quarta-feira, 16 de julho de 2008

Charles Henri in Foco [28.06.2008]

A hora é essa, Ilhéus
Vamos homenagear pessoas especiais nesse momento especial, cantando parabéns, cortando um bolo de aniversário e distribuindo pequenos pedaços numa verdadeira multiplicação, como pão e como o peixe, como a alegria de celebrar um novo momento, um tempo renovado.

Que todas essas mensagens programadas, merecidas, inconfundivelmente históricas, registram, engalanam a data maior na política desta cidade onde o Brasil começou.
É bom sempre lembrar, Ilhéus capitania hereditária fundada em 1534, com 474 anos de fundação e 127 anos de elevação a cidade, tão perto de Porto Seguro, berço do Brasil bem brasileiro.
Lá fora, todos reconhecem o Sul da Bahia, o Extremo e Baixo-Sul, com o carinho, respeito, acompanhamento histórico, porque o brasileiro sabe que essas bandeiras de vitórias foram desbravamentos de um Brasil gigante, batalhado para sua unificação, para a união, expansão, conquistas, consagrada na Bahia na chegada da família real, e com o deslocamento dela para o Rio, nesses 200 anos que também é festejado.
Ilhéus, assim como outras grandes cidades capitais, deveria ter crescido mais tanto nesse paraíso tropical, como tantas capitais, as ditas primeiras. Acredito que centralizou-se em Salvador, estado gigante. O Sul ficou esquecido, dele somente as riquezas, como esse cacau nosso, que alimentou um tanto muito, boa parte da Bahia e também do Brasil.
Tudo isso ficou somente como contribuição de um super quintal, fazendona, criadora de riquezas sem que a verdadeira administração política deixasse evoluir uma outra Bahia mais produtiva, mais reconhecida. O nosso Sul.
É festa em Ilhéus, no sul da Bahia, e ao comemorar, a gente lembra e cobra, mais por ela, muito mais para a verdadeira capital da Bahia do sul.
Feliz aniversário para todos os que bradam por nossas terras, nossas conquistas, nossos reconhecimentos. Que o sonho de Ilhéus não seja esquecido jamais. Viva nossos padroeiros, São Jorge dos Ilhéus e Nossa Senhora da Vitória.



A importância de gente
que é gente Ilhéus

Marcos Flávio Rhen da Silva, político jovem, advogado de primeira, é um dos sonhos promissores de uma família tradicional. Antônio Olímpio, seu pai, já foi prefeito de Ilhéus em dois mandatos. O jovem representa a mais ambiciosa batalha política como vereador, a caminho da chefia do Executivo num futuro bem próximo. No flagrante, Marcos Flávio e a mama Maria Amélia Balduíno Rhen da Silva.



Representando a juventude de Ilhéus
Claro, eu escolhi uma futura jornalista. Parece que foi ontem, essa menina fez 15 anos e passou no Vestibular. Tinha uma faixa em frente ao colégio de sua mama Gildelina Nascimento, claro, o Colégio Status.
Brinquei com ela, e chamei-a de colega. Michele Emanuelle Reis Nascimento é de personalidade forte, ativa, e demonstrou segurança, e agora já voltou fazendo estágios, bombando no Jornalismo na faculdade Facha, uma das melhores no Rio de Janeiro. Tem futuro, eu gosto disso. Ilhéus, a sua juventude por aí afora, em todos os estudos e cursos, haverá de construir uma nova cidade.



O Político do ano da
região cacaueira

As esperanças se renovam. Ilhéus e a região têm um novo caminho político na liderança do bravo Deputado Federal Raymundo Veloso.
Na Câmara Federal, ele é um dos nossos destaques. Parabenizá-lo pelo aniversário de Ilhéus é o nosso dever. Veloso ao centro, ao lado de figuras de peso na política nacional, Temer e Geddel.



Ilhéus terá Governadoria do Lions Internacional
Empresário dinâmico e empreendedor, Guido Paternostro dá um show em sua gestão, é aclamado e ganha a indicação, e no próximo ano tomará posse nos Estados Unidos, como Governador do Lions da Bahia. Na foto, o casal Vera Sílvia Camargo de Azevedo Guido Paternostro.



Momento empresarial político
Deputado Ronaldo Carletto, deputada Ângela Souza, empresário e presidente da ROTA, Paulo Carletto.



O futuro que chega
Rui Diógenes Rhen da Silva, um dos grandes empresários e nome forte de Ilhéus e região, orgulhosamente festeja, em seu aniversário, no mês passado, a chegada do super neto Matheus Rhen de Britto Alves.



Para homenagear os bravos empresários
De uma Ilhéus total. O Sr. Gileno Araújo, no seu Ponto Chique, desde 1952, fundou muita coisa em Ilhéus no gênero que abraça, e tem uma história de fidelidade imbatível. Aqui, sentado no Vesúvio, ao lado de seu Ponto Chique, saboreando o nosso jornal da atualidade, o super Foco Regional.



O ônibus da cultura que
eu dei para Ilhéus

Não se assustem. Durante o governo de Jabes Ribeiro, a pedido dele, eu fui o lutador, junto à direção da Águia Branca, para que a empresa doasse um ônibus para o projeto Cultural de Ilhéus. Foi assim que tudo começou. Dei o pontapé inicial, e o ônibus está aí até hoje, servindo ao município. Eu gosto muito disso. Um viva a todos que trabalham por Ilhéus.



Damis projetam Confraria feminina
Elas se reúnem, fazem benemerência, discutem acontecimentos diversos e atuam com destaque na sociedade quatrocentona de Ilhéus. A presidenta, Salma Carmel Neves Leite, Vera Lúcia Maron Dórea Gomes da Costa, Gildelina Reis Nascimento e Malvaci Santana Cabral fazem a liderança de um grupo respeitado e impecavelmente perfeito.



Elegância da mulher na noite itabunense
No lançamento da nova frota da ROTA Transportes, os longos brilharam na noite do charme feminino.
Elas fazem a noite ficar mais incandescente: Rita Luise Velanes Pinheiro, Simone Reis, Cristiane Peixinho, Elaine Carletto, Carlette Oliveira Carletto, Rosana Bandeira e Cláudia Dórea.



A Confraria dos Jornalistas da região
O Bar Vesúvio é o ponto principal. Há seis anos, profissionais de um naipe elevado se reúnem e homenageiam personalidades. Semana passada, duas damas, mulheres de maior peso cultural da região, foram homenageadas e contaram a história de seus trabalhos. A vice-reitora da Uesc, Dra. Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, e a diretora do Curso de Medicina da Uesc, reconhecido como melhor da Bahia e um destaque no país, Dra. Márcia Margotto.
Desde a primeira turma, o Curso de Medicina tem obtido conceito 4 no exame do Enade.


• Um destaque especial ao Deputado Federal Raymundo Veloso pela incansável força, objetivos, consciência plena em elevar Ilhéus ao máximo da cidadania, transformando-a na capital política do cacau.

• Os que moram aqui, filhos da terra, as famílias quatrocentona, os que chegaram e abraçaram essa causa, os que fazem de Ilhéus um canto de amor, de trabalhos, de conquistas e de realizações.

Em Alta
O prefeito de Ilhéus, campeão da cidade limpa, linda, verdadeiro cartão postal, como deve ser, como deveria ser sempre. Newton Lima e sua equipe demonstraram carinho, amor, respeito ao patrimônio de uma das primeiras cidades brasileiras.

Em Baixa
Todos os que não gostam de Ilhéus. Todos que cochicham nos escaninhos da vida, nos bares, nas esquinas, nas ruas, apontando defeitos, fazendo cobranças e nada fazem pela cidade.

Nenhum comentário: