terça-feira, 10 de setembro de 2013

Flashs VIP

Vamos dançar. Itabuna é uma cidade que conserva coisas preciosas, fatos e gentes que na função do seu cotidiano tem uma influência grandiosa na cultura, na educação e que contribui para a divulgação da cidade. A dança em Itabuna vem dos tempos de Tia Rita, em seu Colégio Gato de Botas, com sua professora Celeste. Vem da época das encenações coreográficas de dança. A própria mãe de Claudia Doria, Ana Doria Espirito Santo, teve momentos de danças em suas participações especiais. Lembro-me da professora Filomena Reis, de Tânia Agra e Adelaide Terranova. Foi aí que Claudia cresceu e iniciou seu trabalho. Adágio e La Cherry disputavam grandes momentos nos espetáculos em Itabuna. Mas foi Claudia Doria Espirito Santo Salomão que deu força e determinação para que a sua escola se ampliasse para outras cidades do interior da Bahia. Outros momentos existem, outras escolas participam desse momento cultural. Mas nosso destaque para a dança com maestria internacional é desse nome que se tornou uma marca registrada, Tchu e Cia. As crianças aprendem a andar na alfabetização e aos 3, 4 anos de idade, Claudia começa a contribuir com a educação dessas meninas. E lá se vão 25 anos. Os espetáculos históricos da Tchu e Cia levaram emoção ao Centro de Cultura Adonias Filho, que infelizmente deixou ou perdeu essa hegemonia cultural. Claudia descobriu e se descobriu no espaço nobre em Ilhéus, na Uesc, no grande Teatro Paulo Souto, que apadrinhou esse espetáculo, ganhando formas e contornos do profissionalismo que tem que ser levado à educação da dança como aprimoramento. Essa semana, a  ROYAL ACADEMY OF DANCE está na Tchu e Cia examinando as alunas, e elas tem um futuro, porque Claudia já tem professoras aqui e em outras cidades do sul da Bahia. Dias 29 e 30 de novembro no calendário, grandes noites de arte e cultura de Itabuna, este ano, o Gala 25.

A própria Claudia criou a ideia desse banner. Ela tem uma oficina de costura para fantasias e bordados, toda uma preparação que me lembra verdadeiramente as grandes escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo. O ateliê da Tchu e Cia é outra conquista.

Alunas dançam e se preparam para o evento de comemoração dos 25 anos da Tchu e Cia.

Esse painel exposto na Tchu e Cia que temos orgulho de participar com duas fantasias da Beija-Flor de Nilópolis, escola campeã do carnaval do Rio. Na foto, já na Uesc eu com Claudia com sua fantasia de Carmem Miranda, e o bailarino, coreógrafo e artista Eduardo Britto, que já tem anos de escola. São momentos que enriquecem os espetáculos das alunas que são as verdadeiras estrelas. Nós somos apenas figurantes.

A preparação para as aulas no encantado reino das bailarinas da Tchu e Cia.

Tudo na Tchu e Cia tem uma delicadeza extrema. Esses biscuits são fantásticos.

Em um espetáculo ao som de Tchaikovsky, a convite da prima, tive a honra de valsar com ela. Me emocionei.

A produção da Tchu e Cia sempre foi e continua sendo fantástica. Ainda no Centro de Cultura, esse elefante conduzia na época a pequena bailarina Maria Paula Carletto, hoje já debutante. Foi soberbo.

Reinaldo Simões Espirito Santo Salomão, futuro médico. Claudia, prima querida, a bela Marina Reis Ganda é candidata a lhe dar um netinho.

No flagrante, Reinaldo Salomão na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, como tenho orgulho desse menino, viu, Salomão e Claudia?

O médico Theovaldo Araújo, bom de bola e de papo, leva a sério a Medicina. Amanhã ele está seguindo para o grande Congresso Internacional de Cardiologia, em Buenos Aires, Argentina, sozinho e solteiro. Será que ele vai arranjar um tempo para dançar um tango?

Hoje é aniversário de Gabriela Grecco Bernardes aqui nos jardins da minha saudosa Casa Verde da Colina, na foto premiada de Geraldo Borges, com o seu maridaço Walmir Bernardes. A amiga do Rio de Janeiro, Tina Romeiro me pediu um grande fotógrafo da Bahia. Eu cito Geraldo Borges, que foi premiado internacionalmente com essa foto.

José Maria Zanon agora em Itabuna dirige o Ateliê da sua grande mulher Renusa Zanon. Mas ele foi um destaque no indústria automobilística de Itabuna, viajando para Linhares para participar dos 50 anos de fundação da Linhaut, da família dos Zanon, uma concessionária de motos, caminhões e veiculos, um mundo de destaque da grande Linhares.

Bela Andressa Vaz, me conte, isso foi um desfile de óculos? Vocês estão maravilhosas.

Encantei-me nesses momentos de preparação e sonhar Primavera. Descobri, através de pesquisas, essas orquídeas negras. Sabia que eles criaram as tulipas que viraram romance. Mas a orquídea foi uma surpresa. Publico para vocês. Viva a Primavera em todos os tons e cores.

Colhi em meus jardins um jarro de flores delicadas de alfazema. Conceição Sá, você me pediu uma muda, já está guardada em um saquinho com um talo cheiroso para você.

Minha gatinha Xuxa tem olhos azuis e está grávida.

Nenhum comentário: