sexta-feira, 1 de abril de 2011

Uma mulher especial

A itabunense Maria Luzia de Melo, um dos nossos orgulhos, professora catedrática se dedicou inteiramente a preservação das nascentes dos rios que fazem nascer o Cachoeira, Colônia e Salgado. Amar a cidade e a dedicação aos rios ela herdou do saudoso pai o grande cacauicutor e pecuarista Alcides Mello.

Maria Luzia deixou sua cátedra e abraçou a causa nacional. Recebeu prêmio de um dos grandes destaques brasileiro que emocionou a Bahia e região. É citada em todas as propostas sociais por essa causa imorredoura. Nesses flagrantes de reportagens que o Brasil conheceu, Maria Luzia e as lavadeiras do rio Cachoeira, as crianças e flagrante desse trabalho que é uma verdadeira epopeia.

Semana passada ela mostrou mais uma vez que sua bandeira está viva, levou personalidades matinalmente a Beira – Rio e iniciou um plantio de arvores FLAMBOYANT, transformando o espaço numa verdadeira alameda. Uma maneira grandiosa de embelezar, chamar atenção da população de Itabuna que a gente tem que enfeitar, plantar e florir as margens do nosso rio. O projeto já foi fundamentado por outro bravo itabunense, Alex Sá Gomes da Natura paisagismo. A sociedade acolheu e foi para lá plantar arvores, abraçar Maria Luzia e se emocionar com ela.

Teve crianças de colégios, médicos, empresários, jornalistas e poetas aclamando o momento.

Foi um começo, não tinha poderes públicos, a iniciativa é do amor a Itabuna pelos itabunenses. Maria Luzia conseguiu nomes de peso, senhoras da alta sociedade, madrinhas do nosso espaço ALAMEDA GRAPIÚNA: Ana Coelho, Loraine Fernandez, Zina Macedo, Rosangela Melo, Josefina Fontes, Acácia Pinho, Eunice Sansão, Conceição Portela, Célia Messias, Kátia Lia Chaves, Rita Solidade e Marli Fontes. Os flamboyants, um trabalho do Jorge Almeida do Orto Caminhos Verdes.

Nomes de personalidades marcantes estavam presentes com o presidente da ordem dos advogados Dr. Andirlei, José Adervan Oliveira, Eduardo Fontes, jornalista Paulo Lima, o presidente dos poetas Adeildo, sua equipe de interprete, Ronaldo Neto, Dan Lobão, Edi Sanção, médicos, empresários e as crianças da escola Saber Viver. A nossa TV Itabuna fez reportagem e esse plantio vai ter continuidade, porque Itabuna carece e aplaude essa obra da incansável dama da preservação.

Amigas das águas

Dra. Rosângela Melo dá entrevista a este colunista para TV Itabuna no evento do plantio dos flamboyant.

Crianças festejam o evento


Nenhum comentário: