sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Charles Henri Jornal Agora [09.08.2008]

Dia dos Pais
Do pai amigo, do pai saudoso, de todos os pais. Escolhi um amigo para saudar todos os pais. Amigo do tamanho de pai, Antônio Menezes Filho.
Não é uma tarefa difícil falar de verdadeiros amigos. Amizades de criança são sólidas, eternas, como nos casamentos de amor, dura para sempre, principalmente as especiais, as que iniciaram a nossa caminhada.
Tonho, eu sei que você se recorda do tempo de ontem. Um ontem do saber, do buscar, do comunicar. De saída, vou lembrar o que não podemos esquecer, estudando a Crestomatia, um livro sábio que nos preparava para um quinto ano tão firme no caminho da admissão ginasial. Tempos de escola, de um aprender difícil e fácil pela vontade de saber.
Separadamente, chegamos às universidades, você para lá e eu para cá. Olhe, Tonho, quando fizemos juntos o 2º ano no Colégio Divina Providência, na dura direção da saudosa Lindaura Brandão, colega de turma, eu fazia os seus trabalhos manuais da exigente professora Lode Hage. Não sei se era por competência ou para te levar nas manhãs e filar o café de Bebé, a sua mama, das bananas fritas mais saborosas que já comi.
Cada um para um lado da vida, da busca, dos encontros e desencontros, das alegrias de tantos sofrimentos e tantas conquistas. No seu belo curso, você se tornou um mestre, e olhe que as nossas pós-graduações e extensões universitárias em profissões diferentes equivalem hoje aos mestrados, eu não sei para onde vai o talento e a competência, eu não avalio agora em tempo de tantas metamorfoses.
Orgulho-me, sim, daquele paredão em seu consultório com quadros e tantos títulos, tantos diplomas, tantos cursos. O Tonho que saiu para a política, o Tonho dos cargos públicos, do cacau, da comunicação, que contribuiu para trazer a 1ª televisão para Itabuna, e não esqueceu nunca da sua medicina de sucesso, de determinação. Ficou no registro histórico a operação do nosso saudoso jogador Hélcio, uma das glórias do futebol regional e nacional, e que você botou ele para andar e jogar novamente, depois de ter quebrado a perna e se tornar artilheiro. Isso ficou na história da minha vivência como presidente do Itabuna Esporte Clube.
Um homem daqui, do nosso lado, da nossa geração. Filho de seu Antonio, cacauicultor, e D. Berenice Menezes, empresária, a mulher que trouxa a moda, os desfiles para a modernidade de Itabuna. Lembro-me de sua loja Colibri, e ela ficou conhecida como Bebé Colibri, a doce mama que te acompanhou, te casou para que você e Margaridinha nos dessem essa prole fabulosa, além de Thaís, essa foto pela qual me apaixonei, você e os filhotões Marcos Vinicius Correia de Menezes, Gustavo Correia de Menezes, Casimiro Correia Neto e Rodrigo Correia Menezes, todos os quatro se dedicaram à área da Saúde. Eu sei, Tonheps, que era para estar mais perto do pai, de um paizão como você é, o orgulho desses meninos homens.
Suas conquistas sociais, culturais, empresariais e como político de Itabuna, a nossa cidade dos futuros 100 anos, tem um destaque importante. Você é um itabunense top ouro, merece todas as placas douradas, como a que estou reservando para homenagear, e a vida merece ser homenageada nas comemorações dos 100 anos de Itabuna. Se não todos, pelo menos uma plêiade de homens e mulheres que nesse pedaço de Brasil mostrou talento, brigou pela região e fez ela ser mais forte, respeitada, digna. Recordo-me da saudosa professora, para mim uma estrela da filosofia, Valdelice Pinheiro, em sala de aula, um dia aterrorizada, ela me disse: “A cibernética vai dominar o mundo. O que nos espera é uma comunicação mais direta e mais rápida, o que pode tumultuar os cérebros despreparados”. Nós passamos por essa fase agora, vivemos em uma cultura onde achamos difícil porque a rapidez é extremamente competitiva, e na maioria das vezes sem sentido. Fizeram a máquina, mas o sentimento do homem, a voz, a palavra, o texto está ficando esquecido, e a briga é grande. Nos tornamos hedonistas ferrenhos. A voz, o coração, o amor não pode transformar o mundo perfeito com limitações.
Na antiga Casa Verde, nas reuniões, em eventos especiais, quando você falava, com a voz experiente, pacificadora, cheia de amor, causava emoção às pessoas. Você sempre foi muito sincero, mais educado, mais generoso do que todos esses amigos da nossa geração. Um exemplo de vida, de carinho, de dedicação.
De repente, lembro-me do teu mano saudoso Aélio e suas poeliosas. Ah, tempo sem tempo. É uma história bem maior do que a nossa própria. Mas dizer que conheci você no inicio da infância e numa adolescência proeminente de seus amores, que você era um danadinho, antes da Margarida, até uma miss você quase me roubou das passarelas. Mas depois chegou a Margarida, sua mulher, nome de flor, e sua vida é esse jardim todo de filhos, netos, e por isso eu te escolhi para saudar todos esses pais dramaticamente apaixonados, sofridos, ansiosos, pais da vida, pais do mundo. Pai nosso de todos os dias.
Parabéns, amigo, parabéns aos seus filhos e toda essa família de Itabuna dos sonhos e dos 100 anos.



O mais belo casamento da temporada
“Quanto mais vejo os olhos, melhor vejo. Meu dia é noite quando estás ausente, e à noite eu vejo o sol se estás presente.” Shakespeare
Só para começar um enlace cheio de brilhos e encantamentos de Drielle Pinheiro Reis e Durval F. Rocha Neto. As famílias agora celebraram e estão mais unidas. Ana Maria da Silva Pinheiro Henrique Alves dos Reis e Gisélia Santos Carlos Alberto Martins Rocha.
A Catedral São Sebastião, na Praça D. Eduardo, em Ilhéus, recebeu uma obra de arte da promoteur, decoradora e grande dama dos buffets, Renuza Grecco Zanon. Um show espetacular de contornos, arabescos, flores brancas, rosas, gladíolos, gérberas, angélicas, ornadas em cristais numa luminosidade e colocação perfeitas. Pela elegância e beleza deslumbrou os convidados.
A recepção, uma das mais belas que aplaudimos inaugurou o super espaço que Ilhéus esperava e que o casal Neide Cléu Ferreira acreditam. Ali, uma nova obra de arte foi construída em uma cobertura fantástica que a decoradora e sua equipe souberam explorar com rara maestria. Cada canto, cada momento, cada situação programada para receber e encantar.
O bolo fantástico, num espaço que iluminava pelo charme. O Cerimonial de categoria, as iguarias perfeitas. Nada foi esquecido nos mínimos detalhes. Doces, trufas, maravilhas trabalhadas em pequenos cubos transformados em manjares.
O elegante buffet da noite, em carnes, camarões, temperos nobres e sofisticados. Acompanhamentos com champanhe, pró-seco, scoth, refrigerantes e água. Os artistas mais cumprimentados da noite, Renuza Zanon em alta total pela sua modernidade no elemento padrão, classe e elegância. Destaque especial para as toalhas cobre-manchas, capas, lançamentos exclusivos. Geraldo Borges completou como o maior fotógrafo dos casamentos da região, premiado nacionalmente.


Casamento, a arte de realizar sonhos por pessoas que possibilitam a realização desses sonhos. Especiais presenças da deputada Ângela Souza, do prefeito Newton Lima, Neide e Cléo Ferreira, Graça e Ednei Espírito Santo, Lídia Newton Cruz, Cida Edson Moreno, Maria José Jorge Ferrari, Liane Eduardo Silveira, Maria José Michael Eckes, René Albagli Cláudio Nogueira, Neide Augusto Silveira, Luciana paulo Moreira, Lorena José Augusto Andrade, juiz Helvécio Argolo, Kelly Silveira Luciano Sampaio, Roselene Major Marcelo Teixeira, Deusdete Machado Gilson Fraga, Carol Gama Phill, Rosangela Pinheiro Fontein, Sandra e Edson Pinheiro.











Em Tempo

A cidade sorriu com
Fernando Gomes, o seu prefeito

Não importa que o jardim não esteja pronto. Mas só em tirar aqueles entulhos dali da Praça Camacan, como é conhecida, já está linda. A cidade já aplaude. Ele promete, cumpre. Nesse flagrante, com o super secretário Jorge Vasconcelos e o dinâmico presidente do CDL, parabenizando-o pelo feito, Carlos Leahy.

Nenhum comentário: