sábado, 6 de agosto de 2011

ITABUNA ESPORTE CLUBE NOSSO TIME DE FÉ

O Itabuna não começou e nem vai terminar com Charles Henri, claro que a nossa participação é um dos capítulos mais importantes desde a fundação deste clube, mas não vamos esquecer nomes e fatores históricos que levaram o grande clube Itabuna a ter um estádio inaugurado para ele e que infelizmente não deram continuidade.

Um dos fatos importantes que me recordo foi o amigo e heptacampeão amador mais tarde levado a profissional, um dos maiores esportistas nosso, Fernando Riela. Ele com o livro visitando empresas e empresários da época para botar Itabuna no profissionalismo.

Não posso me esquecer dos maiores presidentes que fizeram dessa historia bravura e determinação, Rebouças, Zelito Fontes, Gabriel Nunes e Paulo Nunes FIlho. Teve outros, mas do meu tempo eu guardo esses flagrantes que vou contar pra vocês.

Na minha época com o patrocínio da Secretaria do Bem Estar Social no governo Antonio Carlos Magalhães, Bernardo Espector deu partida as verbas que foram úteis para a construção do estádio Luis Viana Filho. Ainda na desportiva ele homenageado e falando para a radio, não sei se Jornal, Difusora ou Clube, mas para o saudoso radialista conhecido como Boneco.

O grande Itabuna Esporte Clube na gestão de Paulo Nunes Filho, eu não era nem esportista, fui a ele pedir um patrocínio para levar a fabulosa Rainha e Miss Ana Cristina Davi Pereira de Souza para num evento da o chute inicial. Cristina hoje é empresaria de sucesso na Europa.

Eu acredito que esse time deu origem a todas as seqüências pela capacidade dos jogadores vindos na maioria do Rio de Janeiro. Eram os diretores de épocas, Zelito Fontes e Francisco Rebolças, me lembro bem da verba para preparar a rainha, 500 cruzeiros dados por Paulo Nunes Filho.

Os jogadores naquela tarde na desportiva: Luis Carlos, a miss Cristina, Ailton, na extremidade, Reizinho, Santa Cruz, Gonçalves Milano, alguns que não me falham a memória.

Esse plantel já no meu comando: Ailton, Luis Carlos, Americano, Nenem, Paulo Douglas, Jacir, Bel, Elson, Santana e Jairo.

Ainda na desportiva o prefeito da época Simão Fiterman ajudou muito o esporte. Dr. Bernardo Espector e o Juju que era nosso juvenil e foi CAMPEÃO BAIANO DO ANO JÁ NA MINHA GESTÃO.

Vamos aos jogadores: Sapatão, Dete, Machadinho, Josenaldo, Raminho, Bastos. Agachados, Magno, naldinho, Quinha, Luis Alberto, o profissional Chimba, João Carlos, Rê, Jacir, o secretario Bernado Espector, o prefeito Simão Fiterman e o time principal com o capitão Americano, Santa Cruz, agachados estão Douglas, Zé Carlos, Bel e Ailton.
Esse é o juvenil campeão Baiano de futebol disputando em Salvador com o Bahia. O Colo-Colo de Ilhéus tem o titulo do campeonato, mas o juvenil é de Itabuna.

Aqui com a Miss Itabuna e Miss Bahia Telma Alaide Brandão, um plantel de evidência em nosso período presidente. Luis Carlos, Telma Alaide, Ailton, Bel, Perivaldo, Paulo, Cachinguele, Jacir, Santana, Reginaldo, Deri, o garotinho Rubilan e o centro-avante pai dele que não me recordo o nome.

Jornalistas Saldanha, Abelardo e Boneco entrevistando o prefeito Simão Fiterman na Velha Desportiva onde hoje está instalado o centro de cultura Adonias Filho.

O saudoso Americano, o grande mestre do futebol, capitão dos capitães que teve a idéia de me lançar como presidente, foi entre outros um dos maiores desportistas batalhador pelo esporte na região, ele era ilheense de nascimento.

Na secretaria de presidência do Itabuna ao meu lado o saudoso emérito presidente do conselho, um grande esportista, Emeterio Moreira e o tesoureiro de todas as épocas da ADEI e dos clubes Etevaldo.

Quando Itabuna inaugurou o estádio produzimos esse cartaz como um ploter e os nomes de todas as personalidades que contribuíram, deram destaque e fomentaram essa gloriosa conquista. Charles Henry já era presidente a três anos, o estádio foi inaugurado nessa data, 28 de julho de 1973, Governador Antonio Carlos Magalhães, Bernardo Espector da Setrabes, ADEI Afranio Brandão Andrade e o presidente do I.E.C. Charles Henri. Ficou faltando nesse flagrante os prefeitos quando eu comecei, Simão Fiterman e o que estava na atualidade José Oduque Teixeira.

As personalidades no tópico, o técnico Tombinho, Dr. Mauricio Nunes nosso medico em salvador, Dr. Antonio Menezes Filho nosso medico em Itabuna, o odonto Dr. Carlos Galvão, a madrinha Telma Alaide, o administrador Antonio Nobre e o diretor Cirandinha.

UM LEGADO HISTÓRICO, UMA CONTRIBUIÇÃO PRECIOSA, UMA PARTE DA HISTÓRIA DO NOSSO FUTEBOL PROFISSIONAL.

Nenhum comentário: