troféu a seu funcionário, um dos maiores cozinheiros da cidade o mestre Arthur.

Na antiga Casa Verde da Colina, dia dos Jornalistas, homenagem com diploma ao empresário Elenilson Chaves, ao prefeito Fernando Gomes e ao jornalista Otoni Silva.

AO MESTRE COM CARINHO, LOURIVAL NERI CARDOSO O MAIOR CLICHERISTA DO SUL DA BAHIA

Quem não se lembra dele? Ali na sua oficina no bairro Zildolândia, acima da desportiva era a única casa. Mestre Louro atendia a todos os jornais da região principalmente Itabuna e Ilheus. Faz parte desse histórico na produção dos clichês que enfeitavam e ilustravam as paginas dos jornais e revistas.

Comecei com ele e dei muito trabalho, fiz colunas, revistas e quando brigava ia para Salvador fazer clichê no jornal A Tarde mais sem muito carinho e atenção. Mestre Louro era de uma classe impecável, elegantes em seus ternos e quando visitava os escritórios dos jornais era atendido com distinção, que afinal todos ficavam devendo ao mestre Louro.

Hoje a gente telefona e a foto vem pelo email, os tempos mudaram barbaramente. Mas é com a felicidade que eu registro a atenção e o carinho da família ao mestre Louro em seu centenário na cidade de Estância, Sergipe. Já fui convidado para o seu 101 anos no dia 08 de agosto.

Num dos flagrantes o mestre Louro com seus filhos Amilton, Arthur, Afonso e o sobrinho Junior.

A outra foto ele de pé na elegância e na saúde de seus 101 anos de idade.

Parabéns mestre Louro por tudo que você fez, por Itabuna, pela imprensa e principalmente por esse colunista que devo ter lhe dado muito trabalho.

ITABUNA ESPORTE CLUBE NOSSO TIME DE FÉ

O Itabuna não começou e nem vai terminar com Charles Henri, claro que a nossa participação é um dos capítulos mais importantes desde a fundação deste clube, mas não vamos esquecer nomes e fatores históricos que levaram o grande clube Itabuna a ter um estádio inaugurado para ele e que infelizmente não deram continuidade.

Um dos fatos importantes que me recordo foi o amigo e heptacampeão amador mais tarde levado a profissional, um dos maiores esportistas nosso, Fernando Riela. Ele com o livro visitando empresas e empresários da época para botar Itabuna no profissionalismo.

Não posso me esquecer dos maiores presidentes que fizeram dessa historia bravura e determinação, Rebouças, Zelito Fontes, Gabriel Nunes e Paulo Nunes FIlho. Teve outros, mas do meu tempo eu guardo esses flagrantes que vou contar pra vocês.

Na minha época com o patrocínio da Secretaria do Bem Estar Social no governo Antonio Carlos Magalhães, Bernardo Espector deu partida as verbas que foram úteis para a construção do estádio Luis Viana Filho. Ainda na desportiva ele homenageado e falando para a radio, não sei se Jornal, Difusora ou Clube, mas para o saudoso radialista conhecido como Boneco.

O grande Itabuna Esporte Clube na gestão de Paulo Nunes Filho, eu não era nem esportista, fui a ele pedir um patrocínio para levar a fabulosa Rainha e Miss Ana Cristina Davi Pereira de Souza para num evento da o chute inicial. Cristina hoje é empresaria de sucesso na Europa.

Eu acredito que esse time deu origem a todas as seqüências pela capacidade dos jogadores vindos na maioria do Rio de Janeiro. Eram os diretores de épocas, Zelito Fontes e Francisco Rebolças, me lembro bem da verba para preparar a rainha, 500 cruzeiros dados por Paulo Nunes Filho.

Os jogadores naquela tarde na desportiva: Luis Carlos, a miss Cristina, Ailton, na extremidade, Reizinho, Santa Cruz, Gonçalves Milano, alguns que não me falham a memória.

Esse plantel já no meu comando: Ailton, Luis Carlos, Americano, Nenem, Paulo Douglas, Jacir, Bel, Elson, Santana e Jairo.

Ainda na desportiva o prefeito da época Simão Fiterman ajudou muito o esporte. Dr. Bernardo Espector e o Juju que era nosso juvenil e foi CAMPEÃO BAIANO DO ANO JÁ NA MINHA GESTÃO.

Vamos aos jogadores: Sapatão, Dete, Machadinho, Josenaldo, Raminho, Bastos. Agachados, Magno, naldinho, Quinha, Luis Alberto, o profissional Chimba, João Carlos, Rê, Jacir, o secretario Bernado Espector, o prefeito Simão Fiterman e o time principal com o capitão Americano, Santa Cruz, agachados estão Douglas, Zé Carlos, Bel e Ailton.
Esse é o juvenil campeão Baiano de futebol disputando em Salvador com o Bahia. O Colo-Colo de Ilhéus tem o titulo do campeonato, mas o juvenil é de Itabuna.

Aqui com a Miss Itabuna e Miss Bahia Telma Alaide Brandão, um plantel de evidência em nosso período presidente. Luis Carlos, Telma Alaide, Ailton, Bel, Perivaldo, Paulo, Cachinguele, Jacir, Santana, Reginaldo, Deri, o garotinho Rubilan e o centro-avante pai dele que não me recordo o nome.

Jornalistas Saldanha, Abelardo e Boneco entrevistando o prefeito Simão Fiterman na Velha Desportiva onde hoje está instalado o centro de cultura Adonias Filho.

O saudoso Americano, o grande mestre do futebol, capitão dos capitães que teve a idéia de me lançar como presidente, foi entre outros um dos maiores desportistas batalhador pelo esporte na região, ele era ilheense de nascimento.

Na secretaria de presidência do Itabuna ao meu lado o saudoso emérito presidente do conselho, um grande esportista, Emeterio Moreira e o tesoureiro de todas as épocas da ADEI e dos clubes Etevaldo.

Quando Itabuna inaugurou o estádio produzimos esse cartaz como um ploter e os nomes de todas as personalidades que contribuíram, deram destaque e fomentaram essa gloriosa conquista. Charles Henry já era presidente a três anos, o estádio foi inaugurado nessa data, 28 de julho de 1973, Governador Antonio Carlos Magalhães, Bernardo Espector da Setrabes, ADEI Afranio Brandão Andrade e o presidente do I.E.C. Charles Henri. Ficou faltando nesse flagrante os prefeitos quando eu comecei, Simão Fiterman e o que estava na atualidade José Oduque Teixeira.

As personalidades no tópico, o técnico Tombinho, Dr. Mauricio Nunes nosso medico em salvador, Dr. Antonio Menezes Filho nosso medico em Itabuna, o odonto Dr. Carlos Galvão, a madrinha Telma Alaide, o administrador Antonio Nobre e o diretor Cirandinha.

UM LEGADO HISTÓRICO, UMA CONTRIBUIÇÃO PRECIOSA, UMA PARTE DA HISTÓRIA DO NOSSO FUTEBOL PROFISSIONAL.

O HISTÓRICO GRAPIUNA SOCIAL



Nós colaboradores efetivos sempre marcamos presença, nosso trabalho já completava algumas décadas antes do AGORA chegar, somamos a essa EPOPÉIA. Trago a cada ano um registro histórico do que aconteceu no setor que eu abraço como essas FOTOS GLORIOSAS, fruto de um registro de uma Itabuna e uma Ilhéus de grandes realezas sociais, de personagens que acreditavam que essas terras se tornassem grandiosa, e a gente até acredita que sim.

GRAPIUNA TÊNIS CLUBE, a elite nobre da inauguração do grande espaço social no ano de 46. Em Itabuna o Grapiuna tinha um nome como o Social de Ilhéus. Não sei se o registro da foto é do saudoso fotografo Louro, um grande mestre da época o Sabino Primitivo, ou Nilton Maxuel, ou Alemão, mas é um clássico da fotografia histórica. Homens e mulheres que plantaram a nossa sociedade.

No flagrante a começar pelo grande empresário e presidente do Social de Ilhéus na época Nelson Batista. Um dos lideres empresariais de Itabuna ULISSES SILVEIRA DOREA, o famoso medico diretor da Santa Casa na época foi presidente do clube JOSÉ PINTO DA SIILVA NETO. Engenheiro cacauicultor, fundador do Grapiuna Aristarco Teixeira de Almeida. Empresário de destaque na época representando a sociedade de Ilhéus Divaldo Reis. A elegância, o glamour e a classe das damas que se vestiam como verdadeiras estrelas, roupas que vinham de Paris.

Ainda vivas damis Lenita Reis esposa de Divaldo Reis, Julia Scofild Almeida senhora de Aristarco, Valdete Silveira Dórea esposa de Ulisses, a verdadeira estrela de todas as épocas de Itabuna Airan Botelho Pinto da Silva senhora de Zé Pinto, a elegância e exuberância de dona Carmelita Batista esposa do Presidente Nelson.

ITABUNA E SUAS ÉPOCAS INESQUECÍVEIS


Tudo aqui é um fato histórico, uma das maiores personalidades políticas administrativas Calisto Midlej Filho, professora Rosalina Molfi de Lima, professora Regina Veloso. As duas ainda graças a deus em nosso tempo.

Três ícones da cultura, Regina Veloso, Rosalina Molfi de Lima e Edeilda Oliveira.

Onde está Regina Lara? Ela foi uma das estrelas dos tempos auge do cacau com seu padrinho o saudoso colunista Serafim Reis. O sucesso de Regina Lara a levou ao estrelato da Globo, fez novelas e depois desapareceu nesse mundo de Deus. Onde está Regina Lara.

O grande Jornalista Lucilio Bastos hoje na capital premiou em festa de época a bela Regina Lara.

Uma das grandes damas da região, Hercilia Porto Dantas, no flagrante professora Regina Veloso e a professora Norma Vídero Santos.

Em momentos elegantes no Grapiuna Tenis Clube, Dami Regina Veloso, o saudoso Serafim Reis e Castalia Nunes Barcelar, que foi rainha e miss.

Um casal de maior tradição da sociedade de Itabuna, ele se foi recentemente, tinha cadeira cativa no Grapiuna Tênis clube, nº 1, professor de matemática do Divina Providencia e outros colégios, o casal Vilma Macedo Antonio Lucio Silva.

O glamour e o espetáculo no Ballet da Tchu e Cia da prima querida Claudia Dórea do Espírito Santo.

A maior dupla médica grapiuna presente marcante em congressos nacionais e internacionais, Antonio Mangabeira e Urandi Riela.

O glamour e a elegância de um dos casamentos mais chiques do cenário social de Itabuna. Maria Eduarda Nunes Cruz Galvão e Carlos Eduardo Andrade Galvão.

Hoje não se faz mais debutantes como antigamente mas Itabuna mesmo antes desse colunista já marcava tradição nos seus bailes de debutantes. Eliana Rebolças do Espirito Santo, Nivea Cravo, Angela, Susana Simões, Margarida Coelho e Simone Neto, Grapiuna Tenis Clube.

A grande dama do teatro, da cultura e da arte grapiuna, Maria Candida Dórea. Candinha prestigiando em todo seu tempo a neta Claudia Dórea do Espírito Santo.


O grande médico oftalmologista Ruy Cunha sempre foi um destaque no mega evento das Placas Douradas.

Casa Verde da Colina no seu apogeu recebendo nos 50 anos do Miss Bahia a maior estrela brasileira de todos os concursos, Marta Rocha, trazida pelo promoter saudoso Dicas Sezimbra Alves. Nesse flagrante eu estou um pouco atrás e meu filho Alessandro leva a sombrinha, chovia na noite da festa das misses.

Recepção no aniversario de 80 anos do político empresário Silvio Sepúlveda, organizado pela sua senhora Jacira Sepúlveda.

Um dos grandes nomes da maior tradição bancaria histórica, Humberto Riela, hoje residente em Brasília, o medico Mauricio Nunes e um dos seus filhos Urandi Riela.

O inicio da Festa Padrão no antigo clube da Mangabinha, na época era troféu, o prefeito Ubaldo Dantas e o empresário Antonio Menezes Filho e a banda O Pêndulo de Belo Horizonte.

Um dos artistas da época mais evidente, o saudoso Altino Henrique.

Grandes amigos ligados pela historia se foram no mesmo dia, Carlito Gavão e Calisto Midlej, no centro dami Glorinha Galvão.
Grande noite do CACAU 2000, a boate mais glamorosa de Itabuna, Tânia Agra, esse escriba e apresentador e a bela Selenhe Veloso.

Gincana da cidade do cacau, Grapiuna Tênis Clube, uma temporada de uma época em que a juventude tinha como se divertir e acontecer. O saudoso gincaneiro Jeferson Mute, esse escriba, Kokó do Lordão e o júri com o advogado Targino Araujo, o casal Renan Oscarlina Marinho Magalhães.

Um flagrante histórico, no Bar Vesúvio em Ilhéus chegando para acontecer em Itabuna o saudoso costureiro Hugo Rocha, recebido pelo casal Lea Arthur Brandão.

Telma Alaide a rainha da cidade e miss Bahia e esse promoter.
Época dos carrões, lançamento com o empresário Rafael Pacheco, esse colunista e a prima Rainha do Cacau do Brasil, Eliane Rebolças do Espírito Santo hoje residente nos Estados Unidos.

Um casamento que marcou época, o casal hoje figura impar da sociedade de Itabuna, Elaine Paulo Carleto.

O acesso da Casa Verde da Colina, uma época de glamour, casal Elaine Paulo Carleto.

Como era elegante o glamour dos bailes de gala do Grapiuna Tênis Clube.
A Missa da Misericordia na Catedral de São José na época do Padre Telmo, prossição do Santíssimo.

Os grandes bailes de debutantes, época de ouro do cacau Grapiuna Tênis Clube.

O saudoso Luis Eduardo Magalhães lançando uma das candidaturas de Fernando Gomes, Vivaldo Mocorvo da torcida do Itabuna e na ponta o Deputado Federal da época Felix Mendonça.

A subida gloriosa da ex Casa Verde da Colina.

O grande medico, empresário, político e amigo Antonio Menezes Filho e seus herdeiros todos médicos, Marcos Vinicius Correa Menezes, Gustavo Casemiro Correa Menezes, odonto, Casemiro Correa Neto, odonto e Rodrigo Correa Menezes, médico.

A dama dos buffets Maria Celia Midlej e a irmã grandiosa Dalvani do Rosário.

O empresário Elenilson Chaves, o maior de todos os tempos sendo homenageado na ex Casa Verde da Colina com diplomas entregue pela diretora do Jornal Agora, Roberta Oliveira.

O saudoso casal vinte da elegância e tradição histórica, dami Graziela e o cientista José Marinho Falcão.

Visitando Itabuna como palestrante o famoso Joãozinho Trinta recebido por esse jornalista no Centro de Cultura Adonias Filho.

Em Salvador no grande hotel 5 estrelas o lançamento de uma de nossas revistas, a Bahia Atualidade. A estrela convidada Eliane Pitirma, o radialista Vile Modesto e o grande empresário amigo Carlos Lincon Rocha Terra.

A época dourada do cacau, o famoso CCPC que depois passou para CNPC, ali onde nasceu a construção da famosa ONU do cacau. Por mês às quartas feiras o prédio era engalanado com as bandeiras das cidades produtoras de cacau. Os cacauicultores tinham nome nacional, formavam uma verdadeira governadoria. Hoje o prédio não nos pertence mais e as bandeiras caíram dos mastros. Ali no Plenario na Rua Rulfo Galvão o presidente Onaldo Chavier, ainda entre nos Salomão Mafus, Adelson Benicio dos Santos, Marcelo Gideon, na outra extremidade Lirio Atanazi, todos em saudosas memórias.

Os maiores bailes de gala de Itabuna celebravam as grandes estrelas da sociedade, quando as 10 mais elegantes tinham espaço esperado todos os anos. Flagrante na piscina do Grapiuna Tênis Clube. A saudosa Tereza Barros, Selenhe Veloso, Lucia Midlej, Maria Alice Araujo, Glorinha Galvão, Regina Cravo, Eunice Sansão e Iris Maria Barroco.

Amigos que chegaram e que ficaram, casal Renuza Greco Zé Maria Zanon.

Prêmios nas festas uma das grandes damas de Itabuna, Neiva Monteiro Gomes e o mega empresário hoje presidente da Águia Branca, Renan Chieppe.

A saudosa amiga, uma das grandes damas do comercio da elegância feminina, a dama das rosas chá Magnai Oliveira.

Um dos eventos realizados por Charles Henri na produção para Sergio Sepulveda, Noite dos Artistas. Nesse flagrante nomes famosos, alguns ainda entre nós, Dami Candinha Dórea, Maria da Paz Jambeiro, cantora lírica, musicistas e maestrina, Maria Tereza Oliveira, Zélia Lessa, Adelaide Terra Nova e na ponta o saudoso grande jornalistas Raimundo Galvão.

Amigos inesquecíveis, empresário Claudio Macedo, jornalista Charles Henri e no centro que já se foram Amil Marom e o Dr. Itamar Pitanga.

Um flagrante importante, o medico Theovaldo Araujo, e o diretor da época da Nestlé Antonio Salazar, o saudoso amigo de Itabuna diretor nacional da Nestlé Irati Marques Ramos e o empresário RivaDavia Macedo.

O grande amigo saudoso um dos maiores odontos de Itabuna e região, Almir Tedesco.

A estrela Vanderlea, trazendo para Itabuna o seu show na época da jovem guarda que tinha o rei Roberto Carlos e Erasmo Carlos, e esse jornalista Charles Henri.

O presidente dos odontos de Itabuna, um dos maiores dentistas de todos os tempos, leonino sacramentado casado com a advogada e odonto, o casal Gladivan Antonio Henrique Braitt.

O show continua, o grande artista Clovis Figueiredo e o seu saudoso filho o Junior, em eventos de muito brilho.

Apresentando um grande evento no ginásio do Grapiuna Tenis Clube, Festa das Placas Douradas, Charles Henri, Pedro Ivo Barcelar e Diogo Flavio Cladas.

Ele foi estrela nacional, era daqui de Itabuna e conseguiu fama e sucesso, o costureiro saudoso Nei Galvão e as estrelas da sociedade de Ilhéus Maria Antonieta Sá, Tietinha e de Itabuna Glorinha Galvão.

Uma brava guerreira de tradicional família grapiuna, Esquivel, advogada Márcia Cristina esposa do grande medico Urandi Riela.

BODAS DE OURO: o casal simpatia na história social de Itabuna, ele saudoso. Dami Rita Otaviano Curvelo.

Tradição das famílias Azevedo e Brandão, o casal Zita Brandão Antonio Carlos Azevedo, a saudosa mãe do empresário, dona Lilioza Azevedo, grande participante com sua generosidade da igreja Santa Rita de Cássia e a filha Maria Inês Azevedo.

A vivência da presença da Águia Branca em Itabuna no sul da Bahia. No flagrante o atua presidente Renan Chipper, o publicitário Ruy Carvalho e o diretor da época Djalma Chipper.

Grandes personalidades do cacau, o saudoso amigo Rivadavia Macedo e na atualidade entres nós a personalidade do Salomão Mafuz.