quinta-feira, 6 de maio de 2010

NEIDE NA SALA DE AULA

Neide faz parte dos seres especiais que herdaram a dádiva de preparar os nossos filhos para a vida.
Vamos falar dessa pequena, grande mulher, a moderna especialista do futuro cibernético por todas as execuções acadêmicas e pedagógicas que se apreende o ensino. NEIDE NA SALA DE AULA seus textos tem as doçuras de um beija-flor, é como se colhesse flores nas relvas dos campos e as transformasse em cultura. A doçura de suas aulas nos faz lembrar momentos de deleite, comunicação do mestre ao aluno, uma cumplicidade maternal. NEIDE NA SALA DE AULA, uma estrela no palco, uma diva no cenário da opera, classe, palco, cenário, categorias divinas de uma verdadeira maestrina.
Para homenagear Neide nós esperávamos e me veio na memória o rufar dos TAMBORES à grande dama da cultura Marguerite Yourcenar na Academia Francesa, sua entrada triunfal referenciada pelos TAMBORES. Eu gostaria de tambores para homenagear Neide.
Mulheres acadêmicas neste país, nas cidades no mundo, a gente recorda a saudosa Raquel de Queiroz que a Intentona a trouxe para morar em Itabuna, a personalidade de Zélia Gattai deixaram marcas na Academia Brasileira de Letras. Hoje representada pela Nélida Piñon e Lygia Fagundes Telles. Neide para nós aqui em nosso mundo representa a conquista como os mestres que passaram na alma da gente.
Quem não guarda no recôndito canto do coração uma frase, um mimo de um mestre com carinho professor? Me recordo da minha adorada e inesquecível Valdelice Pinheiro “Este chão sou eu”, sua preocupação com o futuro a chegada da Internet que lhes afastaria o convívio com os alunos. Sócrates deixou Platão e Aristóteles caminhando na sua educação Peri patética. Nas aulas do mundo moderno são bem transcendentais e diferentes. No seu colégio, na sua sala de aula Neide Silveira é reconhecida na história de Ilhéus como o maior nome da nossa cultura presente.
Trabalhando muito, unindo o empresariado no ensino moderno, nos faz levar e conduzir para aplaudir Neide nas salas de aula.
Finalizando o discurso Neide citou poetas famosos mais a frase mais emocionante foi do seu neto o poeta Mirim Lucas Silveira.

Nenhum comentário: