sábado, 6 de agosto de 2011

A GRANDE DAMA DA CULTURA, AMÉLIA TAVARES AMADO

Um nome, uma tradição, um verdadeiro fundamento histórico educacional dessa ilheense que se tornou itabunense, casada com GILENO AMADO E DONA AMÉLIA foi a construtora ao lado de outros batalhadores o inicio da verdadeira cultura de Itabuna.

Professoras primárias de uma época faziam a cultura dos alunos com suas atuações empenho de um ensinamento da maior seriedade.

Itabuna mereceu a fundação do educandário São Vicente de Paulo com o COLÉGIO DIVINA PROVIDÊNCIA que recentemente deixaram derrubar.

Nesse espaço a gente homenageia o nome que fundou a AÇÃO FRATERNAL DE ITABUNA, a FACULDADE DE FILOSOFIA, deu aos estudantes itabunenses um teatro, o TEI, que hoje eles transformaram numa oficina de ferro velho. Um legado na cultura com tudo que se fez o Brasil na educação ela trouxe para Itabuna, mestres, embaixadas de cultura, religiosidade com a fundação da sua sagrada FACE ao lado do marido Dr. Gileno, O MAIOR LÍDER POLÍTICO DE TODOS OS TEMPOS DAS TERRAS CACAUEIRAS.

Dona Amélia tem uma avenida com seu nome e a Ação fraternal reconhecida nacionalmente merecendo reportagens em revistas da época que é um orgulho, um brilho de todos os registros. ALI PLANTADO O EMBRIÃO QUE É HOJE A UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ.

Seu nome precisa ser mais lembrado, mais trabalhado e mais vivido, a juventude precisa saber quem foi a grande dama da cultura e da maior tradição nossa, Dami Amélia Tavares Amado.

Semana passada foi reinaugurado o seu museu no colégio da AÇÃO FRATERNAL, um legado vitorioso.


Dona Amélia presente em todo movimento cultural estudantil dessa cidade, historicamente indo para inauguração de um colégio na cidade de Coaraçi e no outro premiando estudantes formandos acompanhada da professora amiga Regina Veloso.

Nenhum comentário: