sexta-feira, 19 de julho de 2013

Flashs VIP

Semana de aniversário da cidade
No passado, era sempre muito importante. Tinha um Baile no Grapiúna Tênis Clube que era disputadíssimo, e um Jantar de Gala da Prefeitura concorridíssimo. Em seguida, vinham os eventos de evidências esportivas, as fabulosas gincanas da cidade do cacau, Rainha da Cidade. Era bom festejar a cidade. A cidade carece ser comemorada. Estamos aqui, afinal, para isso. E festejar é preciso. Os dias mudaram, as épocas nos tornaram, talvez, distantes. Mas vamos lá, o que vai acontecer, por certo, acontecerá. E viva a cidadania de Itabuna, dessa gente amiga, e às vezes cruéis. Roubaram o busto de Jorge Amado e depredaram seu monumento, depois de ter sido apedrejado. Deixaram derrubar o Castelo do aeroporto. Atiraram na imagem do Cristo no Pontalzinho. Os tempos são outros. Cadê que Ilhéus, nossa cidade-mãe, tem os monumentos para Jorge Amado apedrejados? Rasgado, mas nunca esquecido na eternidade. A propósito, a Rede Globo fará um novo remake de Tieta. Eu ia sugerir um busto em vida do mega empresário Helenilson Chaves, o idealizador do Shopping Jequitibá, a redenção econômica e administrativa que trouxe para Itabuna a noção de cidade moderna. Já fez uma década, e a maior realização em nossa cidade do nosso século. Começou no anterior. Eu ia sugerir também um busto de Tia Rita na Amélia Amado. Bem que ela merece uma estátua naquele passeio próximo ao antigo Gato de Botas. Mas vai daí, é melhor não sugerir. E Viva Itabuna.

Uma das candidatas aos títulos de Rainha da Cidade e Miss Chocolate do Brasil é Juliana Laura Santos Amaral. Bela, bela, entre as belas. Dia 26 de julho, na AABB de Itabuna. A gente insiste em preservar as tradições.

O trio maravilha da Gastronomia itabunense, Sônia, Neilma e Conceição. Elas dão conta de dois cafés da manhã, três restaurantes, recepções, dominando uma cozinha de excelência de alto padrão do Palace e Royal de Itabuna. Tudo como manda o figurino, na hora certa e no momento exato. Elas cantam, dançam e representam as maravilhas do restaurante. Às sextas, as maravilhas da cozinha baiana com caruru, vatapá e um peixe imperdível.



As novas personalidades que Itabuna aplaude, Dama Vera Lúcia Oliveira e Dr. Almir Alexandrino. São personalidades que Itabuna reconhece. Eles serão grapiúnas pelos títulos de cidadania marcados na pauta do grande político, vereador com quatro mandatos e ex-presidente da Câmara de Vereadores, Ruy Machado.

Cultivo, em meus jardins, o marimbondo joão-de-barro. Ele põe os ovos em uma casinha, fecha e fica protegendo do lado de fora. Daí, quando nascerem, os marimbondos estarão no ar.

Recordando tempos inesquecíveis
No sucesso do Cacau 2000, a maior boate de Itabuna, a bela Celenê Veloso apresentando um evento, eu ao lado da estrela das passarelas e do Ballet, Tânia Agra, atualmente no Rio de Janeiro desenhando para as escolas de samba.

Eu, Baraiô e Help nos salões do Palace Lord em tempo de coquetel de festas.

Nas escadarias elegantes do Cacau 2000, o casal Rejane Silvio Roberto e eu, eu e todos eles.

Na entrada do Grapiúna Tênis Clube, o saudoso Serafim Reis, eu abraçando a Musa do Cacau na época, Lêda Cezimbra Alves, Nilsinho magrinho e uma estrela, Benício dos Santos.

Nenhum comentário: