segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O MAIOR CAPITÃO DO ESPORTE GRAPIÚNA.

ILHÉUS – ITABUNA, COM SAUDADE DE AMERICANO SEGUNDA FEIRA, CHEGUEI ATRASADO PARA O SEPULTAMENTO DE UM DOS NOMES MAIS FAMOSOS DO ESPORTE DA REGIÃO.
JOSÉ ARNALDO CARVALHO, O AMERICANO. EXEMPLAR FUNCIONÁRIO DO NOSSO DETRAN, TEM NO SEU HISTÓRICO O ESPORTE DE ILHÉUS, PROFISSIONAL E AMADOR, O COLO-COLO SEU TIME, E ITABUNA O REGISTRO DE TRADIÇÃO. POIS FOI ELE, QUE ME AJUDOU A SALVAR O ITABUNA ESPORTE CLUBE. DEVO A AMARICANO, A SUA AJUDA SUA DEDICAÇÃO, SEU ENSINAMENTO, PARA QUE ME TORNASSE O QUE FUI PELO NOSSO ITABUNA, TIRANDO-O DA VELHA DESPORTIVA, E INAUGURANDO O ITABUNÃO, O ESTADIO LUÍS VIANA FILHO.
Tantas glórias, tantas conquistas, ao lado de um verdadeiro esportista na excepção da palavra. Americano foi um nome exemplar, um mestre na direção esportiva, na atuação como um dos grandes craques.
Dele, fica na minha saudade, durante os meus dramas, no tempo que eu ameaçava desistir numa viajem que ameaçei suspender alguns atletas, ele chegou dentro do ônibus, colocou as mãos e disse: “Presidente, nós colocamos as mão unidas, para que o sol não lhe machuque, nos perdoe, se pelas frestas das mãos, ainda passe luminosidade.”
Americano era estudioso, se formou em filosofia, teve grandes méritos, e eu não pude chegar a tempo, para levar a bandeira do Itabuna para a sua despedida. Fica a saudade de um grande nome do esporte da historia grapiúna.
Aqui fica registrado em 3 flagrantes:
O nosso juvenil campeão baiano, o Juju, e a equipe profissional. Nesse foto, Americano ao lado do prefeito da época, Simão Fiterma e o grande baloarte Secretario do Trabalho do Bem Estar Social da época, Bernardo Specto, ainda na desportiva.
Homenagem ao prefeito Dr. Simão, o radialista boneco, o diretor saudoso Ercilio Nunes, eu estou na outra extremidade.
No flagrante do repórter JN, o super time que muitas glorias deu a Itabuna. Nomes como: Ailton, já falecido, o grande goleiro Luís Carlos, aqui o Americano, Nenem que faleceu ano passado, Paulo, Douglas, o único que eu encontrei no enterro e reside em Ilhéus, o grande ponta que eu não me lembro o nome, Bel, Elcio, Santana e o saudoso Jairo.

Nenhum comentário: