quarta-feira, 16 de julho de 2008

Charles Henri Jornal Agora [12.07.2008]


Oncosul, 20 anos
Artífices e empreendedores da Ciência
Médica:
Urandi Riella e Antônio Mangabeira

A mulher, a outra metade do homem realizador, Márcia Esquivel Riella e Célia Kalil Mangabeira. Dr. José Abelardo de Garcia Menezes, membro do Conselho Regional de Medicina do estado da Bahia, o CREMEB, oficializou o ato.
Em um grande evento dessa extensão, as citações, os agradecimentos, os reconhecimentos, o comprometimento são responsabilidades sensivelmente humanas. Dois homens, dois amigos pela arte da Medicina, brindaram a parceria, o respeito à sociedade, irmanados com a ternura grandiosa pelo exercício da Medicina. Mangabeira, solene, reconhecido, grato, emocionado. Urandi Riella tem uma herança de homens bravos, e ele não esqueceu o pai, o maior bancário de nossa história, Urandi Riella, a paixão pela família, seu mano Ubiratan, a força da sua mulher Márcia, a sua grande parceira.
E o depoimento de Abelardo foi peça que engrandece a nossa convivência social.

Foto-reportagem da Studio Digital, do fotógrafo Pedro Augusto



O homem, objeto da obra, das realizações, no encontro pleno da sensibilidade, da estética, da ética, do compromisso social.
O que se constrói com amor, respeito, dedicação, eternizando a participação entre diante e demais.
Deus fez o homem e os bons quando constroem em Seu Nome, os maus serão esquecidos.
Em bem com Deus, como Urandi Riella e Pedro Mangabeira, recebem o reconhecimento pelo dever de cumprir as metas as quais se dedicaram.
Vidas vividas de respeito à fé, com o dever. Homens assim, soldados, generais de batalha, os mentores do respeito à vida.
Visivelmente emocionados, dois homens, dois brasileiros, baianos daqui constroem e reconstroem a história da moderna medicina.
Formados médicos, numa região de verdadeiros baluartes, eles lançam toda a sua fé e dedicação para que essa Medicina seja um exemplo do maior presente da atualidade.


Itabuna e seu centenário
político, social e histórico

Na Medicina dessa cidade e região tem uma grande parcela, nomes deixaram marcados pelo nobre dever de serem parceiros de Deus no ato da profissão. Essa cidade é rica de tradições, de médicos que honraram, dignificaram durante as suas vidas, deixando uma herança inconteste.
Só para citar alguns, Dr. Ruffo Galvão, Dr. Alício Peltier de Queiroz, Dr. Vítor Maron, Dr. Corbiniano Freire, Dr. José Pinto da Silva, Dr. João Leahy, Dr. Mário Peixoto, Dr. Arival Sampaio e em Ilhéus, Dr. Soares Lopes. Na era mais moderno, Dr. Manoel dos Passos Galvão Filho, que viveu na Europa, na Alemanha e fez parte de um livro de mestres da Medicina e ainda atua.
A classe médica da região acompanha, na modernidade, uma dinâmica de nomes de profissionais exemplares. Na atualidade, a medicina da região tem uma boa parte de profissionais integradas com movimentos internacionais no avanço da ciência médica. Deles se destacam estudiosos dedicados, como Urandi Riella e Pedro mangabeira, que são os artífices de uma medicina altamente tecnológica, vivenciadas na criação da Oncosul e do Instituto de Medicina Nuclear.
No eixo Ilhéus/Itabuna, a classe médica, odontológica, profissionais ligados à saúde somam mais de mil cidadãos. Itabuna é o pólo central da Medicina. Temos o maior número de leitos. Os profissionais da medicina inauguraram suas clínicas particulares com máquinas poderosas de primeiro mundo. Os hospitais têm aparelhagem completa, somente igualada aos centros mais avançados.
A universidade, em seu jovem curso de medicina aqui na Uesc, foi considerada a primeira do estado da Bahia. Tem destaque nacional, e a universidade se preocupe em como administrar a plêiade de estudantes que chega para o Vestibular do próximo ano.
Nesse clima festivo, a oncosul inaugura, com 20 anos de conquistas, dedicação, trabalho e primorosidade, dentro de um rigor técnico, uma obra gigantesca de porte perfeito na medicina moderna.
Tudo dentro dos padrões, desde a recepção, consultório, garagens para ambulância, depósitos de medicamentos, farmácia interna, salas de fluxo, de quimioterapia, laboratório e consultório de psicologia, pavimento dedicado a diretoria, administração, setor financeiro, faturamento, telefonia, auditório, área de lazer. Todos os módulos com ambientação e requisitos para o conforto dos pacientes e acompanhantes.
Nomes da família honraram esses módulos, divididos em 4 pisos: o primeiro piso chamado Humberto Riella; o segundo piso, João França; o terceiro piso, Hilda Riella; e o quarto piso, Humbertina Mangabeira.
Os médicos formam uma verdadeira irmandade no corpo da Medicina. Dr. Rodrigo Matos, Dr. Eduardo Kowasky, Engenheiro Patrick Monteiro, Dr. Bruno Terra, Dr. Antonio Mangabeira, Dr. Fabrício Matos, Dr. Garrick Pereira e Dr. Urandi Riella
Toda essa estrutura em 1.500 metros quadrados de construção. Um investimento de mais de dois milhões e meio de reais, financiado pelo Banco do Nordeste.
Especialistas estão no corpo técnico e clínico dessa grande realização médica que nos ajuda a festejar os 100 anos de Itabuna.



Dr. Antônio Mangabeira França, onco-hematologista clínico, Dr. Urandi Riella, onco-mastologista, amigos irmanados nessa grande conquista. Dr. Bruno Terra, onco-hematologista. Dr. Garric Cecil Pereira, oncologista. Dr. Eduardo Cowalisky, oncologista. Dra. Teresa Cristina Cardoso Fonseca, onco-hematologista pediátrica. Dra. Graziella Moura, psicóloga. Os profissionais farmacêuticos, Daniela Félix e Cleomara Ataíde. Enfermeiras Marly Dantas e Rosilda Maurício. Equipe de Administração na responsabilidade de Marisa Tavares.



A administradora Mariza tavares, Dr. Antônio Mangabeira,
Dr. Ari Paranhos e Sra. Miriam Paranhos



Dra. Jeane Rosas e Dra. Tereza Cristina Cardoso Fonseca



O mais elaborado grupo de profissionais da Oncosul



Os Riella, Urandi, Márcia e Humberto Esquivel Riella



Os Mangabeira Kalil, Leonardo, Dr. Mangabeira,
Dra. Célia, Rafael e Mariana



O Conselho Regional de Medicina do Estado da
Bahia, na voz do Dr. Abelardo Garcia de Menezes



O mestre de cerimônia apresenta os familiares presentes no grande evento: Irani Riella, Juliana Riella, Ubiratan Riella, Humberto, Márcia Esquivel Riella, Dr. Urandi Riella, Ramiro Aquino, Dr. Antonio Mangabeira, Dra. Célia Kalil, Mariana, Rafael e Leonardo



A criança descansa no ombro do pai no coquetel festivo da Oncosul



A mulher é um destaque em eventos: Jeane,
Joana Darc, Dea, Betânia e Marcia



Os cumprimentos do casal Graça Moreira e Dr. Renan,
provedor da Santa Casa de Misericórdia para Urandi e Márcia


Na oportunidade histórica, os
prefeituráveis marcaram presença


O prefeiturável José Adervan Oliveira com o jornalista
Eduardo Anunciação. A paz é atingida na democracia dos ambientes



Dra. Zina, vice do candidato a prefeito, José Adervan,
e o maridaço, o médico contista, Dr. Otávio



Juçara Feitosa cumprimenta Urandi Riella, ao lado do
Dr. Antonio Vieira, vice de Capitão Azevedo



Capitão Azevedo na multidão da recepção



Luis Senna, vice da candidata Juçara Feitosa, ao lado de
Capitão Fábio e do ex-deputado Renato Costa

Nenhum comentário: