Jubileu de Prata da Ordenação
Episcopal de Dom Washington Cruz - 1987-2012
Uma brochura muito especial contendo fatos históricos dessa personalidade que honra Itabuna.
No decorrer desses tempos, a mídia nacional vê Itabuna, esse pedaço de rincão, com efeitos sociais negativos em todos os setores. Itabuna é maior nas pragas, nos crimes, observe nas estastísticas, liderando o primeiro lugar na violência e na epidemia da Dengue. Existe um fascpinio em divulgar a negatividade de um padrão de vida que ocorre em todo o mundo. Veja os assassinatos de crianças em cidades americanas. Mas não vamos nos atrelar a esse tema. Nosso objetivo é destacar figuras itabunenses famosas no Brasil e no mundo, mostrando um quadro que orgulha os nossos semelhantes, nos dando coragem até para aceitar os absurdos de uma mídia mal informada.
Vamos começar com Dom Washington Cruz, que ano passado fez seu Jubileu de Prata de Ordenação Episcopal aqui em Itabuna, e poucos itabunenses o conhecem. Um currículo de um homem que escolheu o caminho de Deus, uma vida e ministério pregado por realizações de uma vocação dos homens que seguem a trilha religiosa.
Nasceu em Itabuna, e iniciou a Eucaristia em 1960. Fez seus primeiros votos religiosos na Congregação Passiniosta, seguindo para Roma dar continuidade aos seus estudos. Em 1971 foi ordenado Sacerdote na Catedral de São José, em Itabuna. Regressou posteriormente para Roma. Em seguida foi nomeado para as missões populares em Jequié. Transferido para Salvador como pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem. em 1987, é nomeado Bispo da Diocese de São Luís de Montes Belos, Goiás. Ainda em 87, foi ordenado Bispo da Catedral de Salvador, Bahia. Em 2002, é nomeado Arcebispo para a Arquidiocese de Goiânia. Uma construção de um período de evidências sacerdotais reconhecido por onde passou e onde atua. Sua eminência é um orgulho e destaque para Itabuna e para a Bahia. Sua vivência vai levá-lo ao Cardinalato. Vamos registrar algumas passagens desse itabunense que nos deu muitas glórias e acreditamos que pouca gente conhece.
Agora já são 25 anos de episcopado, dez dos quais em Goiânia. Aqui, tem exercido com zelo e dedicação sua grande missão de ensinar, santificar e reger o Povo de Deus, no seguimento de Jesus Cristo. Na dimensão profética de ensinar, orienta o rebanho com sua homilias e cartas pastorais; com sua atitude pessoal de conduta, oferece-nos um verdadeiro testemunho de fé. Se é necessário corrigir, não se omite e sabe fazê-lo com caridade, orientando-nos a todos, sacerdotes e fiéis, na fidelidade aos ensinamentos de Nosso Senhor.
Em Roma, com o Papa Bento XVI: amor à unidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário